.
As 5 fases do amor - Em que fase você está?

As 5 fases do amor - Em que fase você está?

Mesmo nos melhores relacionamentos, os sentimentos mudam ao longo do tempo. É apenas uma parte normal do amor. Tão normal, na verdade, que psicólogos como o Dr. Jed Diamond observaram um padrão quase universal na forma como as atitudes dos amantes mudam. Acontece que todos relacionamentos passam por 5 fases diferentes, mas a maioria deles ficam na fase 3. Leia para saber mais sobre cada um.

  • fases do amor - 1

    Se apaixonar

    Durante essa fase, o Dr. Diamond diz que os parceiros projetam suas esperanças e sonhos uns sobre os outros. Cada um acredita que o outro é seu parceiro ideal, que lhes proporcionará prazer e companheirismo para toda a vida. Hormônios como a ocitocina, a dopamina e a serotonina enlouquecem durante essa fase, aumentando a sensação de calor e – bem, amor.

    Soa muito feliz, certo? Bem, não sonhe muito. De acordo com o Dr. Diamond, a fase de “se apaixonar ” é um truque da natureza para “fazer os humanos escolherem um parceiro para dar continuidade a espécie”.

  • fases do amor - 2

    Se tornarem parceiros

    Nessa fase, os casais passam o estágio da “paixão”. Eles experimentam mais um vínculo próximo e prático. A fase 2 é também quando os casais começam a construir uma vida juntos. Eles têm filhos, compram uma casa, etc. Em outras palavras, eles se tornam um e o relacionamento é preenchido com apreço e segurança. A maioria dos casais ficaria feliz nessa fase para sempre.

  • fases do amor - 3

    Desilusão

    Como o Dr. Diamond afirma, para muitos relacionamentos a fase 3 é “o começo do fim”. Tudo parece dar errado. Os parceiros começam a se sentir menos seguros e subestimados. Todas as ilusões de perfeição se desgastam.

    A maioria dos casais chega a essa fase e assumem que tomaram a decisão errada de construir uma vida um com o outro. É por isso que a maioria dos casais fica presa aqui. Em vez de ver a fase 3 como uma oportunidade para crescer ainda mais, eles decidem tolerar a mediocridade ou desistir.

    As pessoas que ultrapassam essa fase, nas palavras do Dr. Diamond, “têm a oportunidade de se tornar mais amorosas” e apreciam o parceiro, não as projeções colocadas sobre ele em estágios anteriores.

  • fases do amor - 4

    Amor real

    Os casais que trabalham os problemas que surgem na fase 3 aprendem muito sobre si mesmos, tanto como casal quanto individualmente. Dr. Diamond diz que é quando as pessoas começam a ver uma ligação entre o passado e a maneira como agem em relação ao parceiro.

    Neste ponto, os parceiros começam a ajudar um ao outro a curar feridas. O amor que eles pensaram ter desaparecido retorna, desta vez, com maturidade e uma profunda compreensão satisfatória um do outro.

  • fases do amor - 5

    Combinando forças para mudar o mundo

    Não há nada de errado em ficar na fase 4. Na verdade, é aí que a maioria dos casais permanecem. Mas os casais que chegam a fase 5 começam a ver o amor deles afetar não apenas sua vida, mas também a vida de todos ao seu redor. O que quer que façam, essa etapa é a culminação final de várias décadas de crescimento, tanto individualmente quanto em conjunto.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.