.
20 coisas para fazer antes do café da manhã, segundo o Ayurveda

20 coisas para fazer antes do café da manhã, segundo o Ayurveda

Você provavelmente já deve ter se cansado de ouvir que acordar cedo é o melhor a se fazer em prol da saúde. E as pessoas que te disseram isso estavam todas certas. De acordo com o Ayurveda, não basta somente acordar cedo, já que existem uma série de tarefas a serem cumpridas antes de se sentar para tomar café da manhã — algumas um tanto quanto desafiadoras.

Ayurveda antes do café da manhã: passo a passo

Segundo o Dr. Vasant Lad, um importante médico ayurvédico, é absolutamente necessário estabelecer uma rotina diária se quiser trazer transformações profundas ao corpo, mente e consciência.

Manter uma rotina nos ajuda a estabelecer o equilíbrio na constituição de um indivíduo. Além disso, é fundamental para regularizar o relógio biológico. Está pronto para conhecer as tarefas matinais e mudar sua vida?

  • 1

    Levante-se antes do nascer do Sol

    Procure acordar antes de o Sol nascer, pois nesse período existem qualidades tranquilidades (sáttvicas) na atmosfera, o que promove paz mental e mais frescos aos sentidos.

    O nascer do Sol varia de acordo com a estação do ano. Mas em geral, basta saber o seu dosha predominante para estimar o horário em que seu despertador deverá tocar.

    Se Vata é predominante, procure acordar por volta das 6h; se Pitta, um pouco mais cedo, em torno de 5h30. Mas se você for Kapha, vai precisar madrugar e se levantar às 4h30.

  • 2

    Faça uma oração

    Ainda deitado na cama, olhe para suas mãos por alguns instantes. Em seguida, leve-as suavemente sobre seu rosto, peito e cintura. Esse processo funciona como limpeza da aura.

    Agora você pode se sentar na cama e fazer uma oração. É possível seguir o exemplo abaixo ou elaborar sua própria oração, com as mesma intenções.

    “Caro Senhor, você está dentro de mim, dentro de minha própria respiração, dentro de cada pássaro, dentro de cada montanha. Seu doce toque alcança todas as coisas e eu estou bem protegido. Obrigado por este lindo dia à minha frente. Que alegria, paz e compaixão seja parte de minha vida e de todos ao meu redor neste dia”.

    Ao final da oração, toque o chão com a sua mão direita e, em seguida, toque sua testa. Faça isso com amor e respeito pela Mãe Terra.

  • 3

    Lave seu rosto, boca e olhos

    Agora jogue água gelada em seu rosto e enxágue a boca. Para fazer a lavagem dos olhos, você deverá seguir a receita indicada abaixo e certificar-se que a água esteja fresca; então massageie suavemente suas pálpebras. Em seguida pisque 7 vezes e gire os olhos para todas as direções. Finalize secando o rosto com uma toalha limpa.

    – Lavagem ocular para Tridosha: adicione ¼ de colher de triphala em pó a 1 copo de água. Ferva por 10 minutos, deixe esfriar e coa;

    – Lavagem ocular para dosha Pitta: utilize águe fria ou água de rosas orgânicas. Cuidado com as águas de rosas encontradas em perfumarias e farmácias, pois contém químicas que causam ardência e coceira;

    – Lavagem ocular para dosha Kapha: dilua suco de Cranberry (Oxicoco), de 3 a 5 gotas, em uma colher de chá de água destilada.

  • 4

    Beba um copo d’água

    Ao fim da limpeza, beba um copo d’água em temperatura ambiente. Dê preferência por utilizar um copo de cobre enchido com água ainda na noite anterior.

    Esse processo ajuda a limpar o trato gastrointestinal, enxaguar os rins e estimular os movimentos do intestino.

    Não é recomendado quebrar o jejum com chás ou café, pois estes drenam as energias dos rins, estressam as glândulas suprarrenais e causam constipação. Isso sem contar que a presença da cafeína nessas bebidas pode se tornar um vício.

  • 5

    Evacue

    Nem todo mundo tem esse costume, mas seria interessante que você conseguisse acostumar seu organismo a evacuar antes do café da manhã. Muito dessa dificuldade acontece devido a digestão deficiente dos alimentos na noite anterior ou uma noite de sono ruim.

    Você pode mudar isso ao seguir os passos anteriores. Beber água pela manhã é fundamental para fazer o intestino funcionar. Então sente-se (se possível agache) no vaso sanitário e tente evacuar.

    Não force, apenas acostume o organismo até que isso se torne natural. Crie o hábito de sentar-se no banheiro sempre nos mesmos horários, todos os dias, pois isso ajuda a regularizar a evacuação.

    Em seguida, troque o papel higiênico por uma ducha de água morna. Lave bem as mãos com sabonete.

  • 6

    Raspe sua língua

    Raspar a língua também é outra recomendação do Ayurveda para uma boa manutenção da saúde. Então comece a raspagem pela parte de trás, indo para frente, até abranger toda a superfície. Repita de 7 a 14 vezes.

    Esse processo estimula os órgãos internos, ajuda na digestão e remove bactérias mortas. Existe ainda um raspador ideal para cada dosha, sendo o de Vata confeccionado em ouro, Pitta em prata e Kapha em cobre. O raspador em aço inoxidável pode ser utilizado por todos os biotipos.

  • 7

    Escove seus dentes

    Agora, com uma escova macia, escove seus dentes utilizando uma pasta (ou pó) adstringente, amarga e pungente. Você pode usar pó de casca de amêndoa se for Vata ou Kapha e Neem se for Pitta.

    A escova tradicional do Ayurveda é a vareta de Neem, responsável por destruir partículas finas de alimentos que ficam entre os dentes. Também ajuda no fortalecimento e saúde das gengivas. Você também pode usar varetas de raiz de Alcaçuz.

  • 8

    Faça um bochecho

    Depois da escovação, faça um bochecho com óleo de gergelim morno duas vezes ao dia. Isso funciona no fortalecimento dos dentes, gengivas e mandíbula, melhora a voz e auxilia na redução de rugas.

    Mantenha o óleo na boca enquanto faz um bochecho vigoroso. Depois cuspa e massageie suavemente as gengivas com os dedos.

  • 9

    Mastigue algo

    Para retroceder ou estabilizar problemas na gengiva, mastigue um punhado de sementes de gergelim. Isso também ajuda a fortalecer os dentes. Você também pode mastigar de 3 a 5 tâmaras secas e um pouco de polpa de coco seco.

    Mastigar pela manhã estimula o funcionamento do fígado e estômago, melhorando o sistema digestivo.

  • 10

    Escove novamente os dentes

    Após a mastigação, escove novamente os dentes, dessa vez sem pasta de dente nem mesmo o composto utilizado anteriormente.

  • 11

    Aplique algumas gotas nasais

    Coloque de 3 a 5 gotas de ghee morno ou algum óleo vegetal em cada narina. Fazer isso pela manhã ajuda na lubrificação do nariz, limpando sinais de sinusite, melhorando a voz, a visão e proporcionando mais clareza mental.

    Considerando que o nariz é a porta para o cérebro, tenha essa prática como um processo de nutrição do prana e provedor de inteligência. Veja algumas possibilidades de óleos para cada dosha:

    Vata: utilize óleo gergelim, ghee ou vacha (conhecido como cálamo ou açoro);

    Pitta: brahmi ghee, óleo de girassol ou óleo de coco;

    Kapha: óleo de vacha (raiz de cálamo ou açoro).

  • 12

    Limpe seus ouvidos

    Se você sente zumbido nos ouvidos, tem excesso de cera, ouve mal ou sofre de ATM, saiba que, segundo o Ayurveda, todas essas condições são devidas ao excesso de Vata nos ouvidos. Para tratar desses desequilíbrios, coloque 5 gotinhas de óleo de gergelim morno em cada ouvido.

