.
Marinheiros da Umbanda: quem são eles?

Marinheiros da Umbanda: quem são eles?

Os Marinheiros da Umbanda são entidades de luz que estão entre nós guiando as nossas rotas e harmonizando a nossa vida. Eles são conhecidos por levar tudo o que não presta, todas as nossas aflições, medos e desesperos, tudo para o fundo do mar.

Marinheiros da Umbanda: origem

Das linhas de Iemanjá e de Omulú, um Marinheiro da Umbanda é aquela pessoa que, em vida, fez parte das rotas do mar, das ondas da vida e das longas viagens. É um ser que conhece de tempestades, de provas e angústias, mas também sabe reconhecer um belo céu aberto e um sol que brilha em paz sobre o rosto cansado.

Quando estamos em contato com estas entidades dos mares, sentimos em nós uma sensação muito gostosa de paz e harmonia, é como se a nossa pele se arrepiasse e, por um momento, nos sentíssemos em mar aberto, sem nenhum medo, destemidos e preparados para o futuro.

Esta entidade é conhecida como marinheiro, mas em sua vida terrena pode ter sido um canoeiro, um pescador, um marujo, um ajudante de bordo e, até mesmo, um pirata.

Uma das suas principais funções enquanto entidade espiritual é de nos ajudar a esquecer e a mandar para o fundo domar tudo aquilo que nos aflige e nos assola em nossa vida terrena e espiritual. Às vezes nutrimos em nossas mentes culpas e tristezas que não conseguimos nos desvencilhar.

São nestes momentos que os marinheiros aparecem para nos libertar e para nos mostrar como se esquecer de tudo isto. Para que possamos continuar a nossa rota em paz e, assim, chegarmos em terra firme, aproveitando – durante todo o caminho – um mar calmo e sereno.


Clique Aqui: Descubra quem são os Boiadeiros na Umbanda


Umbanda: Marinheiros nos terreiros

Nos terreiros de Umbanda, os marinheiros aparecem como seres de extrema luz e muito energia. Eles proporcionam uma alegria pura e doce, como se todos nos lembrássemos de como éramos quando criança.

Saudades é um sentimento puro do marinheiro. Assim, é bem comum que choremos e nos lembremos daqueles que se foram quando estamos em contato com esta maravilhosa entidade. Entretanto, ele nos faz recordar as boas memórias, aquelas lembranças de um tempo que não volta mais, mas pode se repetir no plano de luz.

As bebidas do marinheiro é a cerveja e o rum, sendo muito utilizadas para a realização de oferendas e rituais em terreiros. Mesmo que contraditórias, elas o ajudam a manter a estabilidade e ficarem em paz nas travessias.


Clique Aqui: Tudo o que você precisa saber sobre os Baianos na Umbanda


Marinheiros da Umbanda: quais são seus nomes?

Na Umbanda, existem ilhares de entidades marinheiras, incluindo pescadores, marujos e capitães. Os seus principais nomes são: Martim Pescador, Capitão dos Mares, Antônio das águas, Marinheiro das Sete Praias, Zé dos Remos, Seu Jangadeiro, João Canoeiro, João da Marina e Zé do Mar.

Se você se identificar com algum destes nomes, sentindo que algo falou ao seu coração, pode ser que esta entidade seja a responsável pelos bons momentos de paz em sua vida espiritual.


Oferenda aos Marinheiros da Umbanda

Numa noite de lua cheia, você pode fazer uma linda oferenda, pedindo paz e calmaria em sua vida, seja nos aspectos pessoais e profissionais, seja na espiritualidade.

Sente-se no chão de seu quarto e, à sua frente, acenda uma vela branca e um incenso de lavanda ou dama da noite.

Feche os olhos com calma e mentalize durante um bom tempo as ondas do mar se movimentando. Você está em alto mar. Agora imagine que as ondas começam a se acalmar de maneira que ficam completamente horizontais e pacíficas. Você apenas sente o claro da lua e alguns pássaros ao longe.

Neste momento, sinta o marinheiro colocando os braços ao redor de você, te auxiliando e te dando um amparo jamais sentido. Agradeça-o.

Quando abrir os olhos, beba um copo de cerva ou coma algum prato com peixe. Um destes te fará lembrar o marinheiro e você fará honra a ele.


Clique Aqui: Quem são os Malandros na Umbanda? Saiba tudo!


Dia do Marinheiro e suas cores

Em boa parte do mundo, o dia dos marinheiros é comemorado no mês de dezembro, no dia 13. As cores que fazem jus ao nome é o branco e o azul claro, muito utilizadas, mesmo em uniformes e bandeiras. Você pode usar roupas destas cores para mostrar respeito às entidades.


Oração aos Marinheiros da Umbanda

“Meu papai, meus marinheiros, que no mar celeste estão navegando. Cuide de nossos caminhos e nossas rotas sobre o mar. Que na vida e nas aflições vocês venham nos fazer presença. Segure todos meus medos e aflições, afogue-os no fundo do mar, para que de lá eles nunca mais voltem. Que tudo o que for errado e negativo, seja afastado de mim. Que eu consiga viver em paz e em serenidade. Amém!”.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.