.
As pedras preciosas brasileiras e seus significados

As pedras preciosas brasileiras e seus significados

O nosso país é rico em pedras preciosas e elas são muito valiosas tanto pela sua beleza quanto pelos benefícios que trazem a quem as utilizam. Existem no mundo 9 regiões geográficas ricas em gemas e no Brasil país ocupa o primeiro lugar entre elas por 3 motivos:

  • Diversidade – são mais de 100 tipos de gemas diferentes encontradas em solo brasileiro
  • Qualidade – a dureza, refração da luz e brilho das nossas pedras são elogiadas por especialistas do mundo todo
  • Preço justo – como nossa moeda é desvalorizada frente ao dólar, nossas pedras são consideradas baratas no mercado internacional.
receitas de aromaterapia

Leia Também: O significado das pedras e seus poderes curativos

Além do valor econômico, o impacto positivo que as pedras trazem ao corpo também é um atrativo das pedras precisosas brasileiras.  Sua ação auxiliar no tratamento de doenças evidencia seu poder de cura física, espiritual e mental. Conheça as principais pedras preciosas brasileiras

6 pedras preciosas brasileiras de beleza rara


1- Ametista

A ametista é a pedra mais antiga utilizada pelo homem que se tem registro. Há 25 mil anos os homens já usufruiam de sua beleza e de seus efeitos terapêuticos, e o Brasil é o principal produtor dessa pedra no mundo. Ela é muito popular pois seu preço é mais acessível, mas é preciso encontrá-la bem lapidada para que sua beleza seja realmente ressaltada. Ela é encontrada em várias nuances: violeta, avermelhada, azulada e púrpura, sendo essa última a mais rara e mais valiosa. Os efeitos terapêuticos dessa pedra estão ligados à paz e a espiritualidade, sendo considerada a pedra perfeita para a meditação. Ela elimina o estresse e inspira cura e intuição.

2- Citrino

O citrino é conhecido como a pedra “irmã da Ametista” e é encontrado em diversos tons: laranja, amarelo, castanho amarelado, vermelho amarronzado e cor de conhaque (esse último tom é conhecido dentro do Brasil como Citrino Rio Grande).  O citrino do Brasil é famoso pelo primor da lapidação que é feita por aqui. É uma pedra indicada para quem precisa de motivação e desenvolver a autoestima. Ela favorece o sucesso profissional e a capacidade de ganhar dinheiro.

3- Esmeralda

O belo verde das esmeraldas fez com que ela fosse conhecida pelos romanos como a pedra do amor, já que é uma pedra que é símbolo da fidelidade e da confiabilidade. Uma grande fã dessa pedra foi Cleópatra que acreditava encontrar nela a eterna beleza de Vênus. Atualmente ela é considerada uma pedra de proteção aos viajantes, sendo indicada para quem vai fazer uma longa viagem ou trabalha sempre na estrada. No aspecto físico, acredita-se que ela tenha poder rejuvenescedor.

4- Granada

Esse bela pedra de cor vermelho escuro chama-se granada pois seu nome devira-se do latim granatus, que significa grão. A sua semelhança com o grão da romã, fruta encontrada em abundância nas regiões onde essa pedra é encontrada – Minas Gerais e Tocantis – fez com que ela ganhasse esse nome, e sua coloração se dá pela quantidade de ferro e manganês encontrada em sua composição.  É a pedra da sexualidade e da paixão, indicada para quem deseja ampliar os seus desejos, emoções, vitalidade, criatividade, ousadia e coragem.

5- Rubelita

A rubelita é uma variação da turmalina, que na cor rosada recebe esse nome. Ela é muito cobiçada no mercado internacional por ser uma das poucas pedras naturalmente encontrada em tons vermelhos e com um brilho suave que atrai a atenção dos adoradores de pedras preciosas. Os fins terapêuticos dessa pedra são: suavizar as emoções e facilitar o processo criativo. É indicada para pessoas com dificuldade de relacionamento ou aquelas com medo de se ferirem em questões de amor.

6- Turmalina Paraíba

Essa é a uma das gemas mais raras e mais valiosas encontradas no Brasil. Por estar quase extinta, esta turmalina é cobiçada no mundo todo, o que faz com que seus valores cheguem a até R$3 milhões. Encontrada pela primeira vez no Brasil nos anos 80, no estado nordestino que lhe dá nome, a pedra de cor azul, azul esverdeado ou verde azulado difere-se das outras turmalinas pois, devido à presença de cobre em sua composição, tem um efeito luminoso conhecido como “neon”.  É uma pedra que ajuda a entrar em contato com o seu íntimo, aguçando a intuição e a clarividência. Ajuda a perdoar (a si mesmo e aos outros), na verbalização dos pensamentos e sentimentos.


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!