.
Casamento Chinês- conheça os diferentes costumes desta celebração

Casamento Chinês- conheça os diferentes costumes desta celebração

Cerimônias de casamentos são celebradas de diferentes formas ao redor do mundo, dependendo da cultura e crença de cada povo. Esta variedade de uniões ultrapassa gerações. O Casamento Chinês está repleto de preparações simbólicas, muito diferentes dos casamentos ocidentais. A família tem um valor extremamente importante para os chineses. Desde a antiguidade, o casamento e o nascimento de um filho são momentos marcantes na vida das pessoas. Na cultura chinesa, os casamentos acontecem cedo. Quanto mais cedo o jovem constituir uma família, mais respeitados serão ele e seus pais perante a sociedade.  Conheça as particularidades e diferentes costumes do Casamento Chinês.

Cores e símbolos

Hoje em dia, é cada vez mais comum as noivas se vestirem de branco como nos padrões orientais, mas pelo menos em algum momento da celebração ela vai usar um vestido vermelho para trazer prosperidade, fortuna e boa sorte. Os convites do casamento, caixinhas de lembranças e até os envelopes com ofertas de dinheiro costumam ser vermelhos. O caractere “Xi” 喜 (felicidade), é escrito duas vezes seguidas e usado no Casamento Chinês como um dos principais ornamentos, significa dupla felicidade.


Clique aqui: Casamento nas diferentes religiões e culturas – descubra como funciona!


A escolha do dia do Casamento Chinês

Na cultura chinesa, escolhem-se dias de comemorações de acordo com a astrologia. É comum as pessoas casarem-se na meia hora, ou no dia do aniversário. Desta forma, os casais começam suas novas vidas juntos em um horário em que os ponteiros do relógio estão subindo ao invés de abaixar.


Clique aqui: Casamento Católico – conheça todos os detalhes!


Preparação para o casamento

Dias antes do casamento, é comum a noiva chinesa entrar em reclusão com as amigas próximas. Diferente dos casamentos ocidentais, o Casamento Chinês é organizado pela família do noivo. Antes da cerimônia, a família do noivo costuma levar presentes de casamento em caixas vermelhas para a casa da noiva. Em um destes cestos está o “uang susu”, ou o dinheiro do leite. Em outras caixas encontram-se presentes pessoais para a noiva. Três dias antes da celebração, as mulheres da família da noiva retribuem o gesto, levando à família do noivo presentes em embalagens vermelhas.

Outra tradição comum é o fato do casal comprar uma cama nova para a noite de núpcias, cobrindo-a com lençóis novos vermelhos. Caso os noivos já tenham uma cama, devem comprar a roupa de cama nova para o dia do casamento. Este ato simboliza um novo começo, trazendo boa sorte.


Clique aqui: Casamento Judaico- descubra todas as tradições e simbologias


O ritual da noite anterior

Na noite anterior ao casamento, os noivos realizam um ritual que consiste em pentear e desembaraçar o cabelo. Isto representa a entrada na vida adulta. A noiva o faz ao luar, desejando descendência. Ambos vão escovar os cabelos quatro vezes, trazendo a boa sorte a cada escovada. A primeira escovada simboliza a união do casal do início ao fim do casamento, a segunda traz harmonia e verdade, a terceira trará filhos e netos e a quarta saúde e um casamento duradouro.


Clique aqui: Casamento Budista – como ele é celebrado? Descubra!


A cerimônia do Casamento Chinês

A cerimônia do casamente normalmente é presenciada apenas pelos casais de linha direta das famílias. Diferente dos casamentos ocidentais, a cerimônia chinesa é muito simples. Os noivos são conduzidos ao altar da família, onde vão prestar homenagens ao Céu e a Terra, a seus antepassados e ao deus Tsao-Chün. É servido um chá com duas sementes de lótus para os pais do noivo. Em seguida, os noivos fazem uma reverência um ao outro. Isto completa a cerimônia do casamento chinês. Em algumas religiões os noivos bebem vinho no mesmo copo e comem açúcar moldado no formato de um galo.


Clique aqui: Casamento Japonês – conheça as tradições e rituais


Posterior à cerimônia

Depois da cerimônia, é tradição que os recém-casados segurando a taça em ambas as mãos e ajoelhados, sirvam o chá primeiro aos pais do noivo, seguindo aos familiares mais velhos até os mais novos. A regra é que a mulher fique do lado esquerdo e o homem do lado direito. As pessoas que já foram servidas sentam em cadeiras, enquanto os noivos se ajoelham. Como retorno, o casal recebe envelopes vermelhos da sorte com joias ou dinheiro. É comum fazer uma sessão fotográfica antes da recepção do casamento.


Clique aqui: Casamento Ortodoxo – você sabe como funciona? Descubra


A recepção do Casamento Chinês

A recepção é a parte mais importante do Casamento Chinês. Nesta etapa, é feito um discurso por um especialista contratado para a ocasião. Em seguida, corta-se o bolo do casamento, que é enorme e feito com muitas camadas. As camadas são símbolos da escada que o casal subirá até o sucesso. Por isso, os casais cortam o bolo de baixo para cima. Os noivos oferecem um pedaço de bolo um ao outro com os braços entrelaçados. Depois, é cortado um pedaço para os pais dos noivos e para os avós. Esta porção é levada à boca dos pais e avós pela noiva e pelo noivo, que segurarão juntos o bolo. Então, é feito um brinde ao casamento e os convidados saúdam os noivos e seus pais. A música da festa pode ser de um simples teclado musical a uma orquestra. É comum os convidados apertarem as mãos antes de irem embora. O Casamento Chinês mais elaborado pode ter de 9 a 10 pratos diferentes. As noivas trocam de roupa três vezes durante a recepção.


Clique aqui: Casamento Evangélico – confira como é realizado


Noite e manhã após o casamento

Na noite do casamento, o quarto dos noivos terá velas acesas com dragões e Fénix, afastando os maus espíritos. O casal vai beber vinho em duas taças atadas com um fio vermelho, enquanto entrelaçam os braços. Na manhã seguinte, a noiva deve preparar o café da manhã do noivo. Estes são costumes do Casamento Chinês tradicional, havendo influências ocidentais atualmente.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.