.
Conheça o orixá Obá - A Fidelidade no Casamento

Conheça o orixá Obá - A Fidelidade no Casamento

O orixá Obá é uma das mais misteriosas e menos conhecidas orixás do candomblé. Pouco se sabe sobre Obá, exceto os fragmentos da pequena história sobre ela cortando sua orelha para tornar seu marido Xangô mais atraído por ela.

Descrição do orixá Obá

Porque há pouca informação sobre Obá, aprender sobre o que ela gosta, para fazer  oferendas, é provavelmente um desafio, mas aqui estão algumas informações importantes.

O número associado a Obá é o 8, e ao invés de apenas ter um dia associado, ela tem dois: domingo e sexta-feira. Por ela estar associada ao amor conjugal fiel e dedicado, rosa, vermelho e branco, bem como o azul, são suas cores. Os símbolos incluem coisas de casamento, lenços usados ​​sobre as orelhas e pescoço que são tecidos com suas cores em mente, e rosas vermelhas, brancas ou cor de rosa, ou qualquer outra flor nessas cores particulares.

Embora alguns possam vê-la como a favorita para as pessoas, independente do motivo, o domínio final de Obá é a fidelidade no casamento, a honra feminina no que diz respeito a ser esposa e mãe e casamento em geral.


História do orixá Obá

De acordo com os vários relatos, Obá (que também se escreve “Obba”) é a primeira esposa de Xangô, Oya (Iansã) é a segundo, e Oxum é sua terceira esposa ou sua concubina. Em um certo ponto, Obá notou que Xangô comia o que Oxum colocava a sua frente, mas sempre que Obá o preparava alguma coisa, ele simplesmente optaria por não comer  muito disso.

Um dia, Obá perguntou a Oxum como ela manteve Xangô tão feliz com ela. Oxum ficou com raiva, e fez algo bastante maldoso. Ela disse a Obá que ela cortou a orelha e a colocou na comida de Xangô e que, desta forma, ele ficaria ao seu lado. Ao ouvir isso, Obá ficou entusiasmada e concluiu que, se Oxum apenas cortasse uma pequena parte de sua orelha para manter Xangô tão feliz, então ela cortaria toda a orelha para fazê-lo se sentir apaixonado por ela e ele nunca mais estaria com Oxum.

Infelizmente, seus esforços não foram recompensados ​​como ela esperava que fossem. Xangô temia que ela o envenenasse e o mandaria embora. Alguns acham que Oxum estava com ciúmes dos futuros herdeiros de Obá, porque Obá era a primeira esposa de Xangô, e os herdeiros seriam dela.


Clique Aqui: Conheça o orixá Ibeji (Erês)


Oração ao orixá Obá

Obà Siré! Senhora das águas tempestuosas, ajudai-me a vencer os obstáculos em minha vida profissional e financeira.

Obà Siré! Com vosso Ofange, afasta meus inimigos e todos aqueles que desejam o mal para meus caminhos e daqueles que tanto amo.

Obà Siré! Poderosa orixá que rege o amor , protege minha vida amorosa e traga sempre o entendimento ao meu relacionamento.

Obà Siré! Poderosa guerreira, dai-me coragem e força para enfrentar os desafios diários e permanecer serena com todos os que cruzarem meus caminhos.

Obà Siré!


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.