.
Descubra quais são as doenças tratáveis com a acupuntura

Descubra quais são as doenças tratáveis com a acupuntura

A acupuntura tem se tornado cada vez mais popular entre pessoas de todo mundo, ganhando força e fama inclusive no Brasil, onde já se encontra difundida e reconhecida por diversas organizações médicas como uma especialidade da medicina tradicional. Seus excelentes resultados fizeram-na ainda ser inserida na lista de tratamentos de muitos convênios médicos pelo país, tornando o tratamento ainda mais acessível pela população.

Consulta Personalizada Medium Leila - Taróloga

Consultar agora!

As doenças tratáveis através da acupuntura


Mesmo com a ascensão dessa técnica, muitas são as pessoas que ainda desconhecem a capacidade da acupuntura em tratar uma vasta gama de doenças. Para demostrar tais possibilidades, listaremos a seguir enfermidades e quadros clínicos que podem ser tratado com a técnica chinesa das agulhas.

Cefaleias, enxaquecas e dores de cabeça em geral
Um dos usos mais comuns da acupuntura e que motiva um grande número de pacientes a procurarem o tratamento são quadros de dores de cabeça intensas ou persistentes. Existem muitos estudos científicos que suportam a eficácia do tratamento no combate a dores de cabeça, em geral proporcionando efeitos analgésicos que reduzem a dor. Com o tratamento também é possível obter como resultados efeitos anti-inflamatórios e de relaxamento muscular, o que muitas vezes podem ser as causas das dores.

Dores nas Costas
Como dito, um dos motivos mais comuns para se buscar esse tratamento alternativo são dores crônicas ou persistentes de qualquer espécie e, junto às dores de cabeça, temos de forma recorrente as dores nas costas. Apesar de mostrar ótimos resultados no combate a dores crônicas como, por exemplo, os pacientes que sofrem de lombalgia, tanto acupunturistas como médicos tradicionais defendem que em certos casos é preciso estar aliado à algum tratamento convencional para se ter os melhores resultados.

Leia Também: Como funciona a acupuntura?


Alergias
O tratamento pode amenizar os sintomas e até mesmo prevenir o aparecimento de muitas alergias, o que pode ser uma excelente opção para quem sofre todos os anos com as mudanças de estações. Existem estudos que demostram a eficácia no combate a quadros de alergia, demonstrados inclusive por alguns pesquisadores alemães que publicaram seus estudos no Annals of Internal Medicine.

Incontinência urinária
Com a estimulação correta de pontos, normalmente localizados na orelha do paciente, essa técnica é capaz de auxiliar eficazmente no combate à incontinência urinária. É possível aplicar o tratamento tanto em crianças como em adultos, não havendo limite de idade. Em geral, não são usadas as tradicionais agulhas, mas sim algumas sementes que ficam presas às orelhas com adesivos de micropore.

Menopausa
Devido a sua capacidade de obter estímulos hormonais como os oferecidos pela hipófise e hipotálamo, é possível combater tanto o quadro da menopausa como alguns de seus sintomas. Além de estimular a produção hormonal, pode-se combater quadros de ansiedade, problemas relativos ao sono e de grande sensibilidade emocional.

Leia Também: Conheça os benefícios da acupuntura para o corpo e a mente


Depressão e Ansiedade
Um dos grandes benefícios dessa técnica é sua capacidade de combater e minimizar sintomas de ansiedade e depressão, apresentando excelentes resultados no tratamento de uma série de distúrbios emocionais - mesmo os mais graves. Isso é em parte uma consequência do estímulo à produção de hormônios como a serotonina e endorfina, diretamente responsáveis pela sensação de bem-estar, satisfação e alegria. No entanto, é importante lembrar que a acupuntura não substitui o acompanhamento de um médico responsável, principalmente em casos mais delicados onde a doença se encontra em estágios graves.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!