.
6 filmes que todo seguidor da Umbanda deveria assistir

6 filmes que todo seguidor da Umbanda deveria assistir

Você é umbandista ou admira a fé da Umbanda? Então confira uma lista de filmes que falam sobre espiritualidade, entidades da Umbanda, Orixás, vida após a morte e outras crenças dessa religião brasileira.

Os melhores filmes que abordam temas da Umbanda

1- Besouro

O filme Besouro é ambientado no Recôncavo Baiano dos anos 20 e narra a saga de um menino que resolveu voar e desafiar as leis da física e do preconceito. Ele foi um dos maiores capoeiristas de todos os tempos e a sua história fica imortalizada nessa obra que mistura aventura, paixão, misticismo e coragem.


2- Chico Xavier

Se você nunca viu esse filme, recomendamos que veja. Se já viu, veja novamente! A todos que acreditam na vida após a morte e na mediunidade, o filme dirigido por Daniel Filho em 2010 é uma excelente história inspirado no livro As Vidas de Chico Xavier, do autor Marcel Souto Maior. Ele já foi visto por mais de 3 milhões de pessoas.


3- Santo Forte

Santo forte é um documentário do renomado diretor Eduardo Coutinho que conta a história de personagens reais e suas experiências com a espiritualidade. Nesse filme, você vai se identificar com o relato das pessoas e entender o contato que elas têm com as entidades da umbanda e com tudo que consideram sagrado. É um filme que retrata muito bem a realidade da espiritualidade brasileira: sincrética e popular.


4- Cafundó

Mais uma obra do cinema brasileiro que retrata a espiritualidade. Este filme narra a história de João Camargo, um religioso brasileiro que nasceu escravo e ficou famoso por fazer milagres. A sua fé era plural, fazia orações à Nossa Senhora e também cantos a Oxalá, pregando que a espiritualidade não se apega a religiões ou limites humanos de crença. Nhô João, como ficou conhecido, espalhou sua fé e seus feitos milagrosos a centenas de fiéis. O culto que ele promovia se assemelhava em muitos aspectos às práticas da Umbanda, com incorporação de Pombagira, conversas com Exu e outras manifestações presentes nos terreiros.


5- Guardiões da Noite

Esse filme russo fala sobre a batalha entre a Luz e a Escuridão. A história mostra os seres que jogam pragas na humanidade e aqueles que nos defendem, e mesmo sem fazer nenhuma referência direta às entidades da Umbanda, ele traz à tona o trabalho realizado por intermédio nos Exus, nossos guardiões.


6- Pierre Fatumbi Verger: o mensageiro entre dois mundos

Esse documentário é uma produção de Lula Buarque de Hollanda e apresentado por Gilberto Gil. Ele narra a história de vida do fotógrafo e etnógrafo francês Pierre Verger que viajou ao redor do mundo e radicou-se em Salvador, em 1946. Lá, ele dedicou-se a estudar as influências culturais mútuas entre o Brasil e a África, debruçando-se sobre as entidades da Umbanda e Candomblé.

Esse artigo foi inspirado nessa publicação e livremente adaptado ao Conteúdo WeMystic


Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual