.
Espíritos aparecem em fotos - porque isso acontece?

Espíritos aparecem em fotos - porque isso acontece?

Para aqueles que acreditam em vida após a morte, a vontade de estabelecer contato com entes queridos que já partiram para outro plano de existência, muitas vezes é uma constante. Não raros são os casos de pessoas que buscam por médiuns (indivíduos que possuem desenvolvidas suas capacidades de comunicação com o plano espiritual e os espíritos que lá habitam) para estabelecer contato com estes seres desencarnados.

Fenômenos Inexplicáveis?

Os fenômenos que envolvem os espíritos são inúmeros. Eles vão desde vozes do além, objetos inanimados que se movimentam, imagens assombrosas, sons e batidas pela casa até os famosos registros de áudio, vídeo e fotográfico. Essas histórias estão por toda parte. Quer em conversas familiares, quer no cinema, as ditas “aparições” já inspiraram séries de livros e até jogos de video-game. Esse campo de estudos se chama Transcomunicação Instrumental (TCI) e possui adeptos por todo o mundo, incitando debates sobre a natureza do homem e desafiando o materialismo. Chico Xavier, o maior expoente do Espiritismo, era reconhecido por suas capacidades mediúnicas de psicografia (que, grosso modo, é a capacidade de registrar em palavras as mensagens dos espíritos como se tivessem sido escritas por eles mesmos).

“Fotografia é o retrato de um concavo,de uma falta,de uma ausência”
Clarice Lispector

Mas por que espíritos apareceriam em fotografias?

Existem algumas razões para que espíritos pudessem ser registrados em fotografias. Uma delas reside na vontade de estabelecer contato com aqueles que permanecem vivos. Se os espíritos desencarnados existem noutro plano de existência, mas assim como nós são seres conscientes, por que eles não poderiam sentir saudades de sua vida pregressa ao tomarem conhecimento de sua condição atual? Talvez sua intenção fosse a de chamar a atenção para uma das máximas dos espiritualistas “a morte não é o fim da existência”.

A aparição de espíritos em fotografias está relacionada à mediunidade de efeitos físicos, ou seja, a faculdade mediúnica que auxilia nas manifestações físicas do mundo material. Para que tal fenômeno ocorra é preciso que um médium – aquele indivíduo que possui maior afinidade com o plano espiritual – possibilite o fenômeno através da doação de ectoplasma, ou matéria quintessenciada, para que o espírito possa se manifestar sendo assim registrado.

Não é necessário, no entanto, que o médium esteja ciente de seu potencial mediúnico, podendo este ser um fenômeno totalmente acidental. A doutrina Espírita se considera transversal neste sentido e afirma que qualquer indivíduo independentemente de religião pode ser médium e exercer sua mediunidade, embora a mediunidade de efeitos físicos seja considerada rara atualmente.

Qualquer que seja a razão para tais manifestações, ainda é preciso muito estudo. Se as fotografias são uma maneira de fazer contato, o que esses espíritos estariam tentando nos dizer? Seriam apenas espíritos errantes em busca da luz ou familiares saudosos? Apenas a incerteza e a esperança de compreendermos permanecem.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.