.
8 práticas essenciais para sair de sua zona de conforto

8 práticas essenciais para sair de sua zona de conforto

O medo e a insegurança são os principais responsáveis por impedi-lo de fazer algo que gosta ou deseja. É muito difícil vencer um medo e sair de sua zona de conforto, principalmente quando se sente tão seguro dentro dela.

Como consequência dessa escolha, procrastinar mudanças poderá minar seu alcance a uma série de realizações, bem como realizar atividades que realmente lhe proporcionam prazer. Em muitos casos, passa-se quase toda uma vida preso a uma rotina segura e previsível, porém infeliz.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Atitudes para deixar a sua zona de conforto


Algumas atitudes simples podem ser de grande ajuda aos que desejam sair dessa zona de conforto, proporcionando os estímulos necessários para enfrentar medos e bloqueios pessoais. Pode parecer difícil no princípio, mas ao vencer tais obstáculos, os resultados são certamente muito mais gratificantes do que se pensava.

1. Faça uma avaliação de sua vida
Uma avaliação sincera da vida que vem levando é provavelmente o passo mais importante rumo a saída dessa zona de conforto. Esse é o momento em que se levanta tudo o que te faz feliz e aquilo que não agrada, ou está ali apenas para ocupar espaço.

Pondere se o seu trabalho ainda te proporciona motivação; se está onde imaginava estar há alguns anos; se tem um sonho de vida e o quão longe está de realiza-lo; entre outras perguntas. Caso chegue a uma conclusão negativa sobre o modo como as coisas caminharam até então, talvez esse seja o momento de arregaçar as mangas e começar a trabalhar por aquilo que realmente te apaixona.

Leia Também: O recurso da meditação para entrar em contato com seu eu interior

2. Aumente o círculo de amizades
Conhecer pessoas novas é um ótimo método para expandir os horizontes e abrir sua mente. Conversar com aquele colega de trabalho ou de faculdade com quem nunca havia falado antes pode ser a chance de introduzir ideias as quais jamais pensaria sozinho.

Até mesmo trocar algumas palavras no caixa de uma loja pode ser capaz de te expor ideias diferentes, permitindo-o inclusive mudar antigas opiniões.

3. Se expresse em público
Falar em público é um dos grandes medos da maioria das pessoas. Por isso, expor a si mesmo e suas ideias ao julgamento de uma grande plateia pode causar verdadeiro terror em alguns indivíduos.

Porém, além de ser necessário em algumas situações, tal prática também é um excelente exercício para vencer seus medos, permitindo aproveitar melhor as oportunidades que surgirem. Para facilitar o processo, é possível se inscrever em algum dos muitos cursos de oratória disponíveis ou até mesmo iniciar algumas aulas de teatro.

Leia Também: Tolerância: como praticar essa virtude que pode nos livrar do ódio

4. Meditação
Pode parecer estranho no princípio, mas o autoconhecimento é uma boa maneira de refletir e criar estratégias para vencer a si mesmo. Através da meditação é possível compreender melhor aquilo que o prende em uma zona de conforto, bem como concluir que essa suposta segurança possivelmente não tem a importância que pensava.

5. Voluntariado
Realizar trabalhos voluntários, antes de mais nada é uma ótima maneira de conhecer outras pessoas e ter contato com outras realidades diferentes da que está habituado. Além disso, essa atitude é capaz de abrir seus horizontes e elevar a autoestima, ao mesmo tempo que ajuda outras pessoas.

6. Estabeleça novas metas que o desafiem
Escolher uma atividade com a qual já é familiarizado e estabelecer novas metas a elas é uma maneira interessante de mostrar a si mesmo que é possível ir mais além. Se tem o hábito de andar de bicicleta, por exemplo, estabeleça uma meta que supere a distância que está acostumado a pedalar e um prazo para cumpri-la; a meta precisa ser desafiadora, mas realista.

Através desses desafios recorrentes será possível mostrar a si mesmo e para os outros que pode sim conquistar coisas maiores do que imaginava.

Leia Também: Separe o amor da dor e saiba ser feliz em sua plenitude

7. Varie seus caminhos
É um tanto quanto tolo à primeira vista, mas muitos profissionais recomendam essa simples atitude. Ao escolher um trajeto novo para casa, para o trabalho, academia ou a casa de um amigo, irá se deparar com paisagens e pessoas novas, mostrando que existe algo além de seu mundo cotidiano.

8. Estimule o paladar com sabores diferente
O paladar é um dos sentidos mais aguçados do ser humano, e pode proporcionar experiências maravilhosas. Por isso, caso tenha o hábito de comer sempre a mesma coisa em casa ou pedir os mesmos pratos fora dela, experimente algo diferente e estimule seu paladar com sabores mais exóticos, assim também irá expandir sua noção de mundo.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!