.
Descubra o significado do Hamsá (mão de Fátima)

Descubra o significado do Hamsá (mão de Fátima)

Você já deve ter visto esse símbolo de uma mão simétrica em algum lugar, certo? O nome dele é Hamsá (mão de Fátima), que significa literalmente cinco em árabe, que se refere aos cinco dedos da mão. Descubra o significado deste símbolo.

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

O que significa o Hamsá (mão de Fátima)


O Hamsá é um símbolo sagrado para o Islamismo e Judaísmo. O desenho de uma mão com o dedo polegar e mindinho identicos, e com o dedo médio funcionando como eixo de simetrica, está relacionado com proteção, é utilizado para afastar más energias e mau olhado. O Hamsá pode ter em seu centro um olho grego, uma pomba ou a estrela de Davi.

Leia Também: Saiba mais sobre Lakshmi: a deusa indiana da riqueza e prosperidade

Por que mão de Fátima?


O nome Mão de Fátima também é popular porque Fátima é o nome de uma das filhas do profeta Maomé, que dizem que seria sua filha favorita, cuja adoração no Islamismo é semelhante àquela feita  pelos católicos à Virgem Maria.

Leia Também: Como fazer uma bonequinha da sorte vietnamita

De baixo para cima ou de cima para baixo?


É possível encontrar a representação do Hamsá (mão de Fátima) de cabeça para cima e também de cabeça para baixo.  Embora seja desconhecido o real significado desse posicionamento, o seu significado é o mesmo, proteção.  Algumas linhas de estudo do simbolismo apontam que a mão virada para cima representa a energia masculina, e voltada para baixo a energia feminina.

Leia Também: Elefante indiano: os significados do amuleto de sorte milenar

Origem do Hamsá (mão de Fátima)


Há indícios arqueológicos que mostram a existência do Hamsá antes mesmo do Islamismo e Judaísmo adotarem este símbolo. Há evidências que mostram a presença do Hamsá como um símbolo fenício, associado a Tanit, deusa que afastava o mal. Posteriomente teria sido adotada pelo Islã, pelo Judaísmo e também pelo Budismo. No Budismo, o símbolo é chamado de Abhaya Mudra e significa a dissipação do medo.

Leia Também: Diferentes formas e utilizar e energizar o olho grego

Tatuagem


Muitas pessoas tatuam o símbolo do Hamsá para promover a sua proteção e bloquear-se contra más energias e mau olhado. É muito comum ver essa tatuagem nas costas das pessoas.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!