.
Mudras – Gestos sagrados com o poder da autocura profunda

Mudras – Gestos sagrados com o poder da autocura profunda

A palavra mudra muitas vezes é utilizada fora de seu contexto e, com isto, muitas pessoas ficam perdidas quanto ao seu significado. Hoje iremos trata-lo para que todas as dúvidas sejam sanadas e que possamos, a partir de agora, utilizá-las em nosso dia a dia.

Os mudras nada mais são do que posições que acompanham os atos de meditação. Além da meditação natural e contemplativa que realizamos em nosso íntimo com o uso de mudras, a ioga também é uma espécie de terapia onde os mudras são essenciais, principalmente para que o corpo chegue a um estado espiritual elevado e consiga realizar os movimentos em toda a serenidade.

Mudras: posição de quê?

Os mudras são posições com as mãos apenas. O corpo geralmente fica com pernas cruzadas, deitado ou em flor de lótus, depende. Os mudras são apenas feitos com as mãos e geralmente abaixo da linha do ombro. Quando paramos para pensar no porquê das mãos, também temos que considerar o hinduísmo e o budismo, religiões que utilizam até os dias de hoje a prática da meditação para um bom andamento da fé.

Assim, quando precisamos meditar, faremos uma posição específica, de acordo com a nossa necessidade ou colocação frente aos atos meditativos. As mãos, para estas religiões, são condutores de energias para a limpeza espiritual, renovação do corpo e ativação de chakras, como o chakras dos membros e o chakra do terceiro olho. Assim, apenas uma posição pode fazer milagres. A mão esquerda representa o polo negativo, o polo lunar e o lado feminino do corpo. A mão direita representa o polo positivo, o polo solar e o lado masculino do corpo. Assim como o Yin-Yang, os mudras se estruturam mediante uma harmonia entre peças que se encaixam em perfeição.


Descubra como curar o corpo e a mente com as próprias mãos!


Os dedos médios são os pontos positivos, tanto em homens quanto em mulheres, por isso é que os mudras com estes dedos são muito realizados, pois ele não simboliza apenas a energia pelo corpo, mas sim a igualdade entre todos que o fazem.

O polegar, por sua vez, é diretamente ligado com a mente. Os primeiros mudras geralmente são efetuados com os polegares, para que a mente se acostume com o ambiente meditativo e não se canse de maneira rápida.

Os gestos sagrados mudras nos ajudam a sintonizar com as vibrações do Universo, com as quais podemos promover a autocura. A energia das mãos é utilizada por diversas culturas para curar doenças físicas e emocionais. Religiões orientais fizeram a descoberta que é possível dispor as mãos para obter uma energização muito poderosa.

Como se representam os gestos sagrados mudras?

Os budistas acreditam que os mudras são uma forma de se ligar à energia de Buda. No ato de meditação, por exemplo, o gesto das mãos faz com que seu corpo e mente abram para Deus. Quando existe uma ligação profunda com o divino, o poder sobre você e pessoas ao seu redor aumenta. Existem diferentes formas de classificar e nomear essa energização, de acordo com cada religião. Segundo os orientais, cada dedo de nossas mãos representa um elemento da Terra. Eles se dividem da seguinte maneira:

– Dedo mínimo – água

– Dedo anelar – terra

– Dedo médio – éter

– Dedo indicador- ar

– Dedo polegar – fogo

A partir do poder de cada um dos seus dedos, você poderá realizar movimentos para curas emocionais e físicas. Esses são os chamados gestos sagrados mudras.


Descubra como curar o corpo e a mente com as próprias mãos!


Como praticar os gestos sagrados mudras?

É necessária dedicação e um período de estudos aprofundados para você alcançar resultados expressivos com os mudras. Porém, com um pouco de conhecimento é possível realizar pequenas energizações. Você pode optar por utilizar os mudras apenas em você, como autocura, não praticando em outras pessoas.

