.
Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida – a Padroeira do Brasil

Conheça a história de Nossa Senhora Aparecida – a Padroeira do Brasil

No dia 12 de outubro celebra-se o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. Você conhece bem a história desta santa? Saiba mais no artigo.

Nossa Senhora Aparecida – a santa que apareceu no rio


Existem algumas versões diferentes sobre o aparecimento de Nossa Senhora Aparecida, mas a reconhecida pela Igreja Católica foi a reportada pelos padres José Alves Vilela, em 1743, e João de Morais e Aguiar, em 1757.

O relato dos padres conta que a imagem foi encontrada no leito do Rio Paraíba, no interior de São Paulo, na segunda quinzena de outubro de 1717.  O então governante da capitania de São Paulo e Minas de Ouro, Dom Pedro de Almeida, estava em Guaratinguetá de caminho para Vila Rica (atual Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais). Com intenção de homenagear o governante (que também tinha o importante título de Conde de Assumir) a população resolveu fazer uma grande festa e os pescadores da cidade foram ao Rio Paraíba para pescar, apesar de não ser uma época propícia para a pesca.

Na embarcação estavam os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, que após diversas tentativas de jogar a rede ao rio, viram-na voltar totalmente vazia e começavam a ficar desesperados pois não haveria um peixe sequer para oferecer a Dom Pedro de Almeida. Quando já estavam perto de desistir, João Alves jogou a sua rede de pesca mais uma vez, mas ao invés de peixes, pescou uma imagem de uma santa, que estava sem a cabeça. Admirado, jogou mais uma vez a rede, e nela veio presa a cabeça da imagem, que se encaixava perfeitamente. Então, impressionados com o acontecimento, eles resolveram jogar mais uma vez as redes ao rio, e para a surpresa, ela voltou completamente carregada de peixes. A cada rede ao lançada ao rio, mais quilos e quilos de peixes. Foram tantos que os pescadores tiveram que voltar às pressas para o porto com medo que a embarcação naufragasse, tamanho o peso.

Leia Também: Nossa Senhora Aparecida - oração para homenageá-la em 12 de outubro

A devoção à Santa


Durante os primeiros 15 anos após o aparecimento da santa no rio, ela ficou em um pequeno altar na casa de Filipe Pedroso, um dos pescadores. A comunidade se reunia em sua casa para orar, mas a notícia do aparecimento e dos milagres da santa começou a espalhar e já não era possível mantê-la dentro da pequena casa do pescador. Então, a família construiu um pequeno oratório para abrigar os fiéis, que pouco tempo depois também se mostrou pequeno demais para o grande número de pessoas que queriam rezar por Nossa Senhora Aparecida.

Em 1734, o vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela a Nossa Senhora Aparecida no alto do Morro dos Coqueiros, que foi aberta aos fieis em 1754. Em 1834, foi construída a Basílica Velha, que abrigou a imagem da santa até a inauguração da atual Basílica, chamada de Basílica nova, quarto santuário mariano mais visitado do mundo capaz de abrigar até 45.000 fiéis onde se encontra até hoje.

Leia Também: Alcance suas graças: Oração Poderosa de Nª Senhora Aparecida

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!