.
Descubra qual é o significado de sonhar com gato

Descubra qual é o significado de sonhar com gato

É surpreendente entender o significado dos sonhos devido a quantidade de informações possíveis de serem reunidas através de cenários aparentemente aleatórios que surgem durante o sono. Sonhar com gato, por exemplo, pode acabar nos revelando que estamos correndo algum risco fora de casa, que a inveja está por perto, ou até mesmo que a cura de uma doença está a caminho.

As possibilidades não dependem apenas do significado geral. No caso de sonhar com gato, a presença desse animal tem uma simbologia padrão, mas ainda assim existem interpretações mais específicas que são reveladas de acordo com variações no dentro do próprio sonho e pequenos detalhes observados em contexto com a vida real.

Gatos são criaturas majestosas e que encantam o homem há milênios. Além disso, eles são conhecidos por serem animais muito perspicazes e com um senso de perigo muito apurado. Por esse motivo que o simples fato de sonhar com gato já indica a necessidade de permanecer alerta.

Sim, sonhar com gato indica que o perigo está à espreita. Esse perigo pode se apresentar de muitas formas: desde as mais tradicionais como acidentes, mas também como forma de azar, através da dissolução de um negócio potencialmente lucrativo ou uma traição, por exemplo. Até mesmo comportamentos como a hipocrisia entram na lista.

Sonhar com gato de diferentes cores

Como dissemos anteriormente, sonhar com gato é em geral um sinal de mau presságio, mas tudo dependerá de como o sonho se manifesta. Um dos detalhes mais básicos a ser observado antes de qualquer coisa é a cor do gato presente no sonho.


Clique Aqui: Sonhar com muita gente, o que significa? Descubra!


Sonhar com gato preto

sonhar com gato preto

O gato preto é um ícone extremamente conhecido da cultura popular. Infelizmente, no ocidente a fama que eles carregam está erroneamente associada a algum tipo de mal agouro. Mas o fato é que os gatos pretos não atuam exatamente assim: eles não são os reais portadores do problema, muito pelo contrário. O gato preto atua como um mensageiro, capaz de avisar o indivíduo sobre seus próprios medos.

A figura do gato preto engloba uma serie de conclusões, mas podemos dizer de maneira bem simples que nos sonhos eles representam as ilusões criadas por nossos medos. Ou seja, ao sonhar com um gato preto estamos admitindo o temor em perder algo importante para nós.

As pessoas que estão enfrentando grandes decisões em suas vidas e estão muito ansiosas são as que mais recebem a visita do gato preto em seus sonhos. Mas como dito, ele surge como um aviso para que você entenda que é preciso se acalmar e pensar com clareza.


Sonhar com gato preto filhote

Vale acrescentar ainda aqui que se o gato preto for um filhote, a intenção do sonho muda. Por mais que o medo ainda esteja presente, você está conseguindo enfrenta-lo, e pouco a pouco está superando esse sentimento. Continue com o bom trabalho e mantenha seu planejamento, pois provavelmente está no caminho certo.


Sonhar com gato preto morto

Tratando-se de um gato preto existem algumas diferenças sutis e convém darmos algumas explicações adicionais. No caso de sonhar com um gato preto que está morto, ao contrário do que acontece com os filhotes, esse é um mau sinal, pois indica que seus problemas e medos estão conseguindo te dominar e assumir o controle.

Lembre-se que o gato preto é um mensageiro e o representante de alguns de nossos maiores medos. Se ele aparece morto é por que há muita urgência em tomar alguma atitude, ou os danos podem ser irreparáveis.


Clique Aqui: Descubra qual o significado de sonhar com cavalo


Sonhar com gato cinza

O gato cinza tem uma conotação muito mais leve para seus sonhos que o gato preto. Esse gato costuma surgir quando há algo estranho com suas relações de amizade. Não que exista um grande problema, mas pode se encaixar em situações como a de um antigo colega estar tentando forçar contato com você. Isso aplica também a familiares com os quais não tem contato a um longo tempo.

Mas como tudo em relação a esses animais pode ter múltiplos sentidos. Dependendo do caso, a sua presença significa que seu dia pode não ser exatamente como você espera. O gato cinza também está ligado a prejuízos em sua vida, especialmente relacionados à sua saúde.


Sonhar com gato branco

Diferentemente dos gatos de outras cores, o branco tem uma simbologia mais positiva. A sua presença durante um sonho significa um bom equilíbrio entre seus desejos e ilusões. Esse equilíbrio também se relaciona a sua vida amorosa, indicando que existe um amor incondicional em você por alguém – talvez um namorado ou alguém por quem tem uma queda e está começando a nutrir sentimentos mais intensos.


Sonhar com gato amarelo

Essa cor traz consigo o significado natural de sua tonalidade: uma alusão ao ouro. Apesar de estar associado à riqueza, sonhar com o gato amarelo é um grande sinal de apego às coisas materiais.

Assim sendo, sua presença não é algo necessariamente ruim. Uma das poucas hipóteses negativas da presença desse gato é a de que os sentimentos que possui por alguém podem representar um risco se forem de caráter amoroso. Se anda nutrindo sentimentos amorosos inesperados por alguém próximo a você, avalie bem se essa é uma boa escolha ou se é melhor deixar isso passar.


Clique Aqui: O que significa sonhar com sapo? Bom ou mau presságio?


Sonhar com gato preto e branco

O gato preto e branco é muito popular e sonhar com ele simboliza que a boa sorte está ao seu lado e que você anda tomando decisões favoráveis a você. Caso esteja passando por uma fase ruim em sua vida, esse pode ser o sinal que você esperava de que as coisas estão prestes a começar a melhorar.


Sonhar com gato filhote

sonhar com gato

Falamos sobre os filhotes um pouco mais acima, mas detalhando os gatos pretos; agora vamos falar sobre sonhar com filhotes de uma maneira geral. A presença desses pequeninos indivíduos de orelhas pontudas e bigodes cheirando a leite em geral é bem positiva.

Um sonho como gatinhos filhotes é um bom sonho, isso é fato. Eles normalmente aparecem após a pessoa ter passado por um momento mais sensível em suas vidas e é um sinal de que o pior já passou.

Esses momentos sensíveis são relacionados a sua saúde ou a situações emocionais diversa; seja como for, a recuperação está próxima. Vale notar aqui que se for mais de um filhote de gato ou uma grande ninhada, a sua recuperação está mesmo muito próxima. Quanto mais gatos, melhor.


Sonhar com gato morto

Assim como sonhar com um gato preto morto, esse não é um bom sinal. Na verdade, sonhar com qualquer animal morto é quase sempre um mau presságio. Um gato qualquer morto em seus sonhos indica que você está muito ansioso e algo o preocupa profundamente – e existe um risco real de algo dar errado em sua vida.

A mensagem é bem clara. Esteja preparado para imprevistos e surpresas bem desagradáveis a sua frente. Ainda é tempo de evita-las, mas de um modo ou de outro, esteja pronto para o pior. Não ser pego de surpresa é o mais importante.


Clique Aqui: Qual o significado de sonhar com barata?


Sonhar com gato machucado

Se você sonhou com um gato que está machucado ou se machuca no decorrer do sonho, significa que você corre o risco de passar por uma situação chocante ou que mexa com seus sentimentos de forma muito contundente.


Sonhar com gato bravo e agressivo

Se você sonhou com um gato que lhe pareceu não estar muito feliz com sua presença (ou a de qualquer pessoa), esse é um indício da presença de alguma forma de violência em sua vida. Normalmente essa agressividade está no próprio observador, ou seja, em você.

O gato está vindo para lhe avisar que você anda deixando que suas emoções o controlem demais. É hora de respirar um pouco mais e ter cuidado com seu humor. Não eleve o tom de voz por qualquer motivo fútil com seus colegas, funcionários, familiares ou companheiro. Não se envolva em discussões banais e tente praticar mais atividades que lhe deem prazer.


Clique Aqui: Sonhar com jacaré é traição? Conheça os significados


Sonhar com gato que está atacando

Esse comportamento do gato representa algo um pouco diferente. Aqui ele está lhe dizendo que existe algo que o preocupa demais. O medo está se infiltrando cada vez mais fundo e se você deixar que ele continue assim, será mais difícil fazer algo a respeito. O medo pode lhe impedir de enfrentar algo que está fazendo mal a sua vida.


Sonhar com gato arranhando

Outro gato que vem para lhe dizer que você está muito mais ansioso do que deveria é o gato que arranha você ou algum objeto no sonho. Ele está dizendo que a essa altura você já deve saber que passará por algum momento conturbado em breve e está preocupado com isso.

Mas não é preciso se martirizar por antecipação, apenas esteja alerta com todas as questões que parecerem mais sensíveis: seja na família, nas finanças, nas relações de amizade ou nos relacionamento amorosos. A verdade é que esse gato não diferencia nenhuma delas, cabe a você identificar onde está o real problema.


Sonhar com gato miando

Quando você sonha com um gato miando, esse é um sinal de andam falando de você por aí. Isso se aplica tanto para quem vê ou apenas ouve o gato miar. Se teve esse sonho então preste um pouco mais de atenção nas pessoas que estão perto de você, especialmente nos locais onde têm mais interação social.

Sua intuição provavelmente será capaz de captar e revelar quais são aqueles que estão falando de você pelas costas. Confie nela e fique atento aos pequenos indícios de má fé.


Clique Aqui: Entenda o que significa sonhar com morcego


Sonhar que está fazendo carinho no gato

Se um gato surge em nosso sonho de maneira amigável e respondemos calmamente a isso, acariciando o animal, isso pode trazer fortes implicações sobre seus relacionamentos. A mais comum é a de que uma pequena paixão por alguém próximo está ganhando força e crescendo mesmo que você ainda não tenha percebido.

Essa paixão pode ser por alguém com quem você convive e iniciou apenas como uma pequena queda, até se transformar em sentimentos verdadeiros. Ou ainda pode se tratar de um parceiro com o qual já tenha um relacionamento, e que o seu desejo de estar ao lado dele anda crescendo.

No entanto, gatos costumam estar relacionados ao medo, dando um novo sentido a esse sonho. Pode ainda significar que existem certos conflitos em vista sobre as finanças ou um relacionamento. Isso dependerá muito de algumas situações particulares a cada pessoa.


Sonhar com olho de gato

A parte mais chamativa e certamente icônica do gato são seus olhos. Justamente por isso que sonhar com o olho do gato tem um significado bem particular. Se ele aparecer de uma forma mais enfática, talvez você esteja precisando se concentrar mais em seus objetivos e ter muito cuidado no caminho.

De uma maneira mais leve, a presença do olho de gato remete a profundos devaneios e algumas interpretações turvas da realidade, o que por si só já representa um problema e nos leva ao segundo ponto: um sinal de alerta de perigo próximo.

Quanto mais enfática for a presença do olho do gato no sonho maior será o alerta de perigo que ele está trazendo. Esteja atento e não vire as costas para ninguém que não considere 100% confiável. E mesmo nesses casos, avalie bem.


Sonhar com gato e rato

Sonhar com o gato e com seu suposto inimigo número um, o rato, é um sinal de que você será capaz de recuperar algo que perdeu recentemente – isso não diz que será uma tarefa fácil ou que será em breve. Ver um gato perseguindo um rato em seu sonho apenas diz que é possível recuperar o que perdeu – geralmente dinheiro – mesmo que isso lhe custe muito esforço e algum tempo.


Clique Aqui: Você sabe o que significa sonhar com cabelo? Confira


Sonhar com muitos gatos

Quando sonhamos com uma grande quantidade de gatos, eles estão tentando lhe dizer que algumas de suas atitudes recentes podem estar sendo exageradas ou descuidadas. Fique mais atento a como você reage a outras pessoas e ao mundo à sua volta. Evite atitudes e pensamentos negativos.

Em relação ao descuido, eles podem estar tentando dizer duas coisas bem distintas: a primeira é que você anda muito relapso consigo mesmo e está muito sedentário. É hora de começar a fazer algo útil com seu tempo livre e sair da preguiça. A segunda é justamente o oposto. Você pode estar sendo relapso em se ocupar com muitas atividades e estar forçando seus limites. Isso acaba te deixando mais estressado do que deveria e talvez esse seja o motivo de não estar sendo simpático com as pessoas, ou até agressivo.

De qualquer forma, é hora de sair da sua zona de conforto. Essa multidão de gatos vem para lhe aconselhar a tomar atitudes melhores com sua vida.


Sonhar com gato sem rabo

O rabo é uma parte fundamental a esses felinos. Além de ser um símbolo de sua graça e beleza, ele ainda é o responsável por permitir seus grandes saltos e seu equilíbrio primoroso; sem eles um gato perde seu charme.

Sonhar com um gato nesse estado quer dizer que você compartilha justamente desse sentimento, o de que não está completo e que algo muito importante está faltando em você. Procure se empenhar em descobrir o que é, e conseguir isso de volta para que possa seguir sua vida plenamente.


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar