.
Como fazer o seu próprio Altar em sua casa

Como fazer o seu próprio Altar em sua casa

Em um período onde pessoas de diversas religiões e crenças se sentem mais à vontade em expressar a sua ligação com as forças divinas, ter um altar em casa é cada vez mais comum e, inclusive aqueles que se consideram sem religião, assumem sua espiritualidade.

De acordo com cada crença pode existir um local mais adequado para montar seu altar, porém, o importante é o significado que ele deve ter para a casa e todos os seus moradores. O altar será ali a maior conexão com o mundo espiritual, onde nele os anjos, espíritos de luz e divindades irão transmitir e depositar suas energias de modo a emanar ao lar.

Faça o seu próprio Altar em sua casa

Em busca de respostas? Faça as perguntas que sempre quis numa Consulta de Vidência.

10 min de consulta por telefone SÓ R$ 5.

O altar pode ser composto de muitos símbolos espirituais, sendo alguns mais presentes como velas, sinos, incensos, água, flores, imagens de santos e deuses, textos avulsos e livros; tudo o que possa simbolizar sua conexão espiritual e tornar belo e intimista este local especial da casa. Um termo utilizado para tal refúgio especial é o “guá” ou guá da espiritualidade, do conhecimento ou da sabedoria, se referindo ao local da casa destinado aos estudos, à busca da sabedoria e espiritualidade, onde se reserva das distrações para o autoconhecimento.

Alguns elementos normalmente presentes como plantas não estão lá à toa. Segundo os estudiosos, a energia desse guá tem a ativação ligada à terra e à cores como azul, roxo e lilás.

Para fazer o seu próprio altar em casa, não serão necessários tantos elementos, nem preparos muito específicos. O altar pode estar presente em uma prateleira, em uma mesa especial ou até mesmo em uma parte reservada de uma prateleira. Adorne o espaço com toalhas e itens que remetam à sua espiritualidade, como alguns que citaremos a seguir.

Conheça o Significado das Chamas das Velas e potencie os seus rituais ►


Imagens: Fotos e pequenas esculturas

As imagens de santos e deuses irão dizer muito sobre a religião ou crença seguida pelo dono do altar. Não é incomum vermos altares em casa com imagens de crenças distintas, no entanto, isso não é problema, uma vez que o mais importante é que se tenha fé e respeito pelo que está ali presente. Essas imagens são normalmente fotos ou pequenas esculturas, sempre posicionadas de frente para quem crê em seus poderes.

Conheça algumas Orações Poderosas aos Santos de sua devoção:

Oração Poderosa a Santa Rita de Cássia ►
Oração Poderosa Maria Passa na Frente ►
Oração Poderosa a São Jorge Guerreiro ►


Elementos Naturais: Ar | Terra | Fogo | Água

A presença de elementos naturais como água, fogo, terra e ar estão também muito presentes nos altares, principalmente entre as crenças e espiritualidade das pessoas que praticam sua fé fora das religiões tradicionais.

Existem muitas formas de representar esses elementos: o ar pode ser representado por um pequeno sino; a terra, por cristais que decoram o altar; o fogo, por velas que atuam como conhecidos canalizadores de energias; e a água, em geral, é apresentada em sua maneira mais pura, oferecida em um cálice ou qualquer outro recipiente adequado.

Saiba qual é o Elemento Natural que rege sua vida, segundo o Horósocpo Chinês  ►


Plantas e Flores

Além de ativarem boas energias, as plantas e flores estão ligadas à terra e, muitas vezes, à suas próprias energias, podendo ter funções muito especificas no altar. Suas cores também costumam influenciar nas ligações energéticas e rituais, além de serem um símbolo de oferenda amplamente utilizado.

Descubra quais Flores combinam com a sua personalidade ►


Incensos

Os incensos também são símbolos muito comuns de oferenda e forma de canalização de energias. Algumas ervas aromáticas, como mirra e olíbano são muito utilizadas por indianos e tibetanos no auxílio para a meditação e contato com divindades.

Veja aqui como fazer o seu próprio incenso natural ►


Livros

Livros são representações de conhecimento e sabedoria, podendo estar presentes no altar com um único exemplar ou até mesmo se preparado em meio a uma prateleira cheia deles. Eles trazem mensagens positivas, orações, mantras e ensinamentos das doutrinas seguidas pela casa. É comum ser colocado algum item entre suas folhas, como fotos, pedidos ou orações especiais.

Veja também: 5 Livros que todo o Umbandista deve ter ►

 


Descubra a sua orientação! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!