.
Como fazer o chá de hibisco corretamente

Como fazer o chá de hibisco corretamente

O chá de hibisco começou a fazer muito sucesso recentemente quando muitas famosas anunciaram que consomem esse chá para se manter em forma. De fato, o consumo consciente de chá de hibisco aliado a uma dieta saudável e exercícios regulares é um forte aliado para perder peso e medidas. A bebida tem poder diurético e ajuda a queimar a gordura acumulada na barriga e nos quadris. A grande vantagem em relação aos demais chás emagrecedores é o sabor: não é amargo, é suave, levemente frutado lembrando o gosto de framboesa. Para aproveitar todos os benefícios deste chá é preciso prepará-lo de forma correta e tomar na dosagem certa. Veja como fazer o chá de hibisco corretamente e aproveita para enxugar os quilinhos que estão te incomodando em frente ao espelho.

7 dicas para preparar o chá de hibisco da forma certa


1- Planta em natura
A maneira certa de preparar o chá de hibisco é realizando a infusão dos cálices do botão seco desta planta, ou seja, consumi-lo em natura. Os saches de chá também possuem propriedades, mas muitas delas são perdidas no processo de industrialização, por isso a melhor forma é comprar o botão seco da planta para fazer o chá.

Leia Também: As propriedades do chá de hibisco – entenda por que ele emagrece


2- Temperatura da água
Para fazer o chá, você deve ferver a água, mas atenção: a melhor forma de aproveitar todos os nutrientes é quando a água começa a subir as pequenas bolhinhas de ar. Depois que ela fica muito tempo no fogo após a temperatura de ebulição a temperatura sobe demais, o melhor é ficar de olho: começou a subir as bolhinhas? Coloque a planta.

3- Tempo e quantidade
Coloque em 1 litro de água fervente 2 colheres de sopa de hibisco, abafe por cerca de 5 a 10 minutos. Menos do que 5 minutos é insuficiente para que a planta libere todas as suas propriedades. Mais do que 10 minutos o gosto do chá fica ruim e as propriedades vão se perdendo. Portanto, vá provando diferentes tempos de imersão, entre 5 e 10 minutos, para perceber qual é o ideal para o seu paladar.

Leia Também: As propriedades místicas do chá de hibisco


4- É melhor não adoçar
Quando você adoça, faz o chá perder uma série de propriedades e adicione glicose à bebida, o que irá atrapalhar o seu processo de emagrecimento. Prefira tomar o chá sem adoçar, o sabor é bem agradável. Se não conseguir, adoce com mel.

5- Pode acrescentar outros ingredientes
Você pode acrescentar outros ingredientes para aproveitar mais nutrientes e/ou tornar o sabor do chá mais agradável. A sugestão é colocar suco de laranja ou de limão, ou gengibre e canela.  Eles não irão atrapalhar em nada as propriedades do chá, e irão te beneficiar com outras propriedades nutritivas e termogênicas.

Leia Também: Os efeitos colaterais do chá de hibisco


6- Não reaproveite no dia seguinte
O chá preparado hoje, deve ser bebido hoje. Se você não bebeu tudo vai ter que jogar fora pois os nutrientes vão se perdendo com o passar do tempo. O chá tem que ser bebido fresco, no máximo 12h depois de feito.

7- Pode beber frio ou quente
Boa notícia! Não tem problema resfriar o chá para bebê-lo fresquinho. Basta deixar amornar, e colocar na geladeira por uma hora, ele fica refrescante e mantém as propriedades. Se você quiser adicionar gelo, não tem problema, mas lembre-se que ele vai ficar menos concentrado e em maior quantidade, certifique-se de beber todo o conteúdo para obter os mesmos efeitos de consumi-lo quente.

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual