.
Empático: como ter empatia?

Empático: como ter empatia?

A empatia é uma palavra proveniente do grego que podemos dividir em dois morfemas, o “em” (em, dentro) e “patia” que vem de páthos (emoção, paixão). Ou seja, muitas pessoas a definem como o estado de “estar em paixão” ou de “ser em emoção”.

Empatia então é sair de nosso ponto de vista padrão e se lançar a entender o próximo. Abandonar qualquer traço de egoísmo ou egocentrismo e saber reconhecer que o próximo também tem a sua visão particular de mundo, assim como opiniões e ideias pessoais.

Mais empatia? Diminua os julgamentos

Para ser uma pessoa mais empática e preocupada com o próximo, precisamos começar pelo primeiro passo: deixar de lado o nosso eu e imaginar o que o próximo está vivendo. Isto implica um afastamento do julgar, ou seja, dizer se é verdade ou mentira não vem ao caso.

Julgar algo não ajuda ninguém, isto apenas afasta a confiança do próximo em te confiar alguns segredos. Este é o primeiro passo, procure ver o que você recebe de maneira imparcial.


Clique Aqui: Empatia: o que é?


Empatia: a retirada do “eu”

Quando falamos em apagar o nosso “eu”, não estamos falando em nos esquecermos, mas sim em ver apenas o outro, sem traços nossos de egocentrismo. Assim, quando alguém te diz alguma coisa ou opinião, o primeiro passo não é questioná-lo logo de cara, mas tentar entender melhor o que ele diz a fundo.

Por muitas vezes, esta compreensão é tão benéfica que acaba até mesmo ampliando os conhecimentos da pessoa empática.


Empatia: sem autoritarismo

Ser autoritário – o famoso “mandão” – não é condescendente com o conceito perfeito de empatia. Quando somos muito mandões, acabamos colocando todas as nossas cartas sobre as nossas ordens e esqueçamos que o outro pode não pensar assim.

Cada pessoa tem o seu ponto de vista e a empatia, por meio do contato correspondente, procura manter um respeito entre estes pontos. Nem sempre iremos concordar com o nosso próximo, mas isto não é motivo para que se cesse o diálogo, o debate é sempre importante para uma riqueza de ideias.


Clique Aqui: Empatia: as virtudes da pessoa empática


Empatia: benefícios

E, por fim, os benefícios da empatia são para ambos os lados. A pessoa empática terá o prazer de enriquecer o seu conhecimento de mundo e de humanidade pelo tato com o outro e este ganhará, por sua vez, o imenso prazer de ser entendido e compreendido. Nada é tão essencial e prazeroso, num diálogo, como a sensação de ser escutado e respeitado!


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.