.
Como tratar um bonsai para que sobreviva

Como tratar um bonsai para que sobreviva

O Bonsai é uma conhecida forma de árvore em miniatura que é cultivada em um vaso ou em um pequeno recipiente.

Como tratar o bonsai


Diz-se que ter um bonsai é uma boa alternativa para quem não tem muito espaço em casa. O fato no entanto é que a árvore necessita de grandes cuidados e portanto é preciso ficar atento antes de adquirir um, conhecendo assim as necessidades da planta.

Moldar uma árvore, que tende a ser grande e ocupar muito espaço, a ponto de mantê-la dentro de um vaso é uma verdadeira arte. Sendo possível se ter vários tipos de plantas transformadas em bonsais, vale lembrar que cada um poderá ter uma peculiaridade em seu trato.

Quando for comprar um bonsai, verifique as características da planta. Se mora em um apartamento e ela requer muito sol, poderá não ser a opção ideal para você, por exemplo. Além disso, a necessidade de regar dependerá também da espécie adquirida.

Contudo, de modo geral os bonsais possuem alguns tratamentos padrões, como, por exemplo, a exposição diária de três horas ao sol. Já sobre a quantidade de água, há grande variação de acordo com o tipo de planta, mas é importante não deixar a água secar.

Vale lembrar ainda que um bonsai jovem demanda muito mais cuidado. Por este motivo que eles costumam ser mais baratos quando estão à venda. Isso porquê, além da modelagem e da poda, à medida em que o bonsai cresce, é preciso transplantá-lo para um vaso maior.

Veja também:

 

Como escolher um bonsai


Existem diversas opções de árvores de bonsai: caducifólias, coníferas, floríferas, frutíferas e perenes. Para se fazer a escolha mais adequada, deve-se analisar o aspecto da árvore. Flores verdes e tronco firme são bons indicadores.

Na hora de escolher o tipo, vale conversar com o vendedor e conhecer as características da planta.

Além disso, para ser considerado um bonsai, a árvore deve estar em um vaso de cerâmica ou cimento, pois estes conservam melhor a temperatura. Se não estiver, este é apenas um pré-bonsai. Além disso, vale lembrar que vasos de plástico não são aconselhados, pois esquentam a raiz da árvore.

Leia Também: Plantas para casa – as espécies ideais e seus benefícios

Onde colocar


Um bonsai pode ser mantido dentro ou fora do ambiente fechado. Se o espaço disponível em sua casa for interno, busque posicionar a árvore onde houver incidência direta do sol e bastante ventilação.

Além disso, procure deixa-la, no máximo, a um metrô de distância de janelas. Evite também colocá-la perto de objetos que irradiem calor, como televisores.

Muitos especialistas consideram o ambiente externo como o melhor lugar para estas plantas, pois podem ficar expostas ao sol e à chuva. Contudo, em dias de muito calor deve-se colocá-las em locais sombreados. Já em regiões de inverno rigoroso, é preciso protegê-las de geadas.

►Saiba Mais: Alquimia das Ervas – 7 dicas para atrair bons fluidos com as plantas

Adubo e pragas


Como o bonsai é uma planta, não estará livre de pragas como ácaros, pulgões e outros. Em geral as doenças na árvore acontecem por problemas relacionados à rega (falta ou excesso), ventilação, falta de luz e umidade. Se seu bonsai ficar doente, será necessário tratar a planta para recuperá-la.

Para mantê-lo saudável, é preciso também fazer a adubação, que pode ser feita com adubos genéricos, que servem para qualquer planta, ou com específicos para flores e frutos. Em período de outono e primavera indica-se que a adubação seja feita a cada 15 dias. Já nos meses de inverno e verão, o tratamento deve ser realizado mensalmente.

Como cuidar de um Bonsai, em vídeo


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!