É importante que você realize os mudras em um local tranquilo, onde não será interrompido. Também é essencial realizar o alongamento dos dedos, uma vez que cada gesto deve ser feito durante no mínimo três minutos, não podendo mudar a posição dos dedos e mãos. Para alongar seus dedos, coloque suas mãos na frente do corpo com as palmas viradas para o chão ou para o céu. Após posicionar, feche a abra os dedos repetidamente, até que você sinta que os nervos estão esticados. Você deve repetir este movimento por aproximadamente um minuto. Este movimento também podes ser realizado com cada dedo, individualmente. Com as mãos devidamente alongadas, conheça os principais gestos sagrados mudras para praticar.


Clique Aqui: Kubera mudra: a mudra da riqueza e prosperidade


Gestos sagrados mudras –  Prana Mudra para ter vitalidade

Este mudra pode melhorar sua vitalidade no dia a dia, trazendo disposição para realizar tarefas. Ele é o mudra utilizado tradicionalmente para a meditação. Apoie suas mãos sobre os joelhos e junte as pontas do dedo polegar com as dos dedos mínimo e anelar. Deixe os demais dedos juntos e estendidos. Pratique a meditação e se conecte com o divino.


Clique Aqui: Mudra insegurança: descubra como destruir o seu medo


Gestos sagrados mudras – Mudra para o equilíbrio da energia sexual

O Mudra para equilíbrio sexual é muito simples de ser executado. Você vai precisar apenas entrelaçar os dedos das duas mãos de forma que o dedo polegar direito fique em cima do esquerdo. Depois disso, sente no chão com a coluna ereta e medite por algum tempo.


Clique Aqui: Mudras: as dez maneiras de curar o corpo e a mente com as próprias mãos


Gestos sagrados mudras – Mudra Budhi para equilíbrio energético

Este mudra, traz a plenitude e o equilíbrio completo do seu corpo e mente.  Também pode ser utilizado paro problemas de lubrificação nos olhos, secura na boca ou qualquer alteração nos rins. Você vai juntar as pontas dos dedos mínimo e polegar e deixar os demais dedos juntos e esticados. Pratique a meditação com este mudra três vezes por dia até resolver seus problemas.


Clique Aqui: O mudra poderoso: Sankalpa Mudra


Gestos sagrados mudras – Mudra Mukula para repor forças

Este mudra é muito eficaz para recompor forças vitais e para tirar dores fortes em órgãos vitais como pâncreas, pulmões, rins, bexigas, etc. O Mudra Mikula também é conhecido por Mão de Bico. Ele é muito simples de ser realizado, basta juntar as pontas dos cinco dedos formando um tipo de bico. Com os dedos unidos, toque a parte do seu corpo que dói e respire lenta e profundamente. Você deve relaxar o máximo possível neste processo.


Clique Aqui: O mudra poderoso: Sankalpa Mudra


Gestos sagrados mudras – Mahasirs Mudra para curar dores de cabeça

O Mahasirs Mudra equilibra a circulação da cabeça e ajuda a eliminar tensões. Antes de tomar remédios para dor de cabeça, tente praticar este gesto. Toque a palma da mão com o dedo anelar e o polegar deve tocar os dedos indicador e médio. O dedo mínimo fica esticado. Medite por cinco minutos fazendo este mudra.


Clique Aqui: O mudra da riqueza: Kubera Mudra


Gestos sagrados mudras – Paschima Mudra para dores na lombar

Este mudra, ajuda a aliviar tensões crônicas que causam dores na região da lombar. Com a mão direita, toque com o polegar os dedos médio e mínimo, os dedos anelar e indicador devem ficar esticados. Na mão esquerda, o polegar deve pressionar a unha do indicador, formando um círculo. Medite uma vez por dia pelo tempo que conseguir, no mínimo cinco minutos.

Os Mudras foram criados para utilizarmos um dom que possuímos naturalmente. De acordo com a Ayurveda e a Yoga, podemos atingir a saúde plena quando nós, microcosmos, sincronizamos com o Universo, macrocosmo. Esta sintonização é a chave para a cura e o equilíbrio. Portanto, utilize os Mudras como ferramentas para melhorar sua saúde e qualidade de vida.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.