.
Entenda como funciona a homeopatia

Entenda como funciona a homeopatia

A homeopatia é um método de tratamento medicinal reconhecido pelo Conselho Federal de Medicina desde 1980, porém ele existe há muito mais tempo, aproximadamente 220 anos. A homeopatia pode oferecer diversos benefícios em relação aos remédios tradicionais como a ausência de efeitos colaterais e contraindicações. Entretanto, o uso dos medicamentos homeopáticos é muito polêmico. Neste artigo, vamos falar um pouco mais sobre como funciona a homeopatia e o que ela é capaz de tratar.

A homeopatia é fundamentada em quatro princípios: a lei do semelhante, a experimentação na pessoa sadia, as doses infinitesimais e o medicamento único.  A lei do semelhante defende que um desequilíbrio pode ser neutralizado pela mesma substância que causou os sintomas. O princípio da experimentação na pessoa sadia determina que os estudos e testes das doses devem ser feitos em pessoas saudáveis. As doses infinitesimais funcionam através da alta diluição e dinamização de um determinado medicamento, o principal objetivo é apurar propriedades latentes. E, finalmente, o princípio do medicamento único defende que os medicamentos homeopáticos usados no paciente precisam incluir o maior número possível de estímulos para a reestruturação energética que a pessoa necessita.

A homeopatia realmente funciona?

O método é realmente eficaz, tanto que é reconhecido por órgãos como como o Conselho Federal de Medicina e é utilizado em bebês, crianças, adultos e idosos. É importante ressaltar que todos devem consultar um homeopata, antes de realizar o tratamento. Quando os medicamentos são receitados de forma adequada, podem tratar doenças como enxaqueca, insônia, ansiedade, alergia e até mesmo ajudar a emagrecer.

Porém, a dúvida sobre o uso do método é sustentada pela falta de comprovação científica. Atualmente, nos Estados Unidos, os rótulos dos remédios homeopáticos foram alterados, incluindo um aviso de que “as indicações da homeopatia são baseadas em teorias de 1700 que não são aceitas por médicos especialistas modernos”.

Tudo depende do paciente e apenas um médico em conjunto com o homeopata podem analisar cada caso. Alguns tratamentos podem ser integralmente homeopáticos. Mas, dependendo da doença, a troca dos medicamentos tradicionais por um homeopático não é recomendada, podendo servir apenas como um complemento.


Clique aqui: O que é homeopatia, como ela surgiu e como se aplica


O que pode ser tratado com homeopatia?

São raros os casos em que o método não pode ser utilizado, como doenças autoimunes, debilitantes e degenerativas, já que o organismo do indivíduo pode não reagir corretamente. Entretanto, de acordo com homeopatas, nestes casos é possível utilizar o tratamento natural em conjunto, melhorando outras funções do corpo, o que pode colaborar para uma recuperação mais rápida.

A homeopatia é recomendada para o tratamento de ansiedade, tosses, menopausa, tensão pré-menstrual, insônia, obesidade, rinite e outras alergias, sinusite, enxaqueca, entre várias outras. Os medicamentos podem ser consumidos através de tabletes, glóbulos, gotas ou comprimidos.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.