.
Orixá Iemanjá: Dona Janaína a Rainha do Mar

Orixá Iemanjá: Dona Janaína a Rainha do Mar

A Orixá Iemanjá tem origem no povo Egba, nação Iorubá, onde encontra-se o rio Yemojá.  Seu nome vem da expressão Iorubá “Yèyé omo ejá”, que significa: “Mãe cujos filhos são peixes”. Na Nigéria, é conhecida como Yemọjá, em Cuba Yemayá e no Brasil, Dona Janaína. O dia de Iemanjá pode ser comemorado em 31 de dezembro e 2 de fevereiro.  A Orixá Iemanjá é a rainha das águas do mundo, desde rios e cachoeiras até o mar. Ela é a protetora dos pescadores, jangadeiros, viajantes dos oceanos e pessoas que moram próximas ao mar. Conheça mais características sobre a Iemanjá Umbanda.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

  • Iemanjá Umbanda

    Características de Iemanjá Umbanda

     

    A Orixá Iemanjá é conhecida e cultuada como a mãe de quase todos os Orixás. Também simboliza a fertilidade e tem papel importante em proteger os lares e casas. Ela garante a harmonia das famílias e gera o sentimento de amor e fraternidade entre as pessoas que vivem sob o mesmo teto. De forma harmoniosa, proporciona o fortalecimento dos laços entre pessoas de mesmo sangue ou não. Possui influência sobre as festas, uniões, cerimônias de casamento e todas as comemorações familiares.

    Oxum e Iemanjá estão relacionadas à maternidade, mas elas não competem. Cada uma está associada a um momento diferente da maternidade. Iemanjá também é conhecida como “Deusa das Pérolas”, devido à sua função de segurar as cabeças dos bebês no momento do nascimento.

Leia também: Banho de purificação de Iemanjá contra energias negativas


Sincretismo religioso da Orixá Iemanjá

A Orixá Iemanjá foi sincretizada em muitos ramos da Umbanda como Nossa Senhora, também chamada de Nossa Senhora dos Navegantes. Diversos orixás são simbolizados em imagens de santos católicos. Essa foi uma forma que os africanos encontraram de manter o culto aos orixás sem ter repressão da Igreja Católica. Hoje, o sincretismo religioso faz com que os santos, orixás entre outras entidades, se reúnam dentro de religiões essencialmente brasileiras.


Leia também: Oração de Iemanjá para o amor – amarre de vez o seu amado


O Culto a Orixá Iemanjá

O dia recomendado para realizar o culto à Iemanjá é o sábado. As cores da orixá são branco e azul, ela gosta de metais prateados. Suas flores são rosas brancas, palmas brancas, angélicas e orquídeas. Separe flores brancas, perfume de alfazema e uma vela azul. Vá para perto de algum lugar com água corrente, jogue as pétalas com pingos do perfume na água, acenda a vela e faça uma oração a Iemanjá para abrir caminhos:

“Salve, Estrela do Mar, deusa poderosíssima, mãe e advogada de todos os que navegam no mar agitado da vida!

À vossa valiosa proteção confia-nos o vosso séquito de auxiliares, sereias, ninfas, caboclas do mar, para serem nossas guias, protetoras, consolo e alento durante as tempestades da vida terrestre. Refugiamo-nos cheios de confiança e fé em vossa aura e manto vibratório.

Seja nossa guia, seja nosso farol, seja sempre nossa brilhante estrela divina que nos orienta, a fim de que nunca pereçamos nem nos falte rumo da rota segura que nos fará desviar dos escolhos do mar agitado da vida material.

Aceitai a minha devoção humilde como símbolo de meu carinho e esperança, para que eu possa trilhar o caminho vital com a mente limpa e o corpo sem os fluídos negativos que possam dificultar minhas atividades. Assim seja.”


Artigo Completo dos Orixás: Orixás da Umbanda: conheça as principais divindades da religião


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: