.
Bem-estar: 5 razões para você fazer a cama todos os dias

Bem-estar: 5 razões para você fazer a cama todos os dias

Quando o assunto é fazer ou não a cama, existem apenas dois tipos de pessoas: aquelas que precisam deixá-la arrumada logo após se levantar, e aquelas que acreditam que não vale a pena fazer, se vai bagunçar tudo de novo à noite ao dormir. Nós vamos te dar 5 bons motivos para você vencer a preguiça e fazer a cama todos os dias e elas irão melhorar o seu bem-estar.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Fazer a cama traz bem-estar?

Sim! Quem defende que a cama não precisa ser arrumada, tem diversos argumentos para isso. “Vai bagunçar de novo a noite”. “Ninguém vai ver”. “Não dá tempo”. “Meu cão/gato está enrolado nos lençóis, não quero tirá-lo”. E muitos outros. A verdade é que arrumar a cama é um ritual que leva apenas pouco minutos e é capaz de trazer benefícios e bem-estar aos seus dias. Veja abaixo:

  • Arrumar a cama é completar a primeira missão do dia

    Apesar de ser um gesto simbólico, arrumar a cama pela manhã é a primeira tarefa que você pode considerar como “feita”. Parece bobagem? O Almirante William McRaven, comandante do EUA Operações especiais em um discurso de formatura na Universidade do Texas em Austin, disse:

    “Se você fizer sua cama todas as manhãs você terá cumprido a primeira tarefa do dia. Ela lhe dará um pequeno sentimento de orgulho e vai encorajá-lo a fazer outra tarefa e outra e outra.

    Até o final do dia, aquela tarefa concluída vai se transformar em muitas tarefas concluídas. Fazer sua cama reforçará também a idoneidade das pequenas coisas em questão de vida “.

    Beneficie-se da sensação de dever cumprido logo após acordar, o restante do seu dia será mais positivo e estimulante, contribuindo para o seu bem-estar.

  • A cama feita te encoraja a deixar o resto do quarto arrumado

    Quando a cama está feita, o quarto fica naturalmente mais arrumado. Isso te inspira a tentar deixar as demais partes do ambiente também arrumados. Aquela roupa que ficou por guardar ou os sapatos fora do armário naturalmente vão ficar deslocados e rapidinho você vai sentir a necessidade de apanhá-los. Algo semelhante acontece quando o seu quarto inteiro está arrumado e só a cama está bagunçada. Ela parece deslocada do local e você precisa colocá-la em ordem para que tudo fique em sintonia. Arrumação estimula arrumação, e bagunça estimula bagunça. Escolha a opção que traz maior bem-estar.

  • Cama feita atrai maior produtividade

    Fazer a cama irá aumentar a sua produtividade. Parece exagero? De acordo com o livro The Power of Habit (O Poder do Hábito, em português) de Charles Duhigg não é. Segundo o autor, fazer a cama pela manhã é um hábito-chave pois, além do sentimento de dever cumprido, ele  faz você sentir que está no controle da sua vida, do seu tempo, dos seus hábitos. Duhigg afirma fazer a cama traz “uma maior sensação de bem-estar e habilidades mais fortes em manter um orçamento”. A cama feita traz clareza de pensamento, você consegue organizar melhor as suas ideias, seus objetivos do dia e manter a determinação em alta em um ambiente organizado – começando pela sua cama. Belos benefícios para uma esticada de lençol e edredons, certo?

  • Diminui o stress e melhora o seu estado de espírito

    Nós passamos pelo menos 1/3 da nossa vida dentro dos nossos quartos e já está comprovado que o ambiente influencia e muito na nossa personalidade e no nosso humor. Então, por que manter bagunçado um ambiente tão importante? Quando um local está desorganizado, é difícil inspirar a calma, o relaxamento e a determinação. Uma cama bem arrumada e esticada (não precisa estar perfeita, mas a sensação de organização e limpeza de lençóis esticados e cama arrumada é poderosa) pode ser peça-chave para a melhoria do seu humor no trabalho e nos relacionamentos. A autora Gretchen Rubin em seu livro “The Happiness Project” (O Projeto Felicidade, em Português) pesquisou os hábitos das pessoas que lhes traziam maior alegria. Uma mudança simples que ela notou está relacionada as tarefas que atraem uma boa dose de bem-estar com mínimo esforço. Fazer a cama é uma delas, ganha muitos benefícios em poucos minutos bem utilizados do seu dia.

  • Traz um sentimento bom

    Você pode pensar: só traz sentimento bom a quem gosta de arrumação. Então propomos um desafio: você chega em um hotel e encontra a cama toda limpinha, arrumada, os lençóis esticados e tudo muito bem organizado. Agora, se você chega, os lençóis estão limpos e não utilizados por outra pessoa, mas a cama está mal arrumada, com tudo mal dobrado, simplesmente jogado em cima da cama – o sentimento é o mesmo? Apostamos que não. Arrumar a cama é pensar no seu bem-estar também na hora de chegar em casa e encontrar tudo arrumadinho. A cama até parece melhor quando está arrumada, traz o conforto de estar em casa e ainda garante que seus lençóis fiquem mais limpos ao serem agitados e esticados todos os dias.

Está convencido? Uma cama bem arrumada pode melhorar o seu humor, sua produtividade, sua determinação e consequentemente o seu bem-estar. Faça o teste! Arrume a sua cama todos os dias durante uma semana e observe a diferença, você vai perceber a mudança.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!