.
Dia das bruxas: 31 de outubro, mas por quê?

Dia das bruxas: 31 de outubro, mas por quê?

O Halloween ou dia das bruxas é comemorado no dia 31 de outubro em todo o mundo, antecedendo o dia de Todos os Santos, sendo um tipo de comemoração pagã dos antigos povos celtas que viveram no território que hoje compreende a Inglaterra, a França e a Alemanha. Essa tradição é atualmente muito ligada aos países anglófonos, como os Estados Unidos, herança essa advinda de tradições muito mais antigas ligadas aos ingleses e irlandeses que a cultivaram e levaram-na a suas colônias. E então, por que o dia das bruxas é celebrado nessa data?

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

A origem do dia das bruxas

Não se sabe ao certo de onde veio a expressão inglesa “Halloween”, mas para os americanos, por exemplo, sua origem vem da frase “All Hallow’s Eve”, ou seja, “a véspera de todos os santos” no inglês medieval. A partir daí tornou-se uma tradição e o termo foi adaptado para o que conhecemos hoje.

Uma segunda versão surgiu no século XVIII e aponta-se a mesma data para um festival pagão de Samhain (termo que significa “fim do verão”), já que a data marca a transição para o outono nos países do norte. Além disso, diz-se que o 31 de outubro teria uma relação com fato de ocorrer um enfraquecimento nos laços existentes entre vivos e mortos, fazendo com que as almas pudessem invadir os corpos e voltarem a ter vida. A partir de então teve-se a ideia de que era necessário usar fantasias para assustar as almas e proteger-se contra essas supostas possessões.


Leia também: Bruxa: o que é e o que faz?


Dia das bruxas: tradição

Depois de falar das fantasias, a decoração e os símbolos não poderiam ficar de fora. Existem muitos traços importantes e lendas quando falamos de abóboras adornadas (inicialmente eram usados nabos, mas ao desembarcar na América percebeu-se que era mais fácil encontrar abóboras laranjas para disseminar a tradição), velas (luz para as almas), gatos pretos (uma espécie de animalização das bruxas antigas, além de símbolo do azar e da maldade), vassouras (“varrem” toda o mal agouro) e, claro, as próprias bruxas.


O Brasil e o dia das bruxas

Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos, mas para os brasileiros essa data não é tão celebrada. Porém, mesmo que fraca, existem pequenas comemorações em lugares que propagam a cultura anglo-saxônica graças à influência americana, sobretudo por meio do cinema. Em contrapartida, a maioria dos brasileiros acredita que não há relevância em comemorá-la e que deveria ser propagada a real cultura nacional. Com esse propósito, foi decretado entre 2003 e 2004 que nessa mesma data seria comemorado o dia do Saci, com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição à data de tradição cultural celta.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

David Fregate David Fregate

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: