.
Do-in: automassagem chinesa que alivia dores. Aprenda a fazer!

Do-in: automassagem chinesa que alivia dores. Aprenda a fazer!

Você conhece a técnica de massagem chinesa chamada Do-in? Ela é capaz de aliviar diversos problemas de saúde e incômodos musculares com a pressão da ponta dos dedos em locais específicos. Veja como funciona e uma guia simples para praticar.

O que é o Do-in?

O Do-in é uma técnica de automassagem baseada na Tradicional Medicina Chinesa que consiste em pressionar com a ponta dos dedos os mesmos pontos da acupuntura para tratar dores que surgem no dia a dia. A pressão é feita nos meridianos para sedar ou estimular pontos do corpo com a intenção de equilibrar e normalizar o fluxo de energia no local.


O equilíbrio da energia Qi

Para compreender a atuação dessa técnica, é preciso entender que o nosso corpo possui uma energia vital, chamada de Qi. Em um corpo saudável, essa energia circula de forma harmônica e equilibrada. Mas quando um órgão ou parte do corpo adoece, os pontos correspondentes ficam doloridos devido ao excesso ou falta de energia.  Essa energia pode ficar congestionado, estagnada ou desequilibrada, gerando sintomas físicos. A pressão feita através do Do-in tem por objetivo dispersar essa energia estagnada ou então levar energia para o local que está em desequilíbrio. Dessa forma, a energia Qi volta ao seu fluxo normal, aliviando as dores e ajudando os órgãos a manterem-se saudáveis.


Clique Aqui: Acupressão: acupuntura com os dedos para alívio de dores diversas


O que a técnica Do-in é capaz de tratar?

Inúmeros problemas. Pode ser dores musculares, dores de cabeça, de garganta, de barriga, enjoo, prisão de ventre, cólica, sinusite e muitos outros incômodos.


As principais técnicas do Do-in

Existem muitas técnicas utilizadas no Do-in, conheça as principais:

  • Sedação: essa técnica é utilizada para dispersar energia acumulada. Para fazê-la, é preciso aprender de forma intensa e contínua o ponto dolorido durante 5 minutos.
  • Tonificação ou Estimulação: essa técnica é utilizada para trazer energia ao corpo, reanimando o local. Para fazê-la, é preciso pressionar repetidamente determinados pontos em intervalos de um segundo, durante 1 a 5 minutos.

Como praticar o Do-in?

Preparação: Sente-se em uma posição em que se sinta bem confortável. Respire bem lentamente e profundamente por alguns momentos para acalmar o seu corpo. Agora é hora de ativar seus meridianos, faça concha com ambas as mãos e dê leves batidinhas em seus braços e pernas, por toda a extensão. Faça uma massagem suave nos dedos das mãos e dos pés, girando e dando uns leves puxões em cada um, para ativas as extremidades.

Você deverá sentir dor ou incômodo ao pressionar os pontos que serão sugeridos abaixo, mas não desista. Isso quer dizer que há realmente um problema no local e ele precisa ser tratado.


Clique Aqui: Quais são os pontos de acupuntura? Conheça a técnica e seus meridianos


Para nervosismo e irritação

Para esses problemas, é indicado praticar a sedação. Vire a palma da mão direita para você e, com o dedão da mão esquerda pressione a parte interna do seu pulso direito, na região logo abaixo da palma da mão. Mantenha a pressão nessa região por cinco minutos, depois relaxe descansando por cerca de um minuto. Volte a repetir o processo agora com a mão esquerda. Faça 5 vezes esse processo para cada mão.


Para Prisão de Ventre

Para alívio da prisão de ventre, é indicado utilizar a técnica de sedação. Com a mão direita virada de costas para você, pressione o ponto que está bem abaixo do ossinho do dedo indicador. Mantenha a pressão intensa nessa região por 5 minutos depois relaxe. Descanse por um minuto e depois repita o processo na mão esquerda. Faça esse mesmo processo 5 vezes em cada mão.


Para Cansaço Físico

Para alívio do cansaço, é indicado utilizar a técnica de tonificação. Dobre o braço, fazendo um ângulo de 90 graus, como se o braço formasse um L. No encontro do braço com o antebraço, localize um ponto dolorido, ele deve estar no meio entre o ossinho do cotovelo e o meio do antebraço, ao apertar você vai sentir a sensibilidade. Faça pequenas pressões de um segundo, e solte, repetidamente, durante 5 minutos. Relaxe e repita o processo no outro braço. Faça 5 repetições com cada braço.


Para Enxaqueca

Para alívio da enxaqueca, é indicada a técnica de sedação. Posicione ambos os polegares na base da nuca e vá subindo os dedos até encontrar o início do crânio. Você vai sentir a parte óssea, então pressione por 5 minutos os pontos que ficam na linha da orelha. Relaxe por um minuto e depois repita o processo. Faça até que sinta alívio da dor.


Clique Aqui: Acupuntura no combate à enxaqueca: como funciona?


Para Ressaca

Para alívio da ressaca, é indicada a técnica de sedação. Com o polegar da mão, pressione o dedo indicador do pé na altura da unha por 5 minutos. Descanse por um minuto e depois repita o processo no outro pé. Repita quantas vezes sentir necessidade até sentir a melhoria da ressaca.


Para sinusite e congestão nasal

Para alívio desses problemas, é indicada a técnica de sedação. Com os dois dedos indicadores, pressione os pontos que estão um pouco acima das fossas nasais. Vá tateando o nariz até perceber onde estão as fossas nasais, depois pressione por 5 minutos esses dois pontos. Descanse 1 minuto e depois repita o processo até sentir a melhoria da sua respiração.


Para dor de estômago e vertigem

Para alívio desses problemas é indicada a técnica de sedação. Vire a palma da mão direita para você. Meça dois dedos abaixo da base da mão, fica um pouco abaixo do pulso, pressione esse ponto por 5 minutos. Depois, relaxe por um minuto e faça na mão esquerda. Repita esse processo quantas vezes sentir necessidade até sentir alívio dos sintomas.


Para cólicas

Para alívio da cólica, é indicada a técnica de tonificação. Com o polegar, pressione o ponto localizado bem abaixo da clavícula (localizado acima do peito).  Vá tateando até localizar o ponto que está dolorido. Quando encontrar, faça pequenas mas intensas pressões de um segundo repetidamente, durante 1 a 5 minutos. Dê intervalos de um minuto e repita o processo até não sentir mais dor no ponto que está a ser pressionado.


Clique Aqui: Conheça os benefícios da acupuntura para o corpo e a mente


Tem contraindicação?

Não, o Do-in não tem qualquer contraindicação, não é arriscado e pode ser praticado por qualquer pessoa, quantas vezes achar necessário.


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual