.
Viagens iniciáticas: aproveitando as férias para despertar

Viagens iniciáticas: aproveitando as férias para despertar

Quando as férias chegam é o momento de planejar o merecido descanso. Mesmo nos feriados, é possível planejar uma viagem para renovar as energias e relaxar, seja a dois, com a família ou amigos. Viajar é sempre uma delícia e sem sombra de dúvidas um dos melhores remédios para os momentos que nos sentimos estressados, tristes, cansados e sem energias. Desconheço que não ame viajar!

“Para viajar basta existir”
Fernando Pessoa

Mas as viagens podem ser muito mais do que lazer e descanso. Aproveitar esses hiatos na rotina para aliar relaxamento, reflexão e conexão espiritual é uma ótima ideia. Visitar locais sagrados com energia espiritual sutil vai tem efeito profundo tanto na dimensão espiritual quanto emocional, além de trazer conhecimento e informação. Cada vez mais pessoas estão optando por esse tipo de viagem, por isso o mercado de viagens iniciáticas só cresce. E existem destinos incríveis tanto no Brasil quanto fora dele. É só escolher!

Os benefícios da viagem espiritual

Assim como uma viagem comum, onde percorremos certa distância para estar em um local diferente, a viagem espiritual possui o mesmo efeito em nossa alma: ela desloca o espírito para uma nova realidade. Quando decidimos por um destino místico onde as energias metafísicas são mais fortes, ou visitamos um local sagrado e histórico, enviamos uma mensagem ao cosmos que afirma o desejo de conhecer a verdade, a origem, mostrando que estamos abertos ao crescimento e as energias que promovem evolução.

“Se você deseja viajar longe e rápido, viaje leve. Deixe pra trás todas as suas invejas, seus ciúmes, sua incapacidade de perdoar, seu egoísmo e seus medos”
Glenn Clark

Por isso não é incomum sermos guiados pelo próprio mundo espiritual até determinados locais, que antes pareciam não ter relação nenhuma conosco. É como o ditado: “quando estamos prontos, o mestre aparece”; neste caso, quando estamos preparados, a viagem chega até nós. Mesmo quando escolhemos o destino baseados em comodidades, podemos nos surpreender com a sincronicidade e com a interligação entre todas as coisas e com o enorme significado que uma viagem pode adquirir. Vamos exatamente onde deveríamos ir para ouvir exatamente a mensagem que precisamos. É surpreendente.

E as pessoas que aparecem em nosso caminho durante uma viagem espiritual, também não estão lá ao acaso e quase sempre vêm completar essa jornada. Elas sempre têm algo a nos oferecer e ensinar, por isso, preste atenção em quem estiver ao seu redor durante uma viagem desse tipo. É possível que uma amizade para a vida inteira inicie durante uma viagem iniciática.

“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor”
Amyr Klink

Por fim, conscientes ou não, todo nosso ser será impactado pelas energias o local que escolhemos como destino, seja ele espiritual ou não. Cada cidade tem sua própria energia, que se harmoniza com a nossa -ou não. Nossa aura vai trocar energia com o ambiente e a egrégora que ali se formou, então, dependendo do local, podemos nos deparar com uma força aceleradora para o despertar consciencial.


Clique Aqui: Guia Astrológico: os destinos ideais para cada signo


6 destinos brasileiros

Quando escolher fazer uma viagem espiritual pelo Brasil, não deixe de considerar os seguintes locais:

  • 1

    São Paulo

    Se você pensou que uma cidade como São Paulo não possui atrações espirituais, se enganou. Na cidade de Cotia fica o Templo budista Zu Lai, um local incrível e com uma energia fantástica. Desde sua criação, o templo Zu Lai tem em sua maravilhosa área verde a tradição das escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura.

    O local tem o estilo arquitetônico dos palácios da Dinastia Tang, dinastia que reunificou a China entre 581 e 618. Meditação, conexão com a natureza e aprofundamento na doutrina budista são as melhores atividades que se pode praticar no Templo Zu Lai.

    Se você vai passar por São Paulo, aproveite para conhecer esse paraíso na Terra.

  • 2

    São Tomé das Letras

    Pequena cidade de Minas Gerais, São Tomé das Letras atrai muitos turistas com seu misticismo, cachoeiras, grutas e lendas. O que mais chama a atenção dos turistas é a magia que o lugar transmite e a intensidade da energia que as montanhas despejam no local. Diz a lenda que a Gruta de Carimbado tem ligação com a cidade de Machu Picchu, no Peru, e que essa mesma gruta pode ser um portal para outras dimensões, já que ninguém nunca conseguiu chegar ao fim dela.

    Para fechar com chave de ouro, São Tomé das Letras é também muito conhecido pela vibração extraterrestre que existe no local. Muitas aparições e fenômenos ligados aos nossos amigos das estrelas são relatados na região, por isso, inúmeras vigílias ufológicas são organizadas na cidade.

  • 3

    Chapada dos Veadeiros

    Para quem está em busca de energia vital, a Chapada dos Veadeiros é o local ideal. Basta estar próximo e você já sente o forte impacto e as mudanças vibratórias que a energia do local desencadeia. A sensação é quase a de adentrar em outra dimensão, isso porque o parque fica em cima de uma enorme placa geológica de cristais, com uma força tão impactante capaz de tornar místico o mais cético dos ateus. A Chapada dos Veadeiros é um dos centros energéticos mais fortes do planeta e, segundo a Nasa, é a área com maior luminosidade vista da órbita da Terra. Além disso, o lugar é atravessado pelo famoso paralelo 14, o mesmo que passa por Machu Picchu. A experiência é inesquecível e há quem tenha despertado a mediunidade após fazer uma meditação no local.

  • 4

    Belém do Pará

    Além das belezas naturais, a cidade de Belém abriga uma das maiores festas religiosas do Brasil. A Procissão do Círio de Nazaré ocorre há mais de 200 anos, sempre no segundo fim de semana de outubro e reúne milhões de fiéis. A primeira procissão em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré ocorreu em Belém, em 1793, tradição mantida até os dias atuais e que dá uma aura mais mística para o evento, considerado patrimônio cultural.

  • 5

    Alter do Chão

    Ainda no Pará, temos Alter do Chão. Esse paraíso na Terra fica em Santarém e sustenta o título de caribe amazônico. Muita natureza, céu estrelado e misticismo regional fazem de Alter do Chão um local perfeito para se conectar com o mundo espiritual.

  • 6

    Serra do Roncador

    Encravada no ponto mais central do Brasil em meio à floresta amazônica do estado do Mato Grosso, a Serra do Roncador é formada por uma cadeia de montanhas da era plutônica que se estende por aproximadamente 800 quilômetros, desde o município Barra do Garças, sua porta de entrada, até a Serra do Cachimbo, no Pará. Trilhas exuberantes, cachoeiras, cavernas, sítios paleontológicos e arqueológicos estão entre as atrações do local.

    Mas há muito mais que beleza natural neste local: são inúmeras histórias e muito mistério por detrás dessa enigmática região, que está no mesmo paralelo de Machu Picchu. Relatos ao longo dos séculos (veja bem, séculos!) sobre supostas observações de extraterrestres, desaparecimentos e portais dimensionais alimentam o misticismo que envolve a região e fortalecem o título de santuário metafísico. O local também oferece uma limpeza espiritual profunda, onde o viajante mergulha no rio das Mortes para revigorar o corpo e a alma.


Clique Aqui: 4 destinos de viagem para buscar a espiritualidade


7 destinos internacionais

“Tanta vontade de viajar para bem longe, conhecer outras pessoas, ver outras paisagens, romper todos os laços, sem deixar endereço”
Caio Fernando Abreu

  • 1

    Índia

    Bodhgaya, na Índia, é um destino incrível e um dos locais de peregrinação considerados mais sagrados para budistas, pois foi lá que Buda atingiu a iluminação, sentado em meditação debaixo de uma árvore. Além disso, Bodhgaya abriga diversas representações da passagem dele, como a denominada árvore de Buda, que fica ao lado do Mahabodhi Temple, templo de meditação.

    Para quem quer se conectar não só com o budismo mas hinduísmo também, a Índia dá a sensação de termos viajado para um outro planeta. Há tanto para se ver que é impossível resumir.

  • 2

    Kathmandu

    Apesar de ser barulhenta e movimentada, Kathmandu, a capital de Nepal, é um verdadeiro encontro com a espiritualidade. Pode-se viver momentos intensos de meditação e paz seja nos templos e locais sagrados de peregrinação como Boudhanath (local budista mais sagrado de Nepal), também em Swayambhunath, complexo religioso de peregrinação budista conhecido como Templo dos Macacos, ou Patan, conhecida pela praça Durbar, Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

  • 3

    Vaticano

    Aos católicos, o Vaticano é um destino quase que obrigatório. Assistir ao discurso do Papa durante a oração do Angelus, que acontece aos domingos ao meio-dia na praça São Pedro é de emocionar. Ainda dá para esticar o passeio e conhecer um pouco da Itália, além de outros destinos turísticos espirituais que existem no país.

  • 4

    Jerusalém

    De todos os destinos, Jerusalém é certamente o mais famoso e desejado para quem decide peregrinar pelo mundo em busca da espiritualidade. A Terra Santa é rota para muitos adeptos das religiões abraâmicas: cristãos, muçulmanos e judeus que procuram o local para se aproximar de manifestações físicas de sua fé e reforçar crenças, além de sentir a energia do local.

    Jerusalém é considerada sagrada por ser o lugar onde Jesus padeceu e foi morto segundo a Bíblia cristã. Para os judeus, é importante por ter sido a capital do reino de Judá e por abrigar as ruínas do Templo de Salomão. Já para os muçulmanos, está em Jerusalém a mesquita que abriga o Domo da Rocha, onde Maomé teria alçado voo aos céus.

  • 5

    Turquia

    Nesse país lindíssimo, nos arredores de Éfeso, estão as ruínas da igreja onde fica o túmulo de São João Evangelista e também a casa onde a Virgem Maria teria passados os últimos anos de sua vida. Relatos dizem que a vibração dessa casa é fortíssima e lendas dão conta de alguns fenômenos acontecidos nas redondezas.

“Viajar é descobrir que todo mundo está errado sobre os outros países”
Aldous Huxley

  • 6

    Espanha

    Castelos, paisagens de tirar o fôlego e muita história. Assim é a Espanha, esse pequeno território europeu que transcendeu o continente. Mas, para além da comida, boa música, arquitetura deslumbrante e muita história, a Espanha tem muitos destinos espirituais, e, entre eles, o Mosteiro do Monte Serreado merece destaque. Esse mosteiro beneditino abriga a imagem de Nossa Senhora do Monte Serreado, padroeira da região. Além disso, o mosteiro fica envolvido por um monte e atravessá-lo já promove uma experiência arrebatadora.

  • 7

    Santuário de Fátima e Quinta da Regaleira

    Em Portugal fica o chamado “altar do mundo”, como é também conhecido o Santuário de Fátima. Além da beleza, o local possui uma energia absurda, emocionante, tocante. Ele foi construído em torno do local exato onde a Virgem Maria fez suas 6 aparições, ao longo de 6 meses, terminando com o Milagre do Sol. Se quiser saber mais sobre esse fenômeno, temos um artigo dedicado ao tema que você pode ler aqui. O santuário fica na cidade de Fátima e tem fácil acesso de todas as regiões do país.

    Além de Fátima, para aqueles espíritos mais místicos, conhecer a energia e história que construiu a Quinta da Regaleira é uma jornada incrível. Localizada em Sintra, Lisboa, a quinta reúne beleza arquitetônica, história e magia, especialmente quando falamos da famosa torre invertida, uma torre que parece ao contrário pois foi construída dentro da terra. Chamada de Poço Iniciático, a lenda conta que o local é a união entre o céu e a Terra.

    O lugar é uma “disneylândia medieval”, com pontes, túneis, torres, muralhas, mirantes, jardins e um lindo palácio que mistura a história do país com os templários e mouros. É realmente um local muito místico e vale muito a pena visitar.


Saiba mais :

Guta Monteiro Guta Monteiro

Apaixonada por filosofia e literatura, é formada em publicidade e estuda espiritualidade desde criança. Buscadora incansável dos mistérios da vida, adora compartilhar ideias sobre Deus e as forças que movem o universo, para ajudar no seu próprio despertar e no encontro com poder divino que existe em nós. Usa a espiritualidade para crescer e ajudar a crescer aos demais e sonha com um mundo feito de igualdade, fraternidade, liberdade e amor.