.
Descubra como superar a frustração em 9 passos

Descubra como superar a frustração em 9 passos

Ficar frustrado é algo que nos abala profundamente e atrapalha nossas vidas. A frustração aparece quando não conseguimos alcançar nossos sonhos, objetivos e desejos. Acredita-se que quanto maior a expectativa, maior será a frustração. É comum nos sentirmos assim em vários momentos da vida e o que importa é saber como superar esse sentimento.

Quando passamos por uma frustração, temos medo de falhar novamente. Este pensamento nos paralisa e ficamos inertes com o medo da falha. Por isso, vamos ensinar neste artigo como superar a frustração em 9 passos. Confira a seguir!

“Acredite, as decepções e frustrações que a vida lhe proporciona, servirão de suporte para suas conquistas futuras”
Elizeu do Nascimento

Supere a frustração em 9 passos

  • Assuma a responsabilidade por suas decisões

    Para superar a frustração, o primeiro passo é ter consciência de que você é o único responsável pelo que acontece em sua vida. Quando não conseguimos algo, tendemos a viver sem perspectivas. Isso só vai contribuir para termos mais fracassos, já que não agimos para buscar meios de vencer.  É totalmente normal se sentir frustrado. Porém, mantenha a determinação e busque formas de atingir seus objetivos.

  • Não se lamente pelo que passou

    Lamentar apenas reforça seu sentimento de culpa. Apesar de ser uma reação natural, ficar se lamentando só vai agravar a frustração e não irá contribuir nada para alterar essa sensação. Nessa situação, você precisa encontrar novas formas de superação e o melhor que pode fazer é mudar o foco. Ao passar todo o tempo se lamentando, você estará colocando seu foco no problema em si. Tudo que você foca expande. Portanto, tente pensar em coisas boas. Para mudar seu pensamento você pode optar por fazer uma viagem curta, frequentar ambientes novos, fazer amizades diferentes, se inserir em novos grupos, buscar novas formas de diversão, permitir- se experiências diversas, entre outras coisas.

  • Evite ficar sozinho

    Outro comportamento usual de quem está frustrado é se isolar de tudo e todos. Trata-se de um mecanismo interno adotado para autoproteção e por medo, devido ao momento delicado que está vivendo. A pessoa acredita que o isolamento protege, que evita de se expor nessa fase difícil. Porém, este não é o melhor caminho para superar a frustração. Quem está passando por isso precisa de carinho, amor, compreensão e atenção. É importante estar cercado por pessoas que te amam de verdade, que torcem por seu progresso pessoal e por seu sucesso e que estão dispostas a apoiá-lo para seguir em frente. Além de se cercar de pessoas queridas, é essencial falar sobre suas frustrações, não de uma maneira queixosa, mas para se libertar do sentimento. Abrir seu coração para pessoas de sua confiança falando de seus sentimentos e sua dor é uma das melhores formas de se curar.

  • Separe os seus problemas

    Muitas vezes, não alcançamos um bom resultado profissional por termos um problema familiar. É importante separar os problemas e não aceitar que uma área da sua vida atrapalhe a outra. Por exemplo, caso esteja vivendo uma crise em seu relacionamento, precisa ter controle para que no momento do trabalho esteja focado apenas em ocupações profissionais. Assim como no oposto, não deixe os problemas da sua carreira atrapalharem suas relações.

  • Imagine novas possibilidades

    Se no momento você está enfrentando problemas financeiros, o que deve fazer? Lamentar? Notar apenas as dificuldades? Falar só sobre problemas? Esse não é o caminho. Você precisa trabalhar em visualizações e evidenciar em sua mente que o problema financeiro já está passando. Imagine a sua vida repleta de harmonia, prosperidade, farturas e conquistas. Com certeza este comportamento vai te ajudar a atrair coisas boas para sua vida.

  • Faça novos planos

    Depois de fazer visualizações, é importante voltar a se planejar. Ao invés de continuar se guiando pelo caminho da frustração, se deixe levar por sensações de que vai alcançar algo. Se planeje, busque seus sonhos, invista em você, trace metas e não se deixe desanimar.

  • Busque oportunidades

    O que atrapalha muitas pessoas a vencerem na vida é que quando surgem problemas, deixam de enxergar novas oportunidades. Essa é uma forma melancólica de viver. Afinal, existem muitas chances para alcançar objetivos e cabe somente a você procurá-las. O sucesso é uma questão de escolha. Quando você passa a observar as oportunidades, acaba atraindo grandes conquistas para a sua vida.

  • Confie em seu potencial

    Não desacredite jamais de sua capacidade. É normal que haja dúvida sobre nossas possibilidades, mas nunca devemos deixar de acreditar em nosso potencial. Siga acreditando que você tem habilidades importantes e que está pronto para alcançar o sucesso. Este é um dos passos principais para superar a frustração, porque temos a tendência de ser aquilo que acreditamos. Se temos fé em nós, consequentemente o tempo vai encontrar um caminho para nos levar a grandes realizações.

  • Aproveite o momento de frustração

    Parece uma ideia estranha, mas é possível aprender muito com a frustração. Os momentos ruins trazem aprendizado, pois mostram o que não devemos fazer. Para ter resultados diferentes, precisamos agir de uma forma nova. Com as derrotas, ganhamos sabedoria para nos colocar novamente no caminho e vencer.

Seguindo estes passos você vai conseguir superar a frustração. Tenha determinação para ultrapassar os obstáculos do caminho, pois certamente você vai encontrar uma forma de vencer na vida, em seu tempo e à sua maneira.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.