.
Cristal – o que é e os diferentes tipos

Cristal – o que é e os diferentes tipos

Todo mundo já ouviu falar dos cristais, mas você sabe o que eles realmente são? Conhece os diferentes tipos de cristal? Saiba mais sobre esses poderosos minerais abaixo.

Visite a Loja Virtual do WeMystic!

Aproveite uma loja só com produtos que você gosta!

Ver Loja Virtual! Ver Loja Virtual

O que é um cristal?


Os cristais fazem parte do Reino Mineral, o primeiro a habitar a terra. Eles possuem um arranjo molecular que gera poder eletromagnético de alta frequência, portanto são considerados canais energéticos que através de sua composição mineral são capazes de transmitir, absorver e transmutar energias para gerar equilíbrio e cura a nível emocional, físico e mental.  Dentro de cada cristal existe um universo energético que atua através da repetição de ondas do sistema de cristalização para organizar e rearranjar energias para atingir a perfeição – ou seja o equilíbrio e a cura de desordens.

Cada cristal possui uma energia que favorece uma ação: alguns são energizantes, outros calmantes, harmonizadores, absorventes, desbloqueadores, analgésicos, etc. Por isso é tão importante estudar cada cristal antes de utilizá-lo para conseguir utilizar a sua potencialidade de maneira correta e eficiente. Eles podem ser utilizados de forma constante, preventiva ou curativa.

Leia Também: O significado místico da Pedra da Lua

Tipos de cristais


Existem diversos tipos de cristais diferentes, eles podem ser categorizados de acordo com a sua composição mineral, com os benefícios energéticos que oferecem, com a sua cor, com a sua origem, etc. Como cada cor possui uma funcionalidade e atrai benefícios semelhantes, vamos mostrar aqui os tipos de cristais e os seus poderes a partir de suas tonalidades.

1- Cristais pretos

Os cristais de coloração preta normalmente são considerados cristais de proteção, eles são capazes de dissipar toda a negatividade, fazendo uma limpeza energética e espiritual. São poderosos também para quem busca por realidade, quem quer colocar os pés no chão e alinhar energias.

Exemplos: turmalina preta, vassoura de bruxa e ônix

2- Cristais vermelhos

Os cristais de coloração vermelha são doadores de vitalidade. Eles favorecem a coragem, o poder de decisão, acentuam a sensualidade e sexualidade. No corpo físico, atuam na cura e prevenção de doenças ligadas ao sangue, à circulação, doam calor, movimento e flexibilidade e são também rejuvenescedoras. É preciso estar atento na utilização dessa tonalidade de pedra pois elas são muito intensas, o seu excesso pode gerar insônia, irritabilidade, excesso de energia, agressividade.

Exemplos: jaspe vermelha e granada

3- Cristais laranjas

Os cristais laranjas são doadores de criatividade, de espontaneidade, permitem aflorar talentos e habilidades natas, desobstruem energias e trazem muita positividade. Ao corpo físico, proporcionam desintoxicação e aconchego.

Exemplos: calcita laranja e serenita laranja

Leia Também: Ametista – como fazer limpeza e energização da pedra

4- Cristais amarelos

Os cristais amarelos são doadores de vida, de alegria, são altamente estimulantes e energizantes. Quem deseja atrair riqueza, magnetismo pessoal, brilho, poder, fama e sucesso deve utilizar cristais amarelos em seu dia a dia.

Exemplos: citrino natural, olho de tigre, topázio imperial.

5- Cristais verdes

Os cristais verdes são pedras normalmente ligadas à saúde e ao equilíbrio.  Elas trazem estabilidade, sabedoria, segurança  e afloram a sensibilidade. Estão ligadas à cura e tratamento de doenças ligadas ao aspecto mental, inspiram o aumento da autoconfiança, autoestima, revitalizam o corpo e equilibram o emocional.

Exemplos: Amazonita, quartzo verde, turmalina verde.

6- Cristais Rosas

São doadores de amor, de sensibilidade, de confiança, de doçura, são utilizadas para liberar traumas, mágoas e ressentimentos. Recomenda-se sempre utilizar os cristais rosas aliados aos cristais verdes, pois o excesso de sensibilidade e reflexão pode aludir efeitos depressivos, carência afetiva, excesso de emoções.

Exemplos: Quartzo Rosa, Morganita

7- Cristais azuis

É uma das cores mais amplas dos cristais, pois possuem diversas tonalidades com funções e eficácias diferentes. De um modo geral, os cristais azuis são responsáveis por trazer conscientização, discernimento, paz, paciência, segurança, compreensão, clareza mental e senso de justiça. Induzem a meditação e aliviam dores e tensões.

Exemplos: quartzo azul, lápis lazuli, água marinha

Leia Também: Saiba qual é a pedra certa para o anel de cada dedo

8- Cristais violetas

São cristais transmutadores de energia, conseguem convergir energia negativa em positiva. São espiritualizadores, auxiliam a conexão com a espiritualidade e ajudam a enfrentar momentos difíceis.

Exemplos: Ametista e mica lilás

9- Cristais Brancos

São cristais típicos de purificação. Eles são capazes de ampliar a energia espiritual, desbloqueiam negatividades e energizam ambientes e pessoas.

Exemplos:  quartzo branco e galena.

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual