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Exercícios espirituais: como lidar com a mágoa?

Exercícios espirituais: como lidar com a mágoa?

A mágoa pode ser superada de muitas maneiras. Abaixo listamos quatro exercício espirituais e emocionais que deve seguir para lidar com a mágoa.

  • Exercícios espirituais: como lidar com a mágoa - 1

    Identificar e localizar a emoção física

    Reserve alguns minutos para fazer esse exercício e não ser incomodado. Escolha qualquer lugar calmo onde você se sinta relaxado. É recomendável um lugar robusto e confortável.

    Para uma melhor prática, tem que se sentar em linha reta. O chão não é uma má idéia, mas isso pode se tornar desconfortável muito rapidamente. As opções de meditação são uma alternativa forte e acessível para aqueles que buscam meditação profunda com conforto físico e emocional.

    Sente em uma posição relaxada e feche os olhos. Por alguns minutos, apenas medite em silêncio. Concentre-se em sua respiração ou, se preferir, use um mantra.

  • Exercícios espirituais: como lidar com a mágoa - 2

    Testemunhar a experiência

    Aos poucos, permita que sua atenção se afaste da palavra. Deixe sua atenção vagar pelo seu corpo. Se torne consciente das sensações físicas que surgem em seu corpo como resultado da emoção que você identificou.

    Esses dois elementos – uma ideia na mente e uma sensação física no corpo – são o que uma emoção realmente é, e eles não podem realmente estar separados. É por isso que chamamos isso de sentimento – porque sentimos emoções em nossos corpos.

    Deixe sua atenção passar pelo seu corpo enquanto você relembra essa experiência. Localize as sensações que a memória traz. Para muitos, é uma pressão no peito ou uma sensação de aperto no intestino. Alguns sentem também uma pressão na garganta. Descubra onde está em seu corpo o que você está sentindo.

  • Exercícios espirituais: como lidar com a mágoa - 3

    Expressar as emoções com o exercício espiritual

    Agora expresse esse sentimento. Coloque a mão na parte do corpo onde você sente que a sensação está localizada. Diga em voz alta: “Dói aqui.” Se você está ciente de mais de um local para a dor, mova sua mão de um lugar para outro. Em cada local, pare por um momento e expresse o que você está sentindo.

  • Exercícios espirituais: como lidar com a mágoa - 4

    Assumir a responsabilidade

    Esteja ciente de que quaisquer sentimentos dolorosos que você tenha são seus sentimentos. Esses sentimentos estão acontecendo dentro do seu corpo agora, enquanto você se lembra da dor, mesmo que nada esteja realmente acontecendo no mundo material.

    Você está apenas lembrando o que aconteceu, mas seu corpo está reagindo com contrações musculares e outras respostas dentro de você. Mesmo quando o incidente doloroso que causou a emoção estava ocorrendo no mundo material, o efeito estava inteiramente dentro de você. Você tem uma escolha em como você interpreta e responde à turbulência emocional. Reconhecer isso é assumir responsabilidade por seus sentimentos.


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