.
Gratidão – os benefícios de cultivá-la todos os dias

Gratidão – os benefícios de cultivá-la todos os dias

“O sentimento de gratidão é uma das mais claras expressões da capacidade de amar. A gratidão é um fator essencial para estabelecer a relação com o objeto bom e apreciar a bondade dos outros e a sua própria”. Essa frase é da psicanalista Melanie Klein, que mostra a importância de ser grato todos os dias.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

A gratidão deve ser diária


Você tem o costume de demonstrar gratidão somente em datas especiais? No natal, no dia das mães, nos aniversários e celebrações temos o costume agradecer e ser grato pelas pessoas que amamos, pelas nossas conquistas. Mas a gratidão é um sentimento que precisa ser cultivado todos os dias, não só em ocasiões especiais.

Leia Também: Como despertar a gratidão e a alegria com o Salmo 96

Os benefícios de ser grato


A gratidão é um sentimento profundo de reconhecimento de todas as coisas boas que te aconteceram e te acontecem todos os dias. É ser feliz com o que possui hoje, de não achar que o mundo te deve algo ou que nunca tem o suficiente.  Psicólogos afirmam que quanto mais abertamente a pessoa demonstra a sua gratidão, maior é o seu bem estar. As pessoas que exercitam a gratidão todos os dias, recebem altas doses de gratidão em reciprocidade, são por conseqüência mais felizes, mais leves, mais otimistas e menos estressadas.

Temos o hábito de agradecer somente pelas coisas grandiosas que nos acontecem, como quando conquistamos uma vaga de trabalho, quando compramos um carro, quando conhecemos alguém importante em nossa vida, quando temos nossa vida salva por um triz. Mas é importante agradecer também as pequenas coisas, um almoço caloroso em família, um passeio pela praia ou pelo parque que te traga paz, um sorriso sincero recebido do seu filho, uma gentileza que alguém lhe fez no trabalho.

Leia Também: A gratidão do Salmo 100 para promover boas energias

Veja os benefícios comprovados cientificamente apontados em um artigo pela psicoterapeuta Amy Morin:

  • Melhora a saúde física e mental
  • Aumenta a autoestima e a autoconfiança
  • Reduz a agressividade e o nervosismo
  • Aumenta a empatia
  • Melhora a qualidade do sono
  • Abre portas para novos relacionamentos e novas amizades
  • Reduz o stress
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!