.
O pecado da vaidade: narcisismo em alta e como se manter afastado

O pecado da vaidade: narcisismo em alta e como se manter afastado

O pecado da vaidade também é conhecido com outros nomes, como o pecado do orgulho ou o pecado da soberba. Esse pecado é associado principalmente ao orgulho excessivo, à arrogância e o fato que ela está tão ligada a vontade de atrair e chamar atenção de outras pessoas para si, criando uma imagem de si própria para ser admirada e desejada.

A vaidade também acaba trazendo consigo outros dos 7 pecados capitais. Isso porque não só a pessoa vaidosa vive para a sua imagem e como as outras pessoas a veem, como também pode ter a ganância consigo, por exemplo. Tendo o desejo de obter algo com bastante valor que possa acabar gerando o pecado da inveja em outras pessoas, trazendo problemas para ela e para outras pessoas juntamente.

Narcisismo e a vaidade

A vaidade é totalmente associada a imagem da pessoa narcisista. Segundo a mitologia grega, existia um herói chamado Narciso. Ele foi conhecido principalmente por toda a sua beleza e o orgulho de si próprio. Narciso é ligado a imagem da vaidade por estar constantemente em frente de superfícies que refletissem a sua beleza.

Não só isso, mas Narciso também era fortemente desejado por todos, homens e mulheres, que ao vê-lo caiam em tentação e apaixonavam-se perdidamente por ele. Ele também era uma pessoa arrogante, desprezando aqueles que o amavam e o desejavam, inclusive ninfas. Ele foi condenado, segundo a mitologia, a ficar preso olhando para a sua própria imagem refletida na água de um rio.


Conheça aqui os 7 pecados capitais!


Ostentação vazia

Associa-se bastante a visão de uma pessoa narcisista ao pecado da vaidade. Uma forma de se associar a vaidade é com a ostentação. Em tempo de redes sociais onde há uma busca de se mostrar melhor para o outro o tempo inteiro, onde colocamos as melhores versões de nós mesmos para as outras pessoas a ostentação tem ganhado corpo e é cada vez mais normal, principalmente entre jovens.

Há uma busca constante de se ter a maior quantidade de coisas, objetos, bens materiais e isso também vale para as emoções e os sentimentos. Quanto mais felizes estamos, quanto mais dias incríveis, quanto mais viagens e momentos inesquecíveis tivermos para postar nas redes sociais, melhor. Queremos contar vantagem em cima de tudo e de todos.

É importante, portanto, que nos mantenhamos sempre próximos de Deus, em constante conexão e com a oração sempre como nosso refúgio. Isso é crucial, dessa forma, nos mantemos longe da tentação, colocando Deus em primeiro lugar como é o correto.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.