.
12 erros para NÃO cometer em um sonho lúcido

12 erros para NÃO cometer em um sonho lúcido

Existem inúmeras técnicas e tutoriais para quem quer ter um sonho lúcido. No entanto, para uma experiência positiva e duradoura, existem também algumas regrinhas que devem ser seguidas.

Baseado na publicação do portal HowToLucid.com, separamos 13 coisas que você não deve fazer quando tiver um sonho lúcido.

O que não fazer em um sonho lúcido

Confundir sonho com realidade, ou até mesmo perder o prazer na vida desperta são algumas das consequências para quem não segue determinadas diretrizes. Veja como extrair a melhor experiência possível de um sonho lúcido.

  • 1

    Voar cedo demais

    Voar em um sonho lúcido é bem difícil, e se você não souber o que está fazendo, irá cair. Cair durante um voo no sonho é uma experiência bem incômoda, assustadora, e que pode te fazer acordar.

    Então não se empolgue demais. Comece aos poucos, focando em pequenas tarefas ou olhando para coisas específicas como um objeto ou pessoa. Assim, quando você estiver controlando perfeitamente seus sonhos, pode tentar voar.

  • 2

    Ter pensamentos negativos

    Pensamentos negativos, e até mesmo os de qualquer outra natureza são amplificados durante um sonho lúcido. Isso significa que, seja lá o que você estiver pensando, irá se tornar maior e mais intenso.

    Tente se manter num estado mental positivo antes de tentar um sonho lúcido. Você pode atingir esse estado com meditação, relaxamento ou apenas escutando algumas batidas binaurais, por exemplo.

  • 3

    Girar muito rápido

    Girar no lugar é uma técnica muito comum de estabilização, mas quando você gira muito rápido, acaba desestabilizando o sonho e acorda. Procure aprender também outros métodos é técnicas de estabilização.

    Para alguns experts no assunto, uma das melhores formas de ter sonhos estáveis e que duram bastante tempo é simplesmente meditar mais enquanto estiver acordado. A meditação não somente lhe fornece um maior controle como também auxilia a se lembrar do sonho.

  • 4

    Olhar-se um espelho

    Dependendo do contexto, espelhos podem ser objetos assustadores. E se você olhar para um deles em um sonho, ele pode te mostrar algo terrível. Não se olhe no espelho durante um sonho, a não ser que você queira receber uma surpresa do seu subconsciente — a qual pedirá por uma dose de interpretação de sua parte.

  • 5

    Ter sonhos lúcidos sempre

    Se você faz determinada coisa o tempo todo, em breve irá perder o interesse naquilo, certo? Pois é, a forma mais rápida de perder o seu encanto pelos sonhos lúcidos é tê-los sempre. Tente estipular um limite de sonhar lúcido uma vez por semana, no máximo!

    Segundo especialistas no assunto, controlar os sonhos todas as noites provavelmente irá torná-lo obcecado por isso, e é muito provável que você perca o interesse na vida “real”.

  • 6

    Ter fantasias muito reais

    Fantasiar vez ou outra é ótimo, mas quando você começa a fugir da realidade com frequência, torna-se um problema. Se, por exemplo, você passa a fantasiar com alguém no aspecto sexual, passa a prejudicar a sua interação social.

    Esse tipo de comportamento pode fazer com que você passe uma imagem estranha para as pessoas ao seu redor. Existem relatos de quem prejudicou amizades e outros tipos de relacionamento próximo, e precisaram parar com os sonhos lúcidos.

    Tente limitar suas fantasias, especialmente as de natureza sexual, a pessoas que você não conhece ou celebridades que você provavelmente nunca irá conhecer. Assim é menos provável que você cause uma confusão nas suas memórias reais.

  • 7

    Agir com violência e agressividade

    Já que você está sonhando, pode ser tentador ver o que acontece se você iniciar uma briga. Depois disso, você pode querer arriscar coisas mais sérias, como uma tortura, um assassinato ou qualquer outra manifestação de violência.

    Não faça isso! Seu cérebro é uma ferramenta poderosa, e provavelmente te colocará dentro de um pesadelo capaz de te fazer acordar e dificultar sua entrada para sonhos lúcidos durante muito tempo.

    Além disso, é extremamente prejudicial para a sua vida desperta sonhar com violência e agressões — já que em ambos os casos os mesmos circuitos neurais são afetados. Esse tipo de atitude aumenta os riscos de depressão, agressividade e ansiedade.

  • 8

    Fazer sexo

    Sexo em um sonho lúcido pode ser realmente bom, mas isso não significa que você deva fazer o tempo todo. Se você já teve algumas experiências assim, tente não fazer disso um hábito.

    Essa busca incessante só vai te fazer ter sonhos lúcidos repetitivos e cada vez mais curtos, já que pensar em sexo costuma te fazer acordar. Não estamos dizendo para que você não tenha essa experiência, mas deixe para se dedicar a esse tema com maior frequência na vida desperta, combinado?

  • 9

    Misturar memórias

    Uma das coisas mais incômodas e potencialmente perigosas que você pode fazer em um sonho lúcido é confundir suas memórias. Quando você sonha com algo que costuma fazer regularmente na vida desperta, está criando falsas memórias.

    Isso pode não ser um problema para a maioria das pessoas, mas para alguns é. Imagine que você teve um sonho lúcido onde ocorreu uma discussão entre você e seu namorado em uma lanchonete que ambos costumam frequentar juntos.

    Se nada de estranho acontecer, e você não anotar esse sonho, dentro de alguns meses você ainda terá a memória dessa discussão, mas não terá certeza se ela ocorreu de fato ou não.

    Na dúvida, procure sempre direcionar seus sonhos lúcidos para locais e experiências que você normalmente não teria. Evite sonhar com lugares onde costuma ir com pessoas próximas. Nunca crie sonhos com lugares que já esteve, sempre construa novos cenários.

  • 10

    Fazer nada

    Ao fazer nada em um sonho lúcido, você meio que está desperdiçando uma chance. Muitas pessoas apenas saem andando por aí, fazendo nada. Não perca a magia e aventura que essa técnica está te proporcionando.

    Antes de ficar lúcido, tente sempre ter um objetivo. Você pode escrever esses objetivos e deixar num caderninho sobre a cabeceira, assim fica mais fácil acompanhar o que deseja fazer no seu próximo sonhos lúcido.

  • 11

    Não anotar seus sonhos

    Ao não anotar seus sonhos, você vai perder muita coisa! E com isso queremos dizer que você não só não irá se lembrar deles quando acordar, mas também terá cada vez menos sonhos lúcidos. Anotar é fundamental para manter essa habilidade viva e aperfeiçoá-la cada vez mais.

  • 12

    Insistir demais

    A última coisa que você nunca deve fazer com um sonho lúcido é se esforçar demais para tê-lo. Tome seu tempo, vá com calma e se você nunca teve essa experiência antes, não se estresse nem se force a ficar lúcido rápido. Essa pressão apenas atrasa o processo e torna as coisas mais difíceis.

Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar