.
Gato da sorte: origem e significados

Gato da sorte: origem e significados

Maneki Neko é o nome dado a uma escultura muito conhecida na Ásia para atrair boa sorte, por aqui conhecido como gato da sorte. Seu braço levantado representa um chamamento de atenção. Ele é bastante usado em lojas e armazéns asiáticos e é uma crença comum de que quanto mais erguida estiver a pata, maior será a sorte que o objeto irá proporcionar.

Já a moeda dourada que o gato segura, chamada de Koban, simboliza a prosperidade e a fortuna, mais uma vez reforçando o porquê de ser um objeto colocado nestes ambientes de comércio.

A origem do gato da sorte japonês


O Maneki Neko é um dos amuletos mais famosos do Japão. A tradução de seu nome significa gato acenando e ele se caracteriza como um gato com a pata levantada. O gato que serviu de inspiração para o amuleto foi o Bobtail Japonês, uma raça antiga e rara, considerada a única nativa do Japão. A maior característica do gato da sorte é sua cauda curta, que tem entre 10 e 12 centímetros.

Leia Também: Muiquiratã: as lendas sobre o misterioso sapo da sorte e da coragem

Lendas sobre a origem do Maneki Neko


Vale lembrar ainda que os gatos estão muito relacionados a diversas superstições pelo mundo. Existem diversas lendas para a origem do famoso gato da sorte e entre elas está a Lenda do Templo Gotokuji. Diz a lenda, a história ocorre no Período Edo (1603-1867). Ela fala sobre um sacerdote do tempo Gotoku-jo, em Tóquio, que tinha um gato. O sacerdote, mesmo não sendo um homem de muitas posses, compartilhava suas refeições com seu gato. Um dia, durante uma tempestade, um samurai teria se abrigado embaixo de uma árvore. Ao olhar em direção ao tempo, teria visto o gato, que parecia acenar para ele.

A lenda diz que o samurai deduziu que o gato estaria o chamando para abrigar-se no tempo e foi em sua direção. Instantes após isso, um raio teria atingido a árvore em que estava. Então, grato por ter tido a vida salva pelo gato, o samurai construiu o Tempo de Gotokuji, um local de culta de toda sua família. Além disso, o samurai teria recompensando o sacerdote e ajudado o tempo a prosperar. Quando o gato da sorte do sacerdote morreu, foi enterrado em um cemitério especial. Em sua homenagem foi feita uma estátua criada à sua semelhança, de forma que surgiu a imagem que conhecemos atualmente.

Leia Também: Como fazer uma bonequinha da sorte vietnamita

Significados


Gif Gato da Sorte

É possível encontrar o gato da sorte de várias formas e cores à venda ou em exposição em diversos lugares. Isso acontece porque em cada forma ele possui um significado diferente. O gato com a pata direita levantada atrai fortuna e sorte; já o com a pata esquerda segundo a superstição tem a capacidade de atrair clientes. São várias as cores em que se pode encontrar o gato da sorte. Quando rosa ele simboliza o amor; branco, a purificação; preto, a proteção; tricolor, muita sorte. O gato da sorte verde simboliza sorte nos estudos; já o vermelho, saúde; e o dourado, dinheiro. O gato da sorte prateado atrai saúde e longevidade.

  • Gato da sorte com pata direita levantada: atrai sorte e fortuna
  • Gato da sorte com pata esquerda levantada: mais clientes e visitantes
  • Gato da sorte com as duas patas levantadas: sorte em dobro

Se o gato estiver com um sino de ouro, traz sorte, prosperidade e proteção; se estiver com lenço vermelho, chama a atenção e traz boas energias. Já se o gato tiver uma moeda de ouro, ajudará a manter a riqueza material.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!