.
Entenda as diferenças entre o Baralho Cigano e o Tarot

Entenda as diferenças entre o Baralho Cigano e o Tarot

Com alguns séculos de diferença entre suas origens, o baralho cigano e o tarot ainda dividem muitas opiniões, seja ela quanto a interpretações, a precisão das previsões ou a possibilidade de caminhos mais elaborados e ramificados a partir da mesma carta. Conheça as principais diferenças entre estas duas maneiras de cartomancia.

Diferenças estruturais e de interpretação

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

Entre as principais diferenças entre o tarot e o baralho cigano está o seu número de cartas, onde o tarot se sobressai com 78 arcanos, divididos entre os menores e maiores. O mesmo acontece quanto a complexidade de seus elementos, onde os símbolos e padrões minuciosamente observados definem os significados de acordo com a pergunta realizada.

Já o baralho cigano, também conhecido como petit lenormand é mais jovem, contando com cerca de 210 anos e uma quantidade menor de cartas. Outra diferença, além das já citadas, incluem uma interpretação mais simplificada e criação a partir do imaginário coletivo do povo, uma vez que muitos de seus símbolos expressos nas cartas estão vivos e seus significados são praticados frequentemente na cultura atual (como a representação do cão quanto à fidelidade, por exemplo).

No entanto, mesmo com toda a simplicidade, quanto maior o estudo, a habilidade, intuição e a profundidade do leitor diante de tais significados, mais complexa será a interpretação. Isso também é bastante válido em relação ao tarot, o qual requisita um conhecimento mais aprofundado prévio desde a interpretação mais básica para melhores resultados interpretativos.

Você vai querer saber:
Baralho Cigano - A simbologia de todas as cartas ►
Rituais de Leitura do Baralho Cigano ►


A ascensão do Tarot

Pouco difundido e aplicado pela falsa ilusão de que sua simples interpretação traria falhas, o baralho cigano, também por sua pouca idade, acaba por vezes, sendo abafado pelo tarot.

Surgido entre os séculos XIV e XV, inicialmente as cartas possuíam a mesma simplicidade que o baralho cigano, representando nelas elementos presentes no dia a dia da nobreza, a fim de tornar a interpretação mais simples e intuitiva. Entretanto, foi introduzido no universo ocultista entre os séculos XVIII e XIX com nova releitura, explicando de maneira ocultista e psicológica seus significados e interpretações. Tal reformulação das simbologias associaram o tarot a linhas como a numerologia, a astrologia e também a cabala, introduzindo novas formas de interpretá-lo e atribuir respostas cada vez mais densas às suas imagens.

Leia também:
Tarot com Baralho normal > faça você mesmo ►


A precisão e o alcance

Ainda que o tarot ganhe a faceta de subjetividade e inúmeras interpretações filosóficas e psicológicas ao mesmo tempo que o baralho cigano tenha a atribuição da simplicidade e objetividade, bem como interpretações menos ramificadas, ambos apresentam o mesmo nível de eficácia e alcance para questões, tanto mais profundas, quanto as mundanas e superficiais.

Além das características pré julgadas por quem os conhece de fora, as diferenças entre suas iconografias, metodologias e estrutura existem, mas tais especificidades não invalidam a precisão de suas previsões, principalmente se levarmos em consideração os níveis de estudo, intuição e habilidades desenvolvidas e conquistadas pelo tarólogo ou cartomante.

Não perca:
Como um cartomante pode mudar a sua vida ►


Descubra a sua orientação no Oráculos das Cartas!

Gostou? Compartilhe!