.
Filmes e documentários sobre Ayurveda para assistir e se encantar

Filmes e documentários sobre Ayurveda para assistir e se encantar

Ainda que a leitura e os ensinamentos védicos sejam imprescindíveis, o aprendizado de um assunto tão complexo também pode ganhar leveza através da sétima arte. Quando falamos em Ayurveda, falamos de história, de romance, de dramas, dilemas e um dos legados mais intrigantes da humanidade. E nada melhor do que bons filmes e documentários para nos proporcionar essa imersão.

Filmes e documentários sobre Ayurveda

Romance, comédia, filmes épicos e documentários inspiradores. Confira a seguir alguns títulos imperdíveis pra você conhecer mais de perto o Ayurveda e a cultura indiana.

  • 1

    Cooked

    Produzida por Michael Pollan, jornalista e escritor, Cooked é uma popular série documental da Netflix que posta o impacto dos fastfoods, comidas processadas e congeladas. Nessa onda de “praticidade”, até mesmo a Índia, país de exótico paladar, onde a culinária sempre foi um dos pilares culturais, sucumbiu a essa distorção alimentar.

    Em um dos episódios, Michael acompanha uma família indiana onde todos, exceto a filha mais nova, têm sobrepeso. Alegam que de três a quatro dias na semana, todos se alimentam com lanches de uma rede de fastfood, pois a mãe não tem tempo para preparar o jantar.

    Em contraponto, Cooked traz soluções, mostrando que é possível preparar sua própria comida, seguir métodos e receitas dos seus antepassados, curtir aquele momento de interação com o alimento. No episódio “Água”, Pollan acompanha famílias que mantêm os hábitos indianos, e preparam seus alimentos do zero em casa.

    A série é produzida com base no livro de Pollan, “Cozinhar, Uma História Natural da Transformação” e conta com quatro episódios, cada um dedicado a um elemento — fogo, terra, água e ar.

  • 2

    Kumaré

    Ele já esteve no catálogo na Netflix, mas ainda é possível encontrar o documentário Kumaré na internet ou comprar no site oficial. Ainda que se apresente num tom cômico, Kumaré é sobre o cineasta Vikram Gandhi, um americano filho de indianos que resolve se passar por guru espiritual — e consegue.

    O documentário busca desconstruir a figura dos gurus indianos, apresentando as fragilidades da fé e entrando numa jornada onde o objetivo é encontrar a fé interior. Kumaré retrata como as pessoas que estão passando por sofrimentos são as mais suscetíveis a esse tipo de charlatanismo. E mostra aos céticos que a fé é só uma questão de perspectiva.

  • 3

    Asoka

    Um épico de Bollywood, Asoka foi um imperador indiano que, após travar violentas guerras para conquistas territórios, acaba perturbado por toda a carnificina causada. Assim, converte-se à paz, se tornando um dos maiores propagadores do budismo.

    São três horas de duração, mas repleta de romance, aventura, história e musical, fazendo valer cada instante em frente à TV. E mais, em alguns momentos você será apresentado a Ayurveda, podendo identificar práticas e aprender um algo a mais.

    O filme, considerado uma superprodução, foi aclamado pela crítica em 2001, ano do seu lançamento, recebendo nota 100% pelo Rotten Tomatoes. É possível encontrar o filme na internet com legenda em português.

  • 4

    O Médico Indiano

    Lançado oficialmente no dia 7 de fevereiro de 2019, o documentário “O Médico Indiano” conta a história do Dr. Vasant Lad. Pioneiro da medicina holística, Lad foi o responsável por trazer da Índia ao Ocidente o milenar sistema de saúde Ayurveda.

    A partir do fim dos anos 1970, Vasant passou a unir seus talentos místicos e medicinais para promover o conhecimento ancestral e revolucionário sobre cuidar do corpo, mente e espírito. Há décadas, Lad é a figura central em meio a esse movimento pela mudança de cuidados físicos, emocionais e espirituais nos Estados Unidos.

    “O Médico Indiano” estreou oficialmente no Espaço Itaú de Cinema. Tem 89 minutos de duração, ainda sem previsão para chegar às plataformas de streaming.

  • 5

    O Sabor da Magia

    E para finalizar, temos ainda uma opção para quem prefere um filme mais despretensioso, mas igualmente importante para abordar o tema. Estamos falando de “O Sabor da Magia”, um filme de 2005 que conta a história de Tilo, uma misteriosa mulher indiana, proprietária de uma loja de especiarias.

    Tilo é, de fato, especial, e possui um dom mágico de transformar seus ingredientes em poções de cura. No entanto, para manter esse dom, ela nunca poderá provar de sua própria receita, nem se apaixonar. Caso quebre uma dessas regras, tudo se perderá para sempre.

    Apesar de ser um filme “água com açúcar”, procure prestar atenção às receitas que Tilo dá aos clientes da loja, pois são todas muito úteis. Você encontra o filme completo no YouTube, dublado ou legendado.


Saiba Mais:

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar