.
Agosto é o mês de Omulu – orixá da saúde e da doença

Agosto é o mês de Omulu – orixá da saúde e da doença

O mês de agosto é dedicado ao orixá Omulu, responsável pela saúde e gestão das doenças físicas e espirituais. Veja no artigo uma oração a ele, as características de seus filhos e seu sincretismo religioso com São Lázaro.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Oração a Omulu pela saúde dos nossos entes queridos

Omulu

Veja a oração que pede pela saúde das pessoas que mais amamos:

“Atotô, atotô, atotô, meu pai Obaluaê! Salve querido Pai da vida e da riqueza. Eu venho humildemente e com todo o respeito, Senhor, pedir-lhe [faça seu pedido aqui]. Ó, grande Obaluaê, se meus pedidos forem injustos e não merecidos, não me puna, Pai.

Não deixe que caia sobre mim a sua ira. Mas me dê o que for do meu merecimento. Senhor da lama e do ouro, Pai de todo o Ayê, que as suas bênçãos me livrem de todo o mal, de todas as dores, de todas as doenças, de todas as moléstias e perseguições. Ilumine, Obaluaê, a minha vida, minha consciência, e que sua justiça seja sempre a minha companheira.

Proteja-me, Pai, Atotô. Asé! Atotô, atotô, atotô, meu pai Obaluaê! Salve querido Pai da vida e da riqueza. Eu venho humildemente e com todo o respeito, Senhor, pedir-lhe [faça seu pedido aqui]. Ó, grande Obaluaê, se meus pedidos forem injustos e não merecidos, não me puna, Pai. Não deixe que caia sobre mim a sua ira. Mas me dê o que for do meu merecimento. Senhor da lama e do ouro, Pai de todo o Ayê, que as suas bênçãos me livrem de todo o mal, de todas as dores, de todas as doenças, de todas as moléstias e perseguições. Ilumine Obaluaiê a minha vida, minha consciência, e que sua justiça seja sempre a minha companheira. Proteja-me, Pai, Atotô. Axé!”


As características de Omulu/Obaluaê

Muitas pessoas sentem medo de Omulu por ele ser o orixá das doenças. Entretanto, ele é também o orixá que providencia alegrias através da cura. Sua imagem é representada pelo corpo coberto com palhas, para não se ver as várias doenças que ele tem sua pele. Em uma das lendas sobre este orixá, Obaluaê transforma as feridas de Omulu em pipocas e revela um belo rosto que ele possui atrás das palhas.

Além de ser o orixá da saúde e das doenças, ele é cultuado por ser o orixá da passagem da vida para a morte. Na mitologia, sua imagem se converge à do Barqueiro Caronte, da mitologia grega.  O medo deste orixá é justificado pois, ele provê a cura e a saúde dos justos, mas também pune os injustos com doenças severas. Os filhos de Omulu/Obalauê podem sofrer de diversas doenças e precisam aprender a conviver com elas da melhor maneira.

Mesmo quando são justos e Omulu não os castiga com doenças, os filhos de Omulu costumam ter tendência para a depressão. Essa tendência é muitas vezes oculta pelo seu ceticismo e descrença.


Leia também: Omulú Umbanda: o senhor das doenças e renovação dos espíritos


Omulu e Obaluaê – qual a diferença?

Omulu é o orixá maduro, velho, da cura e das doenças. Obaluaê é o orixá jovem, o senhor da evolução dos seres. Juntos regem a estabilização da ordem do mundo, sem eles, nada se sustenta (afinal a vida e a morte precisam andar juntas para dar a chance de evolução às almas). Obaluaê é a divindade que sustenta e conduz o mundo. Omulu é aquele que conduz as passagens de um plano a outro: da carne para o espírito e do espírito à carne.


A mensagem de Omulu

A mensagem do orixá Omulú/Obaluaê é complexa e exige reflexão. A saúde e a doença não se desassociam, estão sempre juntas. O hospital é o lugar onde vamos com alguma doença em busca de cura, mas é também onde muitos acabam por contrair doenças ainda mais graves do que aquela que o acometia. Por isso, é uma mensagem complicada, difícil, pois mesmo quem procura a cura pode, por suas ações, intenções e pensamentos, acabar por se colocar ainda mais doente.


As características dos filhos de Omulu/Obalauê

Os filhos deste orixá gostam de se mostrar como pessoas bem resolvidas, independentes e fortes. Possuem atitudes discretas que não revelam muito o que são, mostram-se como verdadeiros desapegados. A verdade é que eles escondem os seus sentimentos, principalmente o seu sofrimento. Querem evitar o sentimento de pena e o sofrimento das pessoas que eles amam.

Eles guardam para si rancores e dores, esperando pela cura das doenças antes de dizer algo aos seus familiares. Por causa da sua tendência, eles são muitas vezes atraídos para a área da saúde como profissão, escolhendo cuidar da saúde das pessoas com muita dedicação e carinho. Essa é uma forma de tratar de si mesmo.

O ensinamento mais forte de Omulu/Obaluaê a seus filhos é o cuidado com o próximo. Mas é preciso vencer as resistências de mostrar os sentimentos a todos, pois só admitindo o que se sente por dentro é que se dá passos largos à evolução espiritual.


Sincretismo de Omulu/Obaluaê com São Lázaro

Omulu e Obaluaê são sincretizados com São Lázaro, do cristianismo, pois todos são seres da cura e da proteção. São Lázaro é quem os cristãos recorrem quando precisam pedir saúde e bem-estar para os enfermos. Na Bíblia, ele foi ressuscitado por Jesus e por isso conheceu bem a passagem entre os dois mundos, espiritual e físico. Por isso, o sincretismo converge os orixás e o santo como guardiões do portal entre os vivos e os mortos.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: