.
Cerimônia Wicca – como acontecem os rituais e celebrações

Cerimônia Wicca – como acontecem os rituais e celebrações

A Cerimônia Wicca é usada por seus praticantes para vincular-se espiritualmente entre si e suas divindades. Algumas cerimônias acontecem periodicamente, marcando as mudanças de estações ou fases da lua, enquanto outras ocorrem apenas quando há necessidade como pactos ou casamentos. A Wicca é a religião neopagã que surgiu no século XX, no Reino Unido, e possui 2 milhões de adeptos, sendo a maioria mulheres. Praticada na Europa, América do Sul, Austrália e Estados Unidos ela é baseada em tradições da Grã-Bretanha e do norte da Europa, que existem há mais de 2 mil anos e foram exterminadas durante a Idade Média. Os wiccannos creem na existência de um deus e uma deusa e afirmam que é possível mobilizar as forças da natureza e as energias para tratar problemas psicológicos e curar doenças. Conheça os rituais e simbologias básicos de uma Cerimônia Wicca.

A limpeza do ambiente

Geralmente, a Cerimônia Wicca acontece nas clareiras de bosques, durante a noite e começam sempre da mesma maneira: a sacerdotisa empunha uma vassoura típica de bruxa com cerdas de palha e cabo decorado com ervas purificadoras, como alecrim a arruda. Então, ocorre uma varrição espiritual em que as cerdas jamais encostam no chão. O principal objetivo é limpar o local de todas as energias negativas.

A preparação da decoração

Depois de limpar o ambiente, a sacerdotisa posiciona o altar e coloca sobre ele uma toalha, um punhal que se chama athame, velas de cores diferentes, água, copos, incensos, sal marinho e uma joia em formato de pentagrama. Também são utilizadas como decoração frutas e flores. A escolha das frutas e das cores das velas são feitas de acordo com o objetivo de cada ritual.


Clique aqui: Wicca: Descubra origem, conceitos, crenças e práticas


A formação do círculo

Antes da Cerimônia Wicca, os participantes precisam tomar um banho especial com ervas diluídas na água. As roupas utilizadas no ritual devem ser claras e confortáveis. No momento em que todas as pessoas estiverem posicionadas, a sacerdotisa vai marcar o círculo de proteção no chão e decorá-lo com rosas e cordões. Depois que o círculo for traçado, ninguém pode sair ou entrar na roda.

A invocação dos 4 elementos

A Cerimônia começa com a convocação dos quatro elementos, que são representados pelos pontos cardeais. Norte, sul, leste e oeste representam respectivamente ar, fogo, água e terra. Para cada um, há uma oração específica. A seguir, todos os participantes invocam a deusa e os deus, que não possuem nomes específicos. Velas de cores diferentes são utilizadas para cada oração.

O ritual de cura

Os participantes da Cerimônia Wicca entoam cânticos que colaboram para a conexão da sacerdotisa com o mundo espiritual. Ela utiliza ferramentas posicionadas no altar para cuidar da saúde dos praticantes. A sacerdotisa bafora fumaça e asperge água, mais ou menos como o padre faz com a água benta, nos pacientes para tratar doenças como manchas inexplicáveis e depressão.


Clique aqui: 7 mitos sobre Wicca que você não deve acreditar


O caldeirão na Cerimônia

O caldeirão faz parte de todos os rituais. Dentro dele, encontra-se álcool ou acendedor de lareira, com ervas perfumadas e galhos. Durante toda a cerimônia, o fogo fica aceso e os praticantes se aproximam da fumaça quem saem dele em busca de limpeza espiritual. No altar, também encontramos taças com vinho ou água, anteriormente consagrados e compartilhados na celebração.

O encerramento da Cerimônia

A Cerimônia dura muitas horas e em seu encerramento, os participantes se ajoelham diante do altar e rezam para a deusa e para o deus, em gratidão à vida e aos trabalhos realizados. Posteriormente, repete-se a saudação dos elementos. As velas são apagadas com um abafador ou dedos molhados, mas nunca são assopradas, pois a chama pode espalhar energias negativas.

O Livro das Sombras

A sacerdotisa possui um diário no qual registra todo o ritual, seus participantes, as magias utilizadas e os resultados alcançados. Os cadernos compõem o chamado Livro das Sombras, que deve ser escrito a mão. Todos os bruxos têm seu próprio diário, mas há um livro geral, que serve como base para todos.


Clique aqui: Conheça amuletos e feitiços Wicca para sorte e proteção


Curiosidade

Não existe uma regra fixa para a vestimenta utilizada pelos praticantes em Cerimônias Wicca. Em alguns locais, como a Inglaterra, é comum que os participantes façam a prática nus.

As Cerimônias de passagem da vida

As comunidades Wicca celebram os momentos mais importantes na vida familiar e individual de seus praticantes. Isso inclui nascimento, casamento (chamado de “unir as mãos), escolha do nome das crianças e morte. O casamento Wicca muitas vezes é utilizado para estabelecer uma união não legalizada, mas um vínculo reconhecido apenas pelos praticantes da religião. Caso um casal de wiccanos decida se separar, o vínculo será desfeito através de outra cerimônia, chamada de “desunião das mãos”.

Os filhos dos praticantes da Wicca são apresentados ao grupo durante um ritual chamado “a benção da criança”, ou batismo, em que é feita a escolha do nome. Essa cerimônia inclui o plantio de uma árvore, que pode ser fertilizada com o cordão umbilical ou a placenta. Existe uma cerimônia semelhante chamada de “batismo mágico”, que ocorre antes da iniciação e o aprendiz de feiticeiro declara os nomes que quer ser conhecido em seu grupo de magia.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.