    Em seguida, limpe os ouvidos com uma erva do seu biotipo. Para isso basta enrolar um pouco da erva em algumas camadas de gaze fina e fazer a higiene. Veja quais são os óleos e ervas para cada dosha:

    Vata: utilize óleo Mahanarayan e Dashamula para limpeza;

    Pitta: utilize óleo Brahmi e para limpeza o pó de sândalo;

    Kapha: utilize óleo de Neem e faça a limpeza com pó de Vacha.

  • 13

    Aplique óleo ao corpo e cabeça (Abhyanga)

    Esse é um processo muito importante e presente em muitos momentos pelo Ayurveda. Aqui você deverá esfregar óleo morno na cabeça e pelo corpo. Massageie suavemente o óleo no couro cabeludo e sinta resultados como felicidade e a prevenção de dores de cabeça, cabelos brancos, calvície e queda de cabelos.

    Você também pode passar o óleo no corpo antes de se deitar para dormir, pois ele ajuda a induzir o sono e manter a maciez da pele. Veja qual óleo utilizar de acordo com o seu biotipo:

    Vata: use óleo de gergelim morno;

    Pitta: use óleo de girassol ou de coco morno;

    Kapha: use óleo de girassol morno ou óleo de mostarda.

  • 14

    Tome um banho

    Após o Abhyanga, tome um banho para se limpar e se refrescar. O banho logo pela manhã remove o suor da noite, a sujeira e a fadiga, trazendo energia ao corpo, clareza à mente e santidade à vida.

  • 15

    Vista roupas limpas

    É sempre muito importante vestir roupas limpas após o banho. O hábito traz mais beleza e virtude para a sua vida.

  • 16

    Use perfumes

    Aposte em fragrâncias naturais, óleos essenciais ou mesmo seu perfume favorito. Isso traz mais charme, frescor e alegria para o seu dia. Os aromas aumentam a autoestima e promovem vitalidade.

    Vata: as melhores fragrâncias para esse dosha são hina ou âmbar;

    Pitta: pode usar Khus, sândalo ou jasmim;

    Kapha: vá de âmbar ou almíscar.

  • 17

    Exercite-se

    Após os cuidados de higiene, você deverá fazer exercícios leves e breves. Tente praticar um pouco de Yoga todos os dias, pois melhora a força, a circulação e a resistência do corpo, ajudando também na digestão e na evacuação. No fim do dia, ajuda também a relaxar e ter um sono mais profundo.

    Faça algumas posições até a metade de sua capacidade, ou seja, até que comece a se formar algum suor na região da testa, axilas e espinha dorsal. Veja o que fazer de acordo com seu dosha predominante:

    Vata: saudação do Sol 12x, executada de forma lenta e suave;

    Pitta: saudação da Lua 16x, movimento moderadamente rápido;

    Kapha: saudação do Sol 12x, executada rapidamente.

  • 18

    Pratique o Pranayama

    Estamos quase lá, e agora entramos em mais um exercício de extrema importância para o Ayurveda. O Pranayama pode ser realizado da seguinte forma, de acordo com o seu dosha:

    Vata: 12 respirações nasais alternadas;

    Pitta: 16 respirações de resfriamento de shitali (ondulação da língua longitudinalmente, respirando através dela;

    Kapha: 100 bhastrika (respirações curtas e rápidas).

  • 19

    Medite

    A penúltima atividade do Ayurveda antes do seu café da manhã é a meditação. É importante dedicar ao menos 15 minutos da sua manhã e 15 à noite para essa prática.

    Não precisa ser nada muito elaborado, basta meditar da maneira como está acostumado. Torna-la um hábito traz equilíbrio e paz à sua vida.

  • 20

    Tome seu café da manhã

    E finalmente, o café da manhã. Alimente-se com opções e condizentes com o clima. Se estiver em meses mais quentes ou com o Agni baixo, opte por comidas leves. Durante os dias de mais frio, escolha alimentos mais substanciais. É importante também consultar outros aspectos do Ayurveda, como o seu dosha e os desequilíbrios a serem tratados.


Saiba Mais:

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar