.
8 sonhos que devemos levar a sério de acordo com a Psicanálise

8 sonhos que devemos levar a sério de acordo com a Psicanálise

A Psicanálise usa como base as teorias de seu fundador, Sigmund Freud. O cientista escreveu em 1900, o livro “A Interpretação dos Sonhos”, onde defende a tese que todos os sonhos podem ser interpretados e que eles funcionam como o principal acesso ao inconsciente. A partir deste princípio, ao longo de sua existência, a Psicanálise mostrou diversas visões e interpretações para sonhos, levando em conta a prática clínica e inúmeras pesquisas teóricas. Nosso objetivo neste artigo, é mostrar os 8 sonhos que devemos levar a sério de acordo com a Psicanálise.  Se você sonha frequentemente com algum assunto, confira se precisa preocupar com isso.

De acordo com a pesquisadora e membro associado da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, Ilana Waingort Novinsky, não há apenas um tipo de sonho. “Segundo Jung, discípulo de Freud que criou uma teoria psicológica própria e que se dedicou muito ao estudo dos sonhos, podemos falar em quatro tipos, que se baseiam na relação entre o consciente e o inconsciente” ressalta. O primeiro tipo é um sonho mais consciente, de um acontecimento ou situação vivido no dia anterior. O segundo tipo se refere a um conflito entre a posição do consciente e do inconsciente. O terceiro tipo se caracteriza pela forma como conteúdos inconscientes interferem na consciência, com objetivo de modifica-la. O quarto tipo é o mais raro, aqueles que são nominados como “grandes sonhos”. Eles desempenham o papel de orientar para uma fase da vida da pessoa, incluem sonhos de infância e também os mais decisivos.

Vamos falar aqui, sobre o ponto de vista da Psicanálise a respeito de nossos sonhos recorrentes sobre determinado assunto. Os que temos de tempos em tempos. Quais sonhos que devemos levar a sério?

Os sonhos que temos frequentemente funcionam como um alerta de nosso inconsciente sobre a necessidade de resolver algo internamente, que pode ter repercussão externa. É a forma que nossa própria mente, através do inconsciente, enfatiza um problema mal resolvido, um padrão de comportamento que não superamos, uma situação que estamos tentando evitar ou algo que ainda não aprendemos. Quando isso acontece, tendemos a ter sonhos com os mesmos elementos simbólicos.

Um sonho frequente pode significar que temos situações emocionais importantes, muitas vezes desde a infância e adolescência, que em uma determinada época conseguimos racionalizar e superar e não a resolvemos internamente. Então, sempre que acontece alguma coisa que inconscientemente nos remete àquela situação, os sonhos se manifestam para alertar que precisamos voltar naquele ponto para seguir em frente. Pode se referir a um abandono, uma agressão, uma culpa, um trauma, entre outras situações.

“Sonhar é acordar-se para dentro”
Mario Quintana

8 sonhos que devemos levar a sério de acordo com a Psicanálise

  • Sonhos que devemos levar a sério – que estamos caindo

    De acordo com o psicólogo Ian Wallace, sonhar que está caindo simboliza o medo de perder o controle. Porém, algumas coisas de nossas vidas de fato não podem ser controladas. Portanto, você deve fazer uma reflexão sobre em qual área da sua vida está se sentindo vulnerável ou reprimido como trabalho, finanças, relacionamentos, saúde, entre outras. Também existe uma teoria científica de que sonhar que estamos caindo acontece quando estamos mergulhando no sono. Nesta fase, o sistema nervoso se acalma, a pressão arterial e batimentos cardíacos diminuem e ao perceber essas mudanças, o cérebro pode interpretá-las como perigo, nos fazendo acordar e ter a sensação que estamos caindo.

  • Sonhos que devemos levar a sério – com dentes caindo

    O subconsciente interpreta dentes como armas, o que indica força. Quando você sonha que seus dentes estão caindo, pode significar que se sente desarmado ou indefeso no mundo real. Patricia Garfield, especialista em sonhos, defende que sonhar com queda de dentes também pode simbolizar raiva reprimida. Se você tiver esse sonho frequentemente, talvez seja a hora de se livrar de sentimentos negativos.

  • Sonhos que devemos levar a sério – com esquecimento em prova ou na frente de pessoas

    Há um sonho em que as pessoas estão prestes a fazer um exame e de repente, não se lembram de absolutamente nada. Ou aquele em que estão se apresentando para um público e não se lembram de uma palavra do que tinham que falar. Eles geralmente acontecem quando passamos por algum estresse antes de dormir, ou quando estamos muito preocupados com alguma coisa. Se este for o seu caso, tire um tempo para descansar. Faça uma viagem sozinho ou vá para um lugar silencioso.

  • Sonhos que devemos levar a sério – que estamos com roupas inapropriadas ou sem roupa

    Neste sonho você está em um lugar público pelado ou usando roupas inadequadas. Quando ele ocorre, é importante notar o que sentimos. Geralmente, são acompanhados por constrangimento ou vergonha.  Isso pode significar que você está se sentindo vulnerável em um emprego ou relacionamento e tem medo de que os outros percebam sua fraqueza ou desvantagem. Porém, caso você sinta orgulho de si mesmo quando tiver esse sonho, a interpretação é outra. Talvez você sinta falta de reconhecimento pelas suas qualidades.

  • Sonhos que devemos levar a sério – que estamos sendo perseguidos ou importunados

    Aquelas pessoas que costumam evitar conflitos, que não gostam de irritar os outros ou causar problemas, podem ter sonhos recorrentes que estão sendo perseguidas. Portanto, é essencial prestar atenção no que está te perseguindo. Costumam simbolizar uma emoção desagradável ou uma situação que você tenta evitar na vida real.

  • Sonhos que devemos levar a sério – com apocalipses ou catástrofes

    Estes sonhos podem simbolizar problemas pessoais que estão fora de controle ou quando se sente ameaçado por alguma coisa. Com certeza os noticiários sobre atentados ou catástrofes nos deixam mais propensos a ter este tipo de sonho. Sonhar isso com frequência, pode nos deixar com sentimento de vulnerabilidade.

  • Sonhos que devemos levar a sério – com atrasos

    Sonhar que está correndo atrás de um ônibus ou trem, que está atrasado para alguma reunião importante, que perdeu um voo, entre outras situações, é muito comum. Este tipo de sonho pode estar simbolizando o medo de perder algo importante como um relacionamento, uma amizade ou a educação de um filho. Caso você esteja sobrecarregado e sem tempo para realizar suas atividades pessoais, seu subconsciente pode estar alertando que talvez seja o momento de reavaliar sua rotina e encontrar tempo para coisas realmente importantes.

  • Sonhos que devemos levar a sério – com morte ou ferimentos

    Do ponto de vista da Psicanálise, sonhar com pessoas próximas doentes ou morrendo não é tão ruim. O sonho pode estar mostrando um medo do futuro, de mudanças inevitáveis que acontecem com as pessoas ao nosso redor. Quando sonhamos com nossa própria morte, pode simbolizar que alguma coisa está morrendo e ficando no passado, dando espaço para coisas novas.

Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao conteúdo do WeMystic.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.