.
Conheça a origem da palavra abracadabra

Conheça a origem da palavra abracadabra

A palavra mágica abracadabra é muito conhecida por ser usada em filmes e shows mágicos. Ela também é considerada uma das frases mais pronunciada universalmente em diversas  linguagens sem tradução. Mas, você imagina a origem desta palavra? Abracadabra foi um método antigo para evitar a malária. Conheça um pouco da história da origem de abracadabra.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

abracadabra

Contexto histórico do surgimento de abracadabra

Acredita-se que a queda do Império Romano teve ligação com a devastação causada pela malária na Roma Antiga. A mais remota evidência da doença data de 450 depois de Cristo. Porém, as pessoas não ligavam a transmissão da doença ao mosquito, a palavra malária tinha o significado de “mau ar”. Na Roma Antiga, a malária era considerada algo religioso ou mágico, a obra de satanás. Nos textos antigos da Grécia e de Roma, a malária é a doença citada com mais frequência. A deusa Frebis, da mitologia Romana, era a protetora contra a doença.


Leia também: O peso das palavras


Como surgiu a palavra abracadabra?

A primeira aparição da palavra abracadabra foi nos textos de um médico romano, chamado Quintus Serenus Sammonicus, que viveu no século três. Em seu trabalho, Liber Medicinalis, ele escreveu uma cura para a doença, que hoje tem-se conhecimento que era a malária. Veja o texto:

“Inscribis chartae, quod dicitur Abracadabra:

Saepius et subter repetas, sed detrahe summae,

Et magis atque magis desint elementa figuris:

Singula quae semper rapies et coetera figes,

Donec in angustam redigatur litera conum.

His lino nexis collum redimire memento. ”

O médico instruía aos que procuravam cura da doença, que escrevessem a palavra “abracadabra” em um pedaço de papel, que serviria como uma espécie de amuleto. Ela deveria ser escrita em um formato de cone vertical até que a palavra se reduzisse a uma única letra. O escrito ficava da seguinte forma:

A B R A C A D A B R A

A B R A C A D A B R

A B R A C A D A B

A B R A C A D A

A B R A C A D

A B R A C A

A B R A C

A B R A

A B R

A B

A

Serenus aconselhava seus pacientes a amarrar o papel, colocá-lo em uma capa de linho e usar como um talismã no pescoço, pelo período de nove dias. Depois deste tempo, o talismã deveria ser jogado por cima do ombro em um rio com correnteza para leste. Este foi um método criado para proteger contra o “mau ar” e para evitar as altas febres. A segunda opção dada por Serenus era passar gordura de leão por todo o corpo.

O médico Serenus foi discípulo de Basílides, um estudioso da numerologia mística. Basílides também foi fundador de um grupo cristão que estudava os ensinamentos de Pitágoras, filósofo que trabalhava a matemática dos triângulos. O formato triangular do talismã de Serenus, pode ter formato triangular  por esta influência.

Esta é apenas uma das teorias a respeito do surgimento da palavra abracadabra. Alguns acreditam que ela tem origem hebraica. Antes de se tornar uma palavra utilizada nas atrações mágicas, ela foi usada como talismã para muitas doenças no século XVII.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: