.
Porque montar uma árvore de natal em casa?

Porque montar uma árvore de natal em casa?

É praticamente impossível falar do natal sem pensar na árvore de natal,ela é uma figura muito forte e cultivada nesse período e existe um simbolismo em torno dela e também um significado de representatividade para o que ela representa. As pessoas possuem o costume de montar árvores de natal em suas casas e decorá-las com brilhos e uma estrela no topo. Nada disso é em vão, tudo possui um sentido e uma razão que representam essa grande festa.

A tradição da árvore de natal é comum em diversos países do mundo e teve seu início através de Martinho Lutero em 1530, na Alemanha. Lutero se inspirou em pinheiros cobertos de neve para designar qual árvore representaria melhor esse momento e montou em sua casa uma parecida com a que viu numa floresta. Para Lutero, a árvore simbolizava a vida e por isso a escolheu como um símbolo significativo de natal.

Significado dos símbolos na árvore de natal
árvore de natal

Alguns alemães que migraram para América, não deixaram de lado as suas tradições, ao contrário, ensinavam as pessoas a importância desse simbolismo e o quanto os representavam. Eles faziam questão de enfeitar a árvore com algumas figuras representativas. São Elas:

  • O peixe – Significa as bênçãos de Jesus
  • A casa – Significa proteção
  • Pomba – Representa a alegria
  • Frutas – Representa a generosidade
  • Pinha – Representa Fartura
  • Coração – amor

Em algumas culturas, a figura do Papai Noel não é incorporada à árvore de natal, mas em alguns lugares, no Brasil por exemplo, o bom velhinho está sempre presente. Uma costume adotado em alguns países é o de colocar todos os presentes recebidos no natal embaixo da árvore como forma de demonstrar a generosidade do papai Noel.


Clique aqui: Instrumentos de rituais mágicos – conheça suas funções


O significado da árvore para os cristãos

A árvore representa um importante símbolo em diversas civilizações e esse costume se difundiu em meio aos tempos em diferentes povos e também superstições. Para os cristãos, a árvore se tornou uma forte representação do advento e da chegada do Cristo.

No Brasil, que é o país com um dos números mais significativos de cristãos católicos, a árvore também possui uma importância de representação e alguns afirmam a presença da Santíssima trindade (Pai, filho e Espírito Santo) no formato retangular do pinheiro, que para os católicos também representa a vida.

Os católicos costumam montar a sua árvore de natal no fim do mês de novembro, para começar dezembro já com o clima natalino imersos na experiência que esse período proporciona. Esse momento é muito significativo e representa o amor e o nascimento de Jesus para eles, que é um dos momentos mais importantes da fé cristã.


Clique aqui: Japamala – saiba mais sobre o cordão de oração


Tradição da árvore de natal nos Estados Unidos

O costume de preparar o ambiente para o a festa de natal nos Estados Unidos após o dia de ação de graças, que sempre acontece na 4° quinta-feira do mês de novembro. A tradição é sempre montar a árvore de natal aos poucos para que até o dia 24, na véspera de natal tudo esteja em seu lugar e pronto para celebrar esse importante momento.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.