.
5 lições que as crianças podem ensinar aos adultos

5 lições que as crianças podem ensinar aos adultos

O filósofo russo Fyodor Dostoevsky uma vez disse: “A alma é curada ao estarmos com crianças” e ele tinha toda a razão. Os pequenos são sábios e capazes de transmitir lições poderosas aos adultos, mas nós precisamos saber ouvi-las. Veja abaixo 5 lições que eles podem ensinar aos mais crescidos.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

Aprender com as crianças? 5 lições que eles podem ensinar

5 lições

As lições que as crianças podem ensinar aos adultos são naturais, genuínas e inestimáveis. Se os adultos fossem mais parecidos com as crianças, o mundo com certeza seria mais positivo, honesto e verdadeiro.

  • Aproveitar o momento

    A maioria dos adultos vive com a cabeça presa ao passado ou planejando o futuro, e se esquecem de viver o presente. Para as crianças, o futuro é algo distante e o passado praticamente não existe, elas vivem o aqui e o agora. Por mais que elas possam ansiar pela vida que terão quando adultos, elas não olham para o futuro com a tensão de um adulto, nós geramos expectativas e ansiedades, enquanto eles anseiam com energia positiva pelo que há de vir. As crianças querem saber o que fazer hoje, o que brincar hoje, o que poderão aproveitar naquele momento. Adoram o momento e vivem-no como se não houvesse amanhã.

  • Não ter vergonha de dizer o sente

    As crianças são, na maior parte das vezes, genuínas e sinceras. Elas não possuem os “filtros” que nós vamos adquirindo na vida em sociedade e dizem verdades sem pensar duas vezes. Quando estão felizes, riem, explodem em alegria, demonstram com palavras o quanto estão empolgadas ou emocionadas. Quando estão tristes, não escondem as lágrimas. Assim, não há emoções suprimidas, não há amarguras ou rancores, tudo é exposto. Se nós aprendêssemos essa lição, talvez seriamos pessoas mais livres e verdadeiras.

  • Ser brincalhão e divertir-se

    A brincadeira, a risada e a descontração fazem parte da vida das crianças. Quando crescemos, vamos deixando de lado as brincadeiras, e sem elas a vida torna-se séria demais, chata, entediante. As crianças acordam pensando em brincar, dormem pensando em brincar, e se ocupam verdadeiramente em se divertir. Ficar sério para eles é algo impensável. Se os adultos aprendessem essas lições de alegria, parassem com essa ideia de “não tenho tempo para me divertir” e com a vergonha de se divertir na frente dos outros, seriam certamente mais felizes.

  • Admirar o mundo

    Olhar o mundo pelos olhos de uma criança é algo maravilhoso. As crianças veem tudo com olhos de “UAUUU”. Parece que o mundo delas é recheado de fantasias, de cores mais brilhantes, de energia mais ativa, de mistérios por descobrir, de lugares para desvendar. Elas admiram o mundo e têm muita alegria em experimentá-lo. São curiosas, querem saber de tudo, aproveitar, explorar, descobrir. Os adultos perdem a capacidade de admirar, param de buscar a beleza, deixam de prestar a atenção nas pequenas alegrias. O mundo assim fica chato. É preciso enxergar a vida com a leveza, descontração e imaginação dos pequenos e ver nas lições deles uma grande oportunidade para adquirir sabedoria.

  • Ser inocente

    Olhe no fundo dos olhos de uma criança e veja que a inocência brilha em seu olhar. Não há culpa, não há julgamentos, há simplesmente coração aberto e intenções puras. Ao crescer, os adultos perdem essa inocência natural, tornam-se inseguros, julgam os outros para se proteger psicologicamente. Vivemos em um mundo tão competitivo que esquecemos de ser verdadeiramente puros e inocentes. É através das lições dos pequenos que precisamos recuperar a beleza da vida, a satisfação de estar vivo, a alegria absoluta e a inocência de viver sem estereótipos.

E você? Costuma aprender muitas lições com os pequenos? Dá ouvido as sabedorias das crianças? Abra seus olhos e sua cabeça, vai perceber que temos pequenos sábios dentro de casa.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual