.
Entenda o Sacramento da Ordem – a missão de propagar a palavra de Deus

Entenda o Sacramento da Ordem – a missão de propagar a palavra de Deus

Os sete sacramentos da Igreja Católica simbolizam nossa comunhão com Deus através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo. Demonstra também nosso engajamento com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Cada sacramento está ligado a uma etapa importante da vida do cristão, de forma semelhante às fases da vida espiritual e natural. O Sacramento da Ordem confere a missão de propagar a palavra de Deus, exercendo funções e ministérios eclesiásticos. Se refere ao culto de Deus e a salvação das almas, que são concedidos para quem recebe o caráter de ministro de Deus. Descubra como funciona e a importância do Sacramento da Ordem.

Sacramento da Ordem – os fiéis a serviço de Deus

Junto com o matrimônio, o Sacramento da Ordem é chamado de sacramento de serviço. Quem é batizado e crismado também pode se dedicar para um serviço especial, trabalhando em nome de Deus. Isso ocorre nos sacramentos da ordem e do matrimônio, por isso são conhecidos como sacramentos a serviço da comunhão e da missão. Uma vez que conferem uma graça especial para uma missão individual na Igreja, em ordem e edificação do povo de Deus.

No Sacramento da Ordem a missão confiada aos apóstolos de Cristo continua sendo exercida na Igreja até o fim dos tempos. Aqueles que são ordenados recebem o dom do Espírito Santo, concedido por Cristo e pelo bispo que lhes dá a autoridade sagrada. O sacerdote dá continuidade sobre a terra à obra redentora de Cristo.

Através da imposição das mãos e pelas palavras do bispo, o Sacramento da Ordem faz dos homens diáconos ou presbíteros. Concede aos presbíteros poderes de, em nome de Jesus Cristo, perdoar pecados e consagrar o pão e o vinho em Corpo e Sangue de Cristo (Eucaristia) e de ministrar, de acordo com seu grau, os outros sacramentos.


Clique aqui: Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja


O porquê do nome Sacramento da Ordem

Este sacramento é chamado de Ordem porque indica um corpo eclesial, do qual passam a fazer parte a partir de uma especial consagração (ordenação). Através de um particular dom do Espírito Santo, permite-se exercer um poder sagrado em nome de Jesus Cristo e com Sua autoridade, para servir o povo de Deus. A Ordem é composta de três graus para estrutura orgânica de Igreja: episcopado, presbiterado e diaconato.

Os sacerdotes da Antiga Aliança encaravam sua missão como uma mediação entre o celeste e o terreno, entre Deus e o povo. Como Cristo é o único mediador entre Deus e a humanidade (cf. I Tm 2,5), Ele aperfeiçoou e concluiu esse sacerdócio. Depois de Cristo, só é possível existir sacerdócio em Cristo, através de Seu chamado e envio apostólico, na imolação d’Ele na cruz.

A ordenação faz do bispo o sucessor dos apóstolos, confere o dever de ensinar, santificar e ordenar. O ministério do bispo remonta às testemunhas de Jesus.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.