.
Papa Francisco: curiosidades sobre o dia do Papa

Papa Francisco: curiosidades sobre o dia do Papa

Desde o começo do cristianismo, com a estruturação do catolicismo em todo o mundo, uma das figuras mais emblemáticas e importantes da religião tem sido o Papa. Ele se coloca para muitos como o representante de Deus sobre a terra e, para outros, como um pregador que passará toda a sua vida em prol do outro, em prol da caridade, etc.

Hoje vamos entender um pouco mais sobre a importância e origem do dia do Papa e a história de Jorge Mario Bergoglio, mais conhecido entre nós pela alcunha de Papa Francisco.

Dia do Papa: qual é a origem?

Bem, antes de tudo vamos entender da onde veio o nome Papa. Tanto em latim (papa), quanto em grego (pappas), o significado proveniente em Papa é de “papai”, uma maneira afetuosa e repleta de carinho para quando nos dirigimos ao nosso pai. Assim, o dirigente maior da Igreja Católica começou a ser chamado.

O Dia do Papa é comemorado em 29 de junho. E esta data não foi escolhido aleatoriamente, mas sim porque este também é o dia de São Pedro. O apóstolo Pedro foi conhecido por ter sido o primeiro papa da Igreja. E de suma importância, visto que até hoje ele é visto como um dos principais pilares do catolicismo.

Pedro, em latim, significa “pedra, rochedo” e foi escolhido exatamente pois ele era uma rocha e fortaleza no início da religião. É ele quem pregava e sempre se mantinha firme, resguardando as posições tomadas por Jesus Cristo. Daí a importância deste grande homem.


Clique Aqui: Oração da Felicidade do Papa Francisco: conheça esta belíssima oração


Papa Francisco: de onde veio?

Bem, e o nosso atual Papa? Mais conhecido como Papa Francisco, ele nasceu em 17 de dezembro de 1936 com o nome de Jorge Mario Bergoglio. Era filho de imigrantes italianos e nasceu na cidade de Buenos Aires, na Argentina. A família levava uma vida bem simples O seu pai era ferroviário e sua mãe dona de casa.

Desde pequeno se mostrou muito inteligente e caridoso para com o próximo. Era o filho mais velho de cinco irmãos, entre os quais apenas ele e sua irmã Maria Elena Bergoglio ainda vivem.

O Papa Francisco, na juventude, cursou química, chegando até mesmo a um mestrado, na Universidade de Buenos Aires. Em 1960, também fez Filosofia, pela Universidade Católica de Buenos Aires, onde ele já tinha se ingressado no noviciado.

Tornou-se cardeal em 2001, no Consistório Ordinário Público, então presidido pelo Papa João Paulo II e, em 2013, foi eleito pela cúpula do Vaticano como Papa Francisco.


Clique Aqui: Papa Francisco fala sobre casamento gay, abuso de sacerdotes e mais


Papa Francisco: coisas que talvez você não saiba sobre ele

Abaixo listamos algumas curiosidades que geralmente desconhecemos sobre o Papa Francisco:

  • O Papa Francisco foi o primeiro papa eleito sul-americano, visto que ele é argentino e a maioria do papado sempre foi de origem europeia, sobretudo italiana.
  • Ele é conhecido por uma postura muito aberta e, às vezes, chega até mesmo a gerar polêmicas. Sempre se mostrou amistoso com a população LGBT, chegando até mesmo a receber um homem transexual.
  • Papa Francisco é uma pessoa muito carismática e o primeiro dos mais de 200 papas a usarem o nome de Francisco durante o papado.
  • É o primeiro Papa nascido no hemisfério Sul.
  • Em 2001, o Papa Francisco fez um ato incomum entre os religiosos católicos. Ele foi até um manicômio e levou o pé de 12 pessoas com Aids.
  • O Papa Francisco é poliglota e, raramente, precisa de um intérprete. Ele fala fluentemente espanhol, italiano e alemão.
  • Durante a adolescência, o Papa Francisco contraiu uma infecção pulmonar, o que o deixou muito próximo da morte. Em decorrência desta infecção, Francisco teve de retirar um pulmão. E, por incrível que pareça, ele está vivo e forte até hoje.
  • Quando o Papa era mais novo, durante a adolescência, chegou a mandar uma pequena carta à sua namorada, pedindo-lhe a mão em casamento. Ela prontamente o recusou.
  • O Papa Francisco é chamado de Francisco, mas também de Franciscus, a grafia em latim. Ele escolheu este nome em homenagem a São Francisco de Assis, um grande santo conhecido pela sua benevolência e caridade para com os animais.
  • Em 2013, no ano inicial de seu papado, o Papa Francisco – por incrível que pareça – recebeu uma moto Harley Davidson, com direito até mesmo à uma jaqueta de couro. Mas quem diz que ele usou? Ambas, a moto e a jaqueta, foram leiloadas num leilão de Paris. Todo o dinheiro foi revertido para a caridade.
  • Em 1970, o Papa Francisco fez sessões de psicanálise semanais durante um semestre. Até hoje este assunto não é muito discutido e é considerado um mistério para muitas pessoas.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.