.
Conheça a sabedoria japonesa Wabi Sabi para uma vida imperfeita

Conheça a sabedoria japonesa Wabi Sabi para uma vida imperfeita

A vida é imprevisível. E tudo bem. Abrace isso. Quando nada é certo, tudo é possível! Seus planos para amanhã, no próximo mês ou no próximo ano não podem se desdobrar como você espera. Mas é importante fazer planos e seguir em frente.

Landon Donovan disse uma vez: “A vida não é perfeita, é claro, mas todos sabemos que é como você reage às coisas que conta.” A imperfeição é o princípio básico da Wabi Sabi, a filosofia japonesa de aceitar suas imperfeições e aproveitar ao máximo a vida.

O conceito Wabi Sabi

Diz-se que “Wabi” é definido como “simplicidade rústica” ou “elegância discreta” com foco em uma mentalidade menos-é-mais.”Sabi” é traduzido para “ter prazer no imperfeito”.

O conceito de wabi sabi é amplo e quase impossível de destilar em um único artigo, mas pode ser facilmente aplicado simplesmente a momentos da vida cotidiana. A busca incansável da perfeição – em posses, relacionamentos, realizações – muitas vezes leva ao estresse, ansiedade, depressão e julgamento apressado. São nesses casos que o wabi sabi o convida para uma pausa.

A filosofia japonesa nos encoraja a focar nas bênçãos escondidas em nossas vidas diárias e a celebrar a maneira como as coisas são e não como deveriam ser.


Clique Aqui: 9 lições para a vida da filosofia samurai


Wabi sabi valoriza a autenticidade

Wabi Sabi é “um modo de vida que aprecia e aceita a complexidade e, ao mesmo tempo, valoriza a simplicidade”, escreve Richard Powell em seu livro Wabi Sabi Simple. Richard diz que reconhece três realidades simples: “Nada dura, nada está terminado e nada é perfeito.”

Na filosofia Zen, existem sete princípios para alcançar o wabi sabi:

  • Kanso – simplicidade
  • Fukinsei – assimetria ou irregularidade
  • Shibumi – beleza no discreto
  • Shizen – naturalidade sem pretensão
  • Yugen – graça sutil
  • Datsuzoku – liberdade
  • Seijaku – tranquilidade

A sabedoria atemporal do wabi sabi é mais relevante agora do que nunca para a vida moderna, à medida que procuramos sentido e realização além do materialismo.


Wabi sabi é como o minimalismo com uma escolha consciente

O conceito tem suas raízes na tradicional cerimônia do chá japonês. Uma explicação comum é o exemplo de uma xícara de chá, feita pelas mãos de um artista, rachada ou lascada pelo uso constante. Tais traços lembram o observador de que nada é permanente – mesmo objetos fixos estão sujeitos a mudanças.

Um grande exemplo de wabi sabi na criatividade é a arte de kintsugi, onde a cerâmica rachada é preenchida com verniz de pó de ouro, como uma maneira de mostrar a beleza de sua idade e danos, em vez de escondê-la.

Nós, em nossas próprias imperfeições humanas, somos repelidos pelo perfeito, já que tudo é aparente desde o início e não há sugestão do infinito. A Wabi sabi está em toda parte, você só precisa saber como olhar e o que fazer para abraçar o conceito em sua vida.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.