.
Conheça o orixá Ibeji (Erês) - Os gêmeos divinos e as crianças

Conheça o orixá Ibeji (Erês) - Os gêmeos divinos e as crianças

O Ibeji é o orixá dos gêmeos divinos, embora existam dois indivíduos quando os gêmeos nascem. Os gêmeos são considerados sagrados por nascimento. Os Ibeji são considerados uma alma contida em dois corpos; ligado na vida através do destino. É ainda o orixá da alegria, maldade, abundância e alegria infantil. Eles são os filhos de Xangô e Oxum e são considerados os primeiros gêmeos nascidos na Terra.

CONSULTA DE TAROT

Escolha uma carta e comece a consulta de Tarot 100% personalizada!

Descrição do orixá Ibeji

Os números relacionados ao orixá Ibeji são 2, 4 e 8. As cores que o representam são o vermelho e o azul. Entre as ferramentas que o caracterizam, são dois bonecos: um menino vestido de vermelho e branco, e uma menina vestida de azul e branco. A personalidade do Ibeji é brincalhona, maliciosa e curiosa, e tem como santo católico São Cosme e Damião.

Enquanto muitos orixás têm estradas ou caminhos, o Ibeji não. Ele é de natureza universal. Existem algumas variações nas linhagens, em que em alguns casos o Ibeji poderia ser do mesmo gênero, mas a maioria é tipicamente do gênero oposto (masculino e feminino).

Como oferenda ao Ibeji, podemos incluir todos os tipos de diversão, alimentos infantis, doces ou coisas servidas em pares. Também se pode incluir pequenas bananas, frutas de todos os tipos, bolos, doces e seu prato favorito de arroz com frango. Os sacrifícios de animais como oferta ao Ibeji incluem galinhas e pombos.


História do orixá Ibeji

Quando Oxum deu a luz ao Ibeji, isso era evitado pelas pessoas que moravam em sua aldeia. Somente os animais podiam dar origem a vários bebês até então, e Oxum ficou marcado como uma bruxa e a expulsaram da aldeia.

Oxum, em seu pânico discreto, jogou o Ibeji fora de sua casa e negou ser sua mãe. Isso provou ser o início da espiral descendente de Oxum eventualmente levando à perda de toda a riqueza, estabilidade e até mesmo da sua sanidade.

O Ibeji foi então levado pelo orixá Oya, que desejava desesperadamente ter filhos emsua vida inteira, mas era estéril e só tinha filhos nascidos mortos. Algumas linhagens variam e dizem que Yemanjá levou o Ibeji e criou-os.

Os Ibeji são um sinal de benção para qualquer um que os receba com felicidade, alegria, abundância e risada. Há mesmo um ditado cubano que diz que o Ibeji afastou “o diabo”, o deixando louco tocando os seus tambores encantados.


Clique Aqui: Conheça o orixá Logun Edé


Oração ao orixá Ibeji

“Minhas crianças, meus erês,

ibejis, ê vunji mana mê!

Senhores do cosmos que me dão a mão

Cosme e Damião e senhores do chão

senhores do riso e da alegria

da fartura, da água, dos potes

dos vasos repletos de bênçãos

eu lhes agradeço por minha estrada

por minha vida e oportunidades

a certeza da continuidade

e da prosperidade

a infância cheia de vida

pureza e alegria

meus erês e ibejis

eu lhes saúdo e lhes agradeço

pois toda a minha alegria

nasce de tuas bênçãos! Rô Rô Ibejimi!!!”


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: