.
Chi dos alimentos: entenda o que é a energia vital dos alimentos

Chi dos alimentos: entenda o que é a energia vital dos alimentos

Nas civilizações antigas se reconhecia que a vida era decorrente da energia do Cosmos. Além disso, as pessoas sabiam que o Universo é um organismo vivo e dinâmico, um produto da força primordial da qual derivam os processos de diferenciação, condensação e compactação. Elas reconheciam o ser humano como uma réplica disso tudo, sendo ele sujeito às mesmas leis pelas quais a natureza é regida.

Olhando por este aspecto, nós, humanos, não contemos apenas a energia, somos energia. Somos um microcosmo que a flui de forma incessável. E a renovação desta energia é feita por meio da alimentação, das emoções recebidas, da respiração, das vibrações captadas.

Energia

A energia vital tem diferentes denominações de acordo com o país. No Brasil ela é chamada de ‘chi’; na China de ‘Ki’; no Egito de ‘Ka’; e na Índia, ‘prana’.

Segundo a filosofia chinesa, a energia Ki é composta por duas forças opostas, o Yang (polo positivo) e o Yin (povo negativo), sendo que uma não é inferior ou superior à outra. O universo todo é perfluído pelas duas energias, havendo o predomínio de uma ou de outra.


Clique aqui: Refeições equilibradas e energizadas – aplicando o Reiki nos alimentos


Alimentos

Quando falamos dos alimentos, eles podem ser classificados de acordo com a carga energética que carregam, o que determina a influência que exercerão sobre o organismo que a consome.

Alimentos Yang

Os alimentos Yang têm crescimento subterrâneo, em clima frio, com baixo teor de água, têm reação acidificante no corpo, e são alimentos salgados e amargos.

Exemplos de alimentos:

  • Trigo, centeio, cevada, gergelim, feijão, azuki, linhaça, alho, Abóbora japonesa, nabo, cebola, abóbora-moranga, cenoura, rabanete, gengibre, inhame, cará, bardana, lótus, dente-de-leão, pinhão, damasco, queijo, leite de cabra, carne bovina, ovos, bacalhau, atum, lagosta, camarão, carpa, truta, salmão, sardinha, sal marinho.

Alimentos Yin

Estes alimentos crescem em clima quente, com baste irrigação, acima do solo, têm reação alcalinizante em nosso corpo e são picantes e aromáticos.

Exemplos de alimento:

  • Aveia, milho, grão-de-bico,feijões, ervilha, abóbora comum, abobrinha, aspargo, pimenta, alcachofra, pepino, tomate, pimentão, berinjela, verduras em geral, batata-doce, batata-inglesa, mandioquinha, mandioca, a grande maioria das frutas, requeijão, coalhada, iogurte, manteiga, queijo fresco, leite de vaca, carnes de pato,frango, coelho e de porco, mexilhão, polvo, lula, ostra, vinagre, mel, melado.

Clique aqui: Conheça cinco superstições com alimentos


Alimentos biogênicos

São aqueles que são ricos em prana e que são geradores da vida. Eles têm um grande teor de água e os brotos germinados os representam.

Alimentos biotivos

São alimentos ativadores da vida. Ricos em água e representados pelos alimentos crus como frutas, legumes, sementes, grãos e verduras e pelas algas marinhas.

Alimentos bioestáticos

São o grupo dos alimentos que mantém a vida e sua representação se dá pelos alimentos processados, pelo açúcar mascavo e pelo mel.

Alimentos biocídios

Alimentos altamente deletérios à vida representam este grupo, sendo eles os alimentos industrializados e ricos em aditivos químicos.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.