.
Conheça 5 maneiras de curar o seu vazio interior

Conheça 5 maneiras de curar o seu vazio interior

Quando o seu dia finalmente chega ao fim, você não tem mais nada a fazer ou dizer, seu tempo é só para relaxar. Porém, em vez disso, o silêncio cai sobre você com uma força opressora. Você tem um sentimento de sufocamento sobre esse momento e de repente, uma velha sensação retorna: o vazio interior. Com ele, a desolação e o buraco interno tomam conta de você. Seu corpo sofre com essa pressão constante de profundo vácuo. Sabemos que o sentimento de vazio pode ser terrivelmente doloroso e neste artigo, vamos falar sobre cinco maneiras de curar o seu vazio interior de uma vez por todas.

Quanto mais o vazio interior se intensifica, maior o seu desejo de buscar algum alívio. Não importa o que for necessário, você vai suprimir esse vazio. É aí que está o grande problema. Neste momento, você pega um cigarro, o seu telefone, abre uma garrafa, pega controle remoto, dentre várias outras coisas como tentativa de escapar do vazio. Nosso objetivo aqui é te ajudar a encontrar formas para de fato curar esse vazio interior.

“O vazio que sinto dentro de mim faz com que eu me sinta cheia desse nada! E acredite, estar cheia de nada é tão complexo e ruim como estar cheia de tudo”
Liih Oliveira

Afinal, o que é o vazio?

No âmbito emocional, o vazio interior é um sentimento de desolação, uma ausência de alegrias, satisfação ou esperança. Quando uma pessoa vivencia o vazio, mergulha em um abismo interno que resulta em comportamentos viciantes e escapistas. As emoções que se relacionam com o vazio normalmente incluem depressão, desespero e solidão.

8 sinais de que você está vivenciando o vazio

Veja a seguir, oito sinais que podem indicar que você está sofrendo com o vazio interior:

  • Medo de ficar sozinho;
  • Falta de sentido para a vida;
  • Sensação de vazio interior;
  • Ausência de realização ou felicidade;
  • Comportamentos viciantes (como forma de escapar do vazio);
  • Dormência emocional;
  • Dificuldade em desacelerar/ entrega ao trabalho (como uma forma de fuga);
  • Tédio constante.

Nem todas as pessoas que possuem o vazio interior terão todos esses sinais, mas se você se identifica com mais da metade, provável que esteja sofrendo com este problema.

5 maneiras de curar o seu vazio interior

Algumas pessoas, sentem-se vazias quando não se permitem experimentar emoções, sejam boas ou ruins. Porém, a causa do vazio interior pode ser totalmente diferente para cada um. Reserve um tempo para refletir sobre as causas do seu vazio. Se questione: “Por que estou me sentindo vazio?”. E examine todas as possibilidades. Ao identificar a causa do seu vazio, veja algumas soluções que podem ajudar a amenizá-lo.

  • Mantenha uma prática espiritual

    Conectar-se ao seu espírito não é uma experiência única ou insana. Trata-se de uma prática séria, diária, com a qual você deve se comprometer por toda a vida. É preciso se esforçar sempre para realizar uma introspecção e se voltar para seu interior, obtendo o máximo de benefícios. Quando falamos de benefícios nos referimos a tudo, desde o mais sutil até experiências místicas, que mudam paradigmas.

    Na sua prática espiritual, você pode usar o trabalho das sombras, o trabalho com a criança interior, diário, cartas de tarô e oráculo, contato com guias espirituais, meditação e orações. Recomenda-se experimentar diversas práticas com as quais se sinta confortável. Isso pode variar de práticas espirituais mais tradicionais a métodos esotéricos. O mais importante é que você explore sua alma. Se está precisando urgentemente desse contato, encontre um xamã que possa guiá-lo na busca espiritual através das plantas medicinais. Elas podem abrir portais sagrados para o reino do espírito e da alma.

  • Busque de forma incansável por sua auto realização

    Inicie tentando encontrar o que te satisfaz emocionalmente, mentalmente ou espiritualmente. Isso vai exigir que você olhe para dentro e ignore tudo que outras pessoas te disseram sobre quem você deveria ser.

    A auto realização é totalmente pessoal e só depende de você para encontrá-la. Ninguém pode entregá-la em uma bandeja de prata para você. É preciso explorar o que faz sua alma se acender e seu coração cantar. É imprescindível tomar medidas, definir as metas e fazer um esforço porque, caso não faça, vai acabar sentindo o vazio interior.

    Lembre-se que o seu destino está totalmente em suas mãos. Após adotar uma atitude proativa em sua vida, provavelmente vai se sentir muito melhor. Aprenda a ser seu verdadeiro eu para iniciar a sua cura.

  • Se permita abraçar suas emoções

    Experimentar nossas emoções e abraçá-las ativamente vai de encontro a tudo o que precisamos aprender para crescer. Emoções como tristeza e raiva são evitadas e temidas por causa de seus efeitos intensos. Esses sentimentos normalmente são ocultos e expressos pelo uso de álcool, vício no trabalho ou conflitos em relacionamentos.

    Uma forma saudável e eficaz de libertar essas emoções é através da catarse. A catarse, quando feita em um ambiente privado e seguro, é muito libertadora. Diferentes maneiras de realizar a catarse incluem gritar, fazer exercícios intensos, dançar, chorar e rir.

    Outras maneiras passivas de catarse incluem registro no diário e a arte-terapia. Nossas emoções precisam ser consertadas ou curadas. Não podemos simplesmente nos livrar do ciúme, raiva ou tristeza por toda a vida. Essas são emoções normais, que fazem parte de nossa existência. O que podemos fazer é deixa-las fluir por nós, sem se apegar ou dramatizar. Quando todas as emoções circularem normalmente por você, o vazio interior não será mais um problema, sua vida se tornará vibrante.

  • Crie uma rede de suporte particular

    Apesar de querermos nos convencer do contrário, nós não somos ilhas. Como seres humanos, somos naturalmente sociáveis. Necessitamos de algum tipo de contato social, apoio e cuidado para sermos psicológica e emocionalmente saudáveis.

    Uma das formas mais fáceis de parar de sentir o vazio interior é procurar pelas outras pessoas. Tente encontrar aqueles que se sentem de forma parecida com você, ou que estão enfrentando problemas semelhantes. Entender que o que você está vivendo faz parte da experiência humana e compartilhar isso tem um potencial de amenizar o seu sofrimento de maneira significativa.

    Caso você não tenha alguém próximo em quem possa buscar apoio, existem diversos grupos de suporte on-line. Você pode encontrar redes de ajuda gratuitas na internet, onde existem conselheiros para te ouvir.

    Montar uma rede de apoio não precisa ser ou parecer perfeito. Mesmo que sejam uma ou duas pessoas, pode ser suficiente para ajudá-lo a lidar com seus sentimentos de vazio interior. Se você não tenha ideia por onde começar, entre em uma mídia social e busque por grupos que são relacionados a vazio/ depressão.

  • Crie um sólido senso de identidade

    Acredita-se que um fraco senso de si mesmo pode ser uma causa do vazio interior. Quando não temos um ego estável, ficamos flutuando e não alcançamos um senso de totalidade ou solidez. É essencial que todos nós tenhamos um ego estável, pois sem isso, simplesmente não conseguimos operar efetivamente neste mundo. Por isso, ter um senso de identidade frágil é como não ter uma casa para onde voltar e sentir-se vazio normalmente é o resultado. Falando psicologicamente, precisamos ser como o caracol, que leva sua concha (ego) como uma forma de abrigo e proteção.

    Veja algumas sugestões para fortalecer seu senso de identidade:

    • Realize um brainstorming ou escreva em um bloco de notas o que você gosta. (É importante anotar o que você realmente gosta, não o que acha que deve gostar por dever ou obrigação);
    • Após descobrir algumas coisas que gosta, comece a explorá-las. Limite os seus interesses e os misture, até que consiga descobrir o que de fato deseja buscar. Também é interessante lembrar do que gostava de fazer na infância. Quais lembranças se destacam? Qual o tema recorrente? Este é um bom indicativo de como poderia ser sua vida;
    • Busque conhecimento. Leia livros, assista filmes e documentários, procure imagens que te inspirem e até participe de grupos com interesses em comum. Não pense muito sobre isso, apenas aja. Se inspire e alimente suas paixões. Também é legal fazer testes de personalidade disponíveis na internet;
    • Faça um diário respondendo as seguintes perguntas: O que você deseja ser? Quem você deseja ser? Deixe essas duas perguntas martelarem na sua cabeça por um tempo caso não tenha resposta. Ela virá naturalmente.

    Possuir um senso fraco de identidade, que resulta em um sentimento de vazio interior, muitas vezes tem a ver com uma família disfuncional e tóxica. Se você foi criado em uma família muito rígida e com papeis rígidos, possivelmente aprendeu que não é legal ser você mesmo. Claro que isso não faz sentido. Aprender a amar a si mesmo e cuidar de sua criança interior será muito útil não apenas para fortalecer sua identidade, mas para aceita-la completamente.

Encontrar formas de superar o vazio interno pode ser complexo e desafiador. Quando ficamos sem energia pela ausência de propósito ou identidade, não temos motivação. Por isso, é preciso começar se conhecendo e se fortalecendo. Mas, todo esse processo vale a pena. Comece devagar, continue se esforçando, experimentando. O que você está vivendo possui um propósito e, acima de tudo, você não está sozinho.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.