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10 coisas que você deve fazer para ter boa saúde mental em 2017

10 coisas que você deve fazer para ter boa saúde mental em 2017

O ano de 2016 foi difícil? Como ter uma mente mais tranquila, sadia e alegre em 2017? Cuidando da sua saúde mental. Muitas vezes nos preocupamos apenas com o nosso corpo físico, buscando uma alimentação saudável, cuidados com a pele e cabelos, fazendo exercícios. Mas o que rege o nosso corpo físico é a nossa mente e ela também precisa de cuidados para se manter saudável. Veja abaixo algumas dicas muito simples para proteger a sua saúde mental neste ano de 2017.


Como manter a paz e a harmonia na saúde mental em 2017

  • Tire um tempo todos os dias só para respirar

    Muitas pessoas ainda não acreditam no poder dos exercícios de respiração. Tirar uns minutinhos por dia para fechar os olhos, desligar-se do mundo, esvaziar a sua mente e se concentrar apenas na sua respiração pode fazer maravilhas pela sua saúde mental. Já ouviu falar que todo aparelho precisa ser desligado de vez em quando se não ele estraga? Nossa mente é a mesma coisa, precisa desligar-se para que funcione melhor. Desligue-se pelo menos uma vez por dia e deixe a sua respiração fluir.

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  • Faça listas das coisas que você precisa fazer

    Essa dica é muito simples e é definitivamente importante para sua saúde mental. Quando você faz uma lista das coisas que precisa fazer você estará evitando dois atos prejudiciais à sua saúde mental: procrastinar e esquecer-se de coisas importantes. Procrastinar é deixar para depois, quando fazemos isso com coisas importantes a nossa mente acha que aquilo não era necessário ou urgente e retira a importância que ela tem, nos fazendo esquecer. Mas como aquilo era algo importante, acabamos nos martirizando por ter esquecido ou sofrendo as consequências por não ter resolvido na hora certa, e isso prejudica a nossa mente, que se sente incapaz.  Pare de martirizar a sua mente. Se você fizer uma simples lista de tudo que tem pra fazer você estará dando uma mãozinha à sua mente para que não se esqueça de tudo o que precisa fazer. E não deixe para depois, resolva tudo tão breve quanto possível. A sensação de não ter nada pendente é um verdadeiro remédio para o stress e um alívio para a saúde mental.

  • Pequenas coisas ajudam você a pensar melhor

    Já parou para reparar as pequenas coisas do dia a dia que nos ajudam a pensar melhor? Essa é uma particularidade, cada um tem suas “pequenas coisas” que melhoram a saúde mental. Fazer a cama ou arrumar o ambiente é uma delas, as energias fluem melhor em ambientes organizados, parece que conseguimos pensar melhor. Algumas pessoas só “funcionam” depois de tomar um bom banho. O banho traz o relaxamento necessário, a calma necessária para colocar as ideias e as emoções no lugar. Tem gente que precisa de uma pausa para um café, e quando volta a mente está mais clara. Descubra quais são as pequenas coisas que te ajudam a pensar melhor e ter clareza de pensamento e utilize-as. Sua mente agradece!

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  • Descubra um hobbie que ajude a relaxar a sua mente

    A sua mente também precisa relaxar. Existem diversas formas de fazer isso, pode ser lendo um livro, colorindo livros de pintar, jogando pequenos joguinhos relxantes, meditando, fazendo uma corrida no fim do dia, nadando. Algo que te acalme o turbilhão da mente.

  • Evite o vício do celular e das redes sociais

    Estamos nos tornando uma geração viciada nos celulares e redes sociais. Perdemos horas e horas do nosso dia vidrados na tela, vendo a vida digital e perdendo a vida real. Você já parou para pensar quanto tempo por dia você passa ligado às redes sociais? Pense nisso.

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  • Quando se deparar com um problema, questione se esse problema irá importar daqui um ano

    Essa é uma forma sábia de gerir uma crise, de não entrar em pânico quando nos deparamos com um problema que, na hora, parece ser enorme. Se pensarmos a longo prazo, ele pode não ser esse bicho de cabeças todo. Caso esse problema seja mesmo importante, esfrie a cabeça e pense de forma positiva para tentar solucioná-lo, não deixe para depois, melhor ficar livre disso logo. Caso esse problema não seja assim tão complicado, não sofra por antecipação, não desprenda tanta energia para algo que não é necessário, sua mente não precisa de mais problemas.

  • Dê mais valor às suas conquistas e decisões

    Quando tomamos uma decisão errada, costumamos nos martirizar, lembrar da nossa derrota, usar aquelas famosas frases “seu eu não tivesse dito aquilo”, “se eu tivesse feito isso”, em sinal de arrependimento. Mas e quanto às suas conquistas e boas decisões? Você costuma dar valor a elas? Isso é muito importante, você precisa se recompensar pelas suas boas decisões e vitórias. Sua mente merece isso, ela trabalhou muito pensando no que era melhor para você, nas consequências dos atos antes que eles fossem realizados. Dê mais valor aos seus acertos.

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  • Permita-se ficar triste e chorar

    Na nossa sociedade, o choro é mal visto, é visto como um sinal de fraqueza. Mas a tristeza é tão necessária quanto a felicidade. Quando algo nos entristece, nós precisamos nos permitir chorar, desaguar, viver aquele sentimento, pois sentimentos reprimidos nos fazem muito mal. Causam mágoas, amarguras, rancores. Quando choramos ou simplesmente nos deixamos sofrer um pouco, conseguimos entender o que está acontecendo conosco, clarear as ideias, perceber como iremos lidar com aquele sentimento. Somente quem se permite viver a tristeza de vez em quando consegue valorizar de verdade os momentos de felicidade.

  • Aceite que não dá para agradar todo mundo. Não se cobre tanto nem se compare com outros

    Nem todo mundo vai ficar satisfeito com as suas atitudes e pensamentos, não dá para agradar a todos. Isso é algo natural, e se você tentar agradar a todos vai deixar de agradar a si mesmo. Dizem até que tentar agradar a todos é a fórmula perfeita para o fracasso. Não se cobre tanto, você não tem que ser igual ou melhor aos outros, você só precisa ser você, com a sua integridade, com sua personalidade. As redes sociais costumam gerar esse efeito: comparar a sua vida com a dos outros, e ainda achar que a dos outros é melhor do que a nossa. Pare com isso, a sua vida vai ser tão boa quanto você conseguir, lute para viver a sua felicidade e não para mostrar aos outros que é feliz.

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  • Lembre-se que as pessoas têm pensamentos diferentes

    As pessoas pensam de forma diversa, cada tem sua forma de pensar, sua opinião, e está tudo bem que seja assim! Que chato seria o mundo se todo mundo pensasse igual. É a partir do momento que as pessoas têm pensamentos diferentes que surgem as dúvidas, os questionamentos, as argumentações que nos fazem pensar, avaliar, repensar, e isso é muito saudável. Você pode não concordar com o pensamento da pessoa, até achar que ela está errada, mas tem que aceitar que as pessoas pensam diferentes e ninguém é melhor ou pior do que o outro por isso. É o famoso “vamos concordar em discordar”. O ícone do pensamento filosófico Voltaire proferiu a célebre frase: “Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lá.”. Não precisamos concordar, mas também não precisar discutir com raiva, com rancor, com ódio. As pessoas pensam de forma diferente de você? Que ótimo, cada um tem o seu pensamento, cada um tem sua personalidade, e assim vamos vivendo.

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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

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