.
Conheça qual é a origem indígena da Umbanda

Conheça qual é a origem indígena da Umbanda

Antes de considerarmos qualquer tipo de religião ou culto, devemos saber do que se tratam e pesquisar a respeito. É muito fácil classificar alguma crença apenas pelo que ela aparenta ser, isso acontece com todos os tipos de cultos, assim também com a Umbanda. Quando quisermos descobrir algo sobre alguma crença, devemos pesquisar e entender como ela funciona, quais são suas características e como ela se classifica.

Esse texto é para explicar qual a origem indígena da Umbanda e ressaltar todas as suas características que a fazem tão interessante. Para que todas as dúvidas sejam resolvidas e para que todos saibamos o que de fato é influência em suas tradições.

A origem indígena

Dentre as maiores características temos na Umbanda grandes influências do Xamanismo caboclo, onde são pertinentes o amor a natureza e a conexão com ela. Outra relação com os índios é a utilização do fumo que é algo considerado sagrado entre eles e que possui enorme valor. A Umbanda trabalha com entidades espirituais que também estão correlacionadas ao Catimbó, entre elas estão:

  • Caboclo Tupinambá (Umbanda)
  • Mestre Tupinambá (Catimbó)
  • Caboclo Tupã – Mestre Tupã
  • Caboclo Gira-Mundo – Mestre Gira Mundo
  • Pai Joaquim  – Mestre Joaquim
  • Mestre Zé Pelintra

Além das correlações entre o Catimbó e a Umbanda, a Jurema também é muito vista entre esses cultos e alguns afirmam que ela é considerada “Mãe da Umbanda”, pois colabora firmemente para que esse culto sempre se levante. A Jurema e outro culto, o Toré, são grandes e muito fortes em tribos indígenas, o que ocasiona suas influências na Umbanda. Nessas tribos, Kariri e Xocó são considerados grandes guardiões da Jurema.

Além da Jurema, Catimbó e do Toré, as influências indígenas da Umbanda também podem ser facilmente encontradas no Xamanismo e na Aruanda.

A aparição da Umbanda que é mais conhecida e também a primeira do Brasil é a do Caboclo das sete Encruzilhadas, que foi conduzida pelo “Caboclo”, um índio que foi encarnado no Brasil que esclarece que em outra encarnação, ele foi o Frei do catolicismo, Gabriel Malagrida, que fui cruelmente queimado na época da inquisição. Os caboclos são os verdadeiros mentores dentro da Umbanda, pois eles se apresentam como linha de frente dentro da religião e representam o comando que ela possui e influencia. Eles respondem como a grande “chefia” da Umbanda e possuem a grande responsabilidade sobre tudo o que acontece dentro de uma Tenda, como são chamados os lugares de culto.


Clique aqui: 8 verdades e mitos sobre a incorporação na Umbanda


O que aprendemos com a Umbanda?

Antes de qualquer lição, o conhecimento sempre será a chave para todas as nossas dúvidas. Quando conhecemos algo profundamente, nos tornamos grande evangelizadores desse tipo de conhecimento adquirido. Na Umbanda vemos grandes entidades que são encarnadas para nos conduzir a algo maior e assim conquistar o bem por meio de trabalhos simbólicos e ação de conexão com toda a natureza.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.