.
Menino Jesus de Praga: a causa dos aflitos

Menino Jesus de Praga: a causa dos aflitos

Você já ouviu falar no Menino Jesus de Praga? Me lembro a primeira vez que ouvi esse nome, ainda criança, e da confusão que ele criou. Haviam dois meninos Jesus? E um deles era de Praga? Onde fica Praga? O que aconteceu com Jerusalém? Esses pensamentos me passaram pela cabeça enquanto esperava uma explicação de algum adulto.

Algumas vezes a história católica, de tão rica, se torna confusa. De qualquer forma, a história do Menino Jesus de Praga é bastante curiosa e também envolve milagres. A imagem original chegou a ficar perdida em escombros, mas, depois da restauração, ganhou devotos em várias partes do mundo e sua fama é muito forte até hoje.

Um estátua sem os braços

O Menino Jesus de Praga é famosa imagem de Jesus, em sua forma de menino, que é venerada na Igreja de Nossa Senhora Vitoriosa, em Praga, na República Checa.

“Todo homem traz dentro de si o menino que foi”
Antoine de Saint-Exupéry

A história começa no séc. XVI, quando a estátua do Menino Jesus foi esculpida e posteriormente adquirida por Isabela Manrique de Lara y Mendoza, que comprou a imagem como um presente de casamento para sua filha Maria de Lara. Mais tarde, Maria de Lara repetiu o feito de sua mãe, e presenteou a filha, Polyxena, na ocasião de seu casamento. Polyxena guardou a imagem por toda sua vida, e após sua morte o Menino Jesus de Praga foi doado para a ordem dos Carmelitas Descalços de Praga.

Logo depois chega a Guerra dos Trinta Anos e o convento é invadido e dominado. Todos fugiram, inclusive os carmelitas, e a imagem do Menino Jesus foi jogada atrás do altar. Ela ficou ali por mais de sete anos e todos pensavam que ela havia sido destruída pelos invasores, até que foi finalmente encontrada. Um carmelita, Padre Cirilo, voltou para o convento em Praga e encontrou a imagem quase intacta, com exceção dos dois braços que faltavam na estátua. Ele então recolocou a imagem na igreja e seguiu com sua rotina. Certo dia, quando o padre estava em oração, ele ouviu uma voz que lhe dizia: tem piedade de mim e eu terei de ti. Restitui-me as minhas mãos e eu vos darei a paz. Quanto mais me honrardes, mais eu vos favorecerei”. Ele ficou assustado e não deu muita importância, até que ouviu a mesma voz pela segunda vez: “põe-me à entrada da sacristia e alguém terá piedade de mim”.

O padre obedeceu. Então, um senhor muito rico de fato se apiedou do destino infeliz daquele Jesus menino e se ofereceu para restaurar a imagem. Quando ela ficou pronta, ela foi devolvida e colocada novamente em seu lugar.

A estatueta tem 47 cm de altura e é feita de cera, com um núcleo de madeira. As roupas que vestem a imagem são ricas em bordados e cheia de detalhes, lembrando muito as vestimentas de um rei.


Clique Aqui: Estátuas da sorte – mais prosperidade para sua vida


Começam os milagres

A fama imagem do Menino Jesus de Praga e dos pedidos que ela teria feito ao padre se espalharam rapidamente e muito notícias de milagres começaram a aparecer. Foram muitos os relatos e eles se multiplicam até hoje. Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar diversas pessoas afirmando terem sido atendidas pedidos de causas impossíveis pelo Menino Jesus de Praga. Entretanto, a fama de produtora de milagres da imagem começou de quando ela ainda pertencia à família espanhola.

“Quem não se tornar como criança não entrará no reino dos céus”
Jesus Cristo (Mateus 18:3)

Durante séculos, cristãos consideraram o Menino Jesus de Praga “a criança que nos guiará”, conforme dizia o profeta Isaías. Ele foi adotado como santo padroeiro de muitas causas, como escolas, missões e vocações. É também atribuída a ele a função de nos despertar a fé infantil, a inocência e confiança que só uma criança recém-chegada ao mundo consegue trazer no coração.

A devoção ao Menino Jesus de Praga se espalhou por todo o mundo e anualmente milhares de peregrinos vão à Praga, para prestar suas homenagens, pedir graças e agradecer outras já recebidas.


Oração ao Menino Jesus de Praga

Para ter uma graça atendida, não deixe de rezar pela intercessão do Menino Jesus de Praga. Ele nunca deixa de atender os corações aflitos que pedem por causas impossíveis. Ore quantas vezes sentir necessidade, a qualquer hora ou dia da semana.

Ó menino Jesus, a vós recorro e a vós suplico pela intercessão de vossa Santíssima Mãe, assisti-me nesta necessidade, (pedir a graça), porque creio firmemente que vossa Divindade pode me socorrer. Espero com toda confiança obter vossa santa graça. Amo-vos de todo o meu coração e com todas as forças da minha alma. Arrependo-me sinceramente de todos os meus pecados, e vos imploro, ó bom Jesus, que me fortaleça para que eu possa ser vitorioso. Proponho-me a não vos ofender e me ofereço a Vós, dispondo-me a sofrer, antes de vos fazer sofrer.

Doravante, quero servir-vos com toda fidelidade, e por vosso amor, ó menino Deus, amarei o meu próximo como a mim mesmo. Menino Onipotente, Senhor Jesus, mais uma vez vos suplico que me atenda nesta necessidade. Concedei-me a graça de vos possuir eternamente, na companhia de Maria Santíssima e São José, para que possa vos adorar com todos os anjos na corte celestial.

Amém.


Saiba mais :

Guta Monteiro Guta Monteiro

Apaixonada por filosofia e literatura, é formada em publicidade e estuda espiritualidade desde criança. Buscadora incansável dos mistérios da vida, adora compartilhar ideias sobre Deus e as forças que movem o universo, para ajudar no seu próprio despertar e no encontro com poder divino que existe em nós. Usa a espiritualidade para crescer e ajudar a crescer aos demais e sonha com um mundo feito de igualdade, fraternidade, liberdade e amor.