.
Kintsugi: descubra a arte de recuperar as cicatrizes

Kintsugi: descubra a arte de recuperar as cicatrizes

O que é kintsugi?

Se você já ouviu falar do wabi sabi, a filosofia japonesa que celebra a imperfeição, a impermanência e a incompletude, talvez você também tenha se deparado com kintsugi, a arte japonesa de reparar cerâmica quebrada com liga de ouro.

Visto como uma manifestação artística da filosofia wabi sabi, a origem do kintsugi remonta ao Japão do século XV, quando artesãos japoneses buscavam meios mais estéticos para reparar cerâmica quebrada. Sua influência na arte moderna internacional é vasta – tem sido apresentada em exposições de museus como o Metropolitan Museum of Art,

O que há de tão bom no kintsugi?

A popularidade desta forma de arte não é surpreendente por causa do profundo significado que ela tem. Kintsugi é construído sobre a ideia de força e beleza na imperfeição. Quando um objeto cerâmico quebra, a técnica kintsugi envolve o uso de pó de ouro e resina (ou laca) para recolocar os pedaços quebrados.

A peça resultante incorpora assim as fissuras únicas em seu design, e as linhas de ouro aumentam a beleza da peça, reforçando-a. Essa forma de arte é vista por muitos como uma metáfora para a dor e a cura – abraçar a dor e as imperfeições pode criar algo único, belo e forte.


Clique Aqui: Técnicas e segredos da boa forma japonesa


Kintsugi na vida cotidiana

Como essa forma de arte japonesa ou técnica de reparo nos inspira e nos encoraja em nossas vidas cotidianas?

  • 1

    Nos lembra de abraçar a assimetria da vida

    Quando um objeto quebra, raramente o faz de maneira uniforme. A vida é igualmente imprevisível e confusa. Às vezes o mal supera o bom, e outras vezes o oposto é verdadeiro. Em kintsugi, as rachaduras em um vaso não são escondidas e são usadas como parte do design, um lembrete de que o “ruim” sempre existirá; é uma parte normal da vida. Mas nós temos o poder de ainda criar algo bonito.

  • 2

    Nos lembra de ser mais orientados para a resiliência do que para os objetivos

    Kintsugi faz objetos quebrados mais fortes do que antes. Ele redireciona nossa atenção do que o objeto “deveria ter sido” (ou seja, sem ruptura) para criar algo bonito e forte com o que temos. Como o autor J. K. Rowling disse uma vez: “O conhecimento que você emergiu mais sábio e mais forte de reveses significa que você está, sempre depois, seguro em sua capacidade de sobreviver”.

  • 3

    É um lembrete de que se você quebrar alguma coisa, não é o fim do mundo

    Literalmente e figurativamente.


Saiba mais :

 

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.