.
Conheça 10 sinais de atraso na evolução espiritual

Conheça 10 sinais de atraso na evolução espiritual

Todos nós buscamos uma evolução espiritual e não é difícil perceber que as pessoas se encontram em momentos diferentes em seus processos. É possível inclusive dizer que existem níveis distintos de evolução, sendo que alguns já estão à frente de outros nessa missão. Isso não se trata de uma competição, mas as evidências de quem está à frente no processo evolutivo estão ligadas a não ceder à tentação do ego de se posicionar acima dos demais, diminuindo os outros. Isso quer dizer que quem está à frente na evolução não fica se gabando disto. Funciona como a humildade, pessoas que são humildes não ficam gritando nos quatro cantos que o são. Para atingir um nível superior de evolução espiritual, devemos ter como referência valores de caráter, honestidade e integridade. Também é importante identificar sinais que atrasam a evolução espiritual e é justamente sobre isso que vamos falar neste artigo. Veja abaixo, uma lista com 10 sinais de atraso na evolução espiritual.

10 sinais de atraso na evolução espiritual

  • Materialismo em excesso

    Também podemos chamar de mesquinharia, avareza ou egoísmo. Pessoas muito apegadas à matéria vivem voltadas para o acúmulo de bens e deixam de lado as riquezas espirituais como compaixão, generosidade e caridade. Neste sinal estão inclusas as pessoas que são extremamente vaidosas, que têm preocupação em excesso com a apresentação pessoal e a estética do corpo, mascarando isso como cuidados com a saúde.

  • Falta de disciplina

    Pessoas indisciplinadas estão em um nível inferior de evolução espiritual. Elas não conseguem seguir seus próprios objetivos, determinar regras ou seguir diretrizes estabelecidas. Em grande parte, costumam ser preguiçosas, gostam de procrastinar e não seguem aquilo que prometem a si mesmas. Podemos ressaltar que quem conseguir ser disciplinado terá sucesso em seu caminho evolutivo.

  • Falta de controle e excessos

    Neste tópico nos referimos especialmente à gula. Não apenas a gula por alimentos, mas todo tipo de excesso cometido para provavelmente, preencher um vazio. Desejos insaciáveis por bebidas, comidas, drogas e até experiências. Pessoas gulosas e descontroladas se atrasam no processo de evolução espiritual e precisam superar suas compulsões para avançar em seus objetivos.

  • Descontrole dos instintos

    Nossos impulsos internos muitas vezes nos fazem perder a razão, nos aproximando de animais irracionais. Mas, isso com certeza é algo que pode ser controlado. As pessoas que não conseguem conter seus extintos se descontrolando em diversas situações, provavelmente estão longe da iluminação espiritual, pois vivem escravizadas por esses impulsos. Um exemplo claro de descontrole é quando se reage a uma provocação, levando a um confronto direto.

  • O excesso de rancor

    Ser incapaz de perdoar o outro e a si mesmo é um sinal claro de atraso no processo de evolução espiritual. Pessoas que ficam remoendo mágoas petrificam suas emoções dentro de si e isso pode as adoecer. A melhor forma de se libertar disso é se dar a chance de perdoar sinceramente. Pessoas mais evoluídas não se ofendem tanto, pois entendem que cada um faz o melhor que pode na realidade em que está inserido e nos recursos que possui. A mágoa é um sentimento pesado e não é possível carrega-la e voar simultaneamente.

  • Inveja

    Até mesmo a chamada inveja branca pode ser nociva. Desejar ter o que o outro possui é um incomodo diante daquilo que se tem, o que também pode ser chamado de ingratidão. Podemos vencer a inveja quando, ao invés de desejar o que o outro tem, apenas ficarmos felizes pelas conquistas dele, de forma genuína sincera.

  • Descontrole emocional

    Aqueles que ainda não alcançaram altos patamares da evolução espiritual costumam se deixar levar pelas emoções dos outros e se render à fraqueza mental, cedendo aos maus sentimentos e ficando presos a eles.  As pessoas que são mais evoluídas estão cientes dos gatilhos que lhes despertam determinadas emoções e ficam prontas para agir diante dos mesmos, para não ficar descontroladas.

  • Falta de consciência e desperdício

    As pessoas que atingem alto grau de evolução espiritual têm consciência que não devem desperdiçar água, comida e vida. Elas não costumam deixar comida no prato, porque colocam apenas o que precisam para saciar a fome, não usam energia além do necessário e não gastam seu tempo falando mal dos outros. Todo o desperdício feito, seja de coisas materiais ou não, será cobrado de alguma forma.

  • Julgar pessoas

    O ato de julgar as pessoas seja pela sua roupa, seu corpo, seus relacionamentos, sua religião, sua maneira de agir, suas decisões, amizades, ou qualquer outra ação e comportamento, é um sinal de atraso da evolução espiritual. Se colocar na posição de juiz e chegar a uma conclusão crítica sobre os outros é um verdadeiro retrocesso. Este ato ainda consegue ser pior quando não se guarda este julgamento para si e o compartilha, espalhando intriga e fofoca.

  • Mentir para si mesmo e para os outros

    A mentira com certeza é um dos sinais de atraso da evolução espiritual. Mentir para si mesmo e para os outros é um comportamento que só prejudica a todos. A verdade sempre é o melhor caminho a seguir, mesmo que seja dolorida certas vezes. Algumas pessoas ficam tão cegas com a mentira que passam acreditar naquela realidade inventada e prejudicam cada vez mais os envolvidos.

Se você se identifica com algum destes sinais, faça tudo que for possível para mudar seu comportamento e melhorar cada vez mais o seu nível de evolução espiritual.

Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao conteúdo do WeMystic.